VISÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

O uso do * serve para ampliar a quantidade de artigos recuperados com as variações dos termos game (games ou gaming) e math (maths ou mathematics). Então, a string de busca na base Scopus foi: ( TITLE-ABS-KEY ( "computer vision" ) AND TITLE-ABS-KEY ( gam* ) AND TITLE-ABS-KEY ( math* ) ) A busca retornou 135 documentos, que foram considerados para a análise bibliométrica, conforme gráficos e tabelas a seguir. Evolução das Publicações na Scopus A pesquisa constatou que o tema é abordado a partir do ano de 1971 (02 documentos), estendendo-se até o ano de 2019. Houve um crescimento da produção de documentos sobre o assunto ao longo dos anos, tendo como destaque o ano de 2018, que apresentou um quantitativo de 1. documentos publicados. figurando o Brasil na 10ª posição do ranking com apenas 250 documentos publicados. Figura 5 – Documentos por País (Base Scopus) Busca na base de dados Web of Science A busca na base de dados Web of Science foi realizada no dia 06/06/2020, com os termos de busca “computer vision”, gam* e math* no campo tópico, sem limitação de data das publicações.

Então, a string de busca na base Web of Science foi: TÓPICO: ("computer vision") AND TÓPICO: (gam*) AND TÓPICO: (math*) Tempo estipulado: Todos os anos. Índices: SCI-EXPANDED, SSCI, A&HCI, CPCI-S, CPCI-SSH, ESCI Essa busca retornou 17 documentos, que foram considerados para a análise bibliométrica, conforme gráficos e tabelas a seguir. Evolução das Publicações na Web of Science A pesquisa constatou que o tema é abordado a partir do ano de 1971 (02 documentos), estendendo-se até o ano de 2019. Quadro 2 – Dez trabalhos mais recentes sobre o tema (Ambas as Bases de Dados) Ordem Título do Documento Autor(es) Ano Base de Dados 1º Unsupervised Rotation Factorization in Restricted Boltzmann Machines Giuffrida M. V. Tsaftaris S. A. Scopus e Web of Science 2º Real-time computer vision system for tracking simultaneously subject-specific rigid head and non-rigid facial mimic movements using a contactless sensor and system of systems approach Nguyen T.

Scopus 5º An experiment with an optimization game Pustulka E. Hanne T. Adriaensen B. Eggenschwiler S. Kaba E. Scopus 9º CODAR: An augmented reality based game to teach programming Sharma V. Talukdar J. Bhagat K. K. Scopus 10º Learning computer vision through the development of a camera-trackable game controller Albarelli A. Scopus 4º A computational method for simulating growth patterns in unicell propagation Gay R. K. L. Scopus 5º Gamma-vision camera real-time system for creation images of gamma-radioactive objects Ivanov O. P. Scopus 6º Motion extraction by spatiotemporal filtering of analytic signal derived from images and moving area tracking Tanaka K. Shirai Y. Scopus 7º On integration of vision modules Pankanti Sharath, Jain Anil K. Tuceryan Mihran 1994 Scopus 8º Hardware considerations for illumination-invariant image processing Miller J. W. Scopus An active testing model for tracking roads in satellite images Geman D.

Jedynak B. Scopus Deep learning with convolutional neural networks for EEG decoding and visualization Schirrmeister R. T. Springenberg J. Scopus Statistical calibration of CCD imaging process Tsin Y. Ramesh V. Kanade T. Scopus Modeling the space of camera response functions Grossberg M. D. Tian Q. Xu C. S. Scopus Action recognition with motion-appearance vocabulary forest Mikolajczyk K. Uemura H. D. Pelillo M. Torsello A. e Albarelli A. Figura 10 – Análise de acoplamento bibliográfico - Network Visualization (VOSviewer) Análise de cocitação - Os cinco autores mais centrais Como podemos observar na figura 6 abaixo, os cinco autores mais centrais em uma análise de cocitação são: Finlayson G. com/ (do próprio programa) http://www. larhud. ibict. br/index. php?title=VosViewer (explica como usar).

117 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download