VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Assim, a VED busca evitar ocorrências das infecções pelo vírus da dengue em áreas de livre circulação de pessoas, assim como detectar e controlar precocimente epidemias em curso, reduzir os riscos de transmissão, sobretudo, em áreas endêmicas, e reduzir a letalidade da dengue, a partir do diagnóstico e tratamento precoce (BRASIL, 2018). Desta forma, a vigilância torna-se imprescindível no Brasil, uma vez que, por tratar-se de um país de clima tropical, observa-se altos níveis de infestação de Aedes aegypti e consequente aumento das taxas de incidência da dengue (FERREIRA; CHIARAVALLOTI; MONDINI, 2018). OBJETIVO: Desta forma, levando em consideração o aumento do número de casos de dengue e a importância que a vigilância epidemilógica da dengue possui para a detecção e controle do vetor e da doença, o presente estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica acerca da VED ressaltando o número de casos em diferentes localidades, assim como, os benefícios que esse órgão pode trazer a população.

METODOLOGIA: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, onde houve a utilização de artigos publicados durante os anos de 2016 a 2018, escritos em língua portuguesa. Os artigos foram recuperados a partir das bases de dados: Lilacs (Centro América Latina e Caribe em Ciências da Saúde), Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Periódicos Capes. Dessa forma, levando em consideração o porte dos municípios destacados, é possível observar que a incidência da dengue apresenta-se elevada, o que faz com que a vigilância epidemiológica seja uma ferramenta fundamental, não somente a fim de avaliar sua incidência, mas também as complicações ocasionadas por essa enfermidade e a partir disso desenvolver indicadores que possibilitem a criação de futuras políticas públicas, campanhas e ações que possam permitir maior controle e a educação em saúde para a população.

Ademais, a VEG ainda pode permitir destacar as regiões mais vulneráveis e impedir o desenvolvimento de novas epidemias (OLIVEIRA; DIAS, 2016; BARBOSA et al. CONCLUSÃO: A vigilância epidemiológica da dengue é de grande valia em um país como o Brasil, entretanto a alta incidência de casos exige que novas medidas preventivas sejam tomadas para evitar a infestação de vetores, diminuir o número de casos de dengue e, consequentemente, diminuir os gastos ao Sistema Único de Saúde. Palavras-chave: Dengue, Vigilância Epidemiológica, Saúde Pública. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBOSA, I. pr. gov. br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=14>. Acesso em: 27 mai. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. NASCIMENTO, L. B. et al. Dengue em gestantes: caracterização dos casos no Brasil, 2007-2015, Epidemiologia e Serviços de Saúde, São Paulo, v.

OLIVEIRA, R. M. A. B. ARAÚJO, F.

33 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download