VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Administração

Documento 1

A publicação seleciona empresas de todos os setores com base em indicadores como energia, emissões de carbono, consumo de água, resíduos sólidos, capacidade de inovação, pagamentos de impostos, a relação entre o salário médio do trabalhador e o do CEO, planos de previdência corporativos e o percentual de mulheres na gestão. Fonte: Adaptado de BARBOSA, Vanessa. As 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2018. EXAME, jan. Disponível em:<https://exame. Natura, set. Disponível em: <https://www. natura. com. br/blog/sustentabilidade/poluir-menos-e-preocupacao-da-natura-ate-na-hora-de-entregar-seus-produtos>. Disponível em: <https://www. natura. com. br/blog/sustentabilidade/instituto-natura-existe-para-transformar-educacao-publica-voce-conhece>. Acesso em: set. Na visão de Jacobi (2003), o desenvolvimento sustentável não é um estado permanente de harmonia, mas um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a direção do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais são pensadas de acordo com as necessidades atuais e futuras.

Assim, a ideia de sustentabilidade implica a prevalência da premissa de que é preciso definir limites às possibilidades de crescimento e delinear um conjunto de iniciativas que levem em conta a existência de interlocutores e participantes sociais relevantes e ativos por meio de práticas educativas e de um processo de diálogo informado, o que reforça um sentimento de co-responsabilidade e de constituição de valores éticos (JACOBI, 2003, p. Diante das preocupações sobre a sustentabilidade do meio ambiente, muitas empresas passaram a aplicar estratégias de diferenciação como responsabilidade social e ambiental, marketing verde e marketing social. A responsabilidade social e ambiental nas empresas é uma forma de gestão que prioriza uma relação ética e transparente da empresa com os stakeholders e pelo estabelecimento de metas que incentivem o desenvolvimento sustentável com a preservação dos recursos ambientais para as gerações futuras, respeito à diversidade e formas de promover e reduzir as desigualdades (TEIXEIRA, 2018).

Os principais desafios para as empresas, atualmente, não dizem respeito apenas à preservação do meio ambiente, tais como o efeito estufa ou a escassez de água, mas também com a desigualdade social, principalmente nos países de primeiro mundo tem crescido a proporção de pobres. Figura 3 – As sete dimensões dos estágios da sustentabilidade corporativa Fonte: reproduzido de Lauriano (2012, p. baseado Mirvis e Googins (2006). Sou consumidora Natura desde os anos 80 e minha mãe é consultora Natura há 17 anos, então posso afirmar com conhecimentos práticos e de pessoas próximas, que a inovação pautada em sustentabilidade corporativa faz parte do DNA da empresa desde o princípio de sua existência, pois foi a primeira empresa brasileira que passou a oferecer o “refil para seus produtos”, conforme Serra, Albernaz e Ferreira (2007, p.

“Um exemplo de inovação foi a criação de refis, que permitem manter a embalagem do produto, reduzir o custo para o consumidor, menor consumo de matéria plástica e o despejo de material plástico no meio ambiente”. De acordo pesquisa realizada no website da empresa, a introdução dos refis se deu em 1983, tendo sido a primeira empresa de cosméticos a oferecer essa opção para seus consumidores. O impacto social e ambiental das organizações, principalmente daquelas que dependem da extração de recursos naturais, deveria estar presente desde a fundação da empresa, mas ainda temos atualmente empresas que exploram mão de obra escrava, ou análoga ao trabalho escravo dado às condições de trabalho e salários baixos, sendo que se não fossem pelas pessoas não haveriam empresas, como podem se preocupar com o meio ambiente ou demais questões? No exemplo analisado da Natura fica evidente que a empresa não pratica apenas marketing social, pois devido às diversas ações, seus propósitos visam resultados positivos não apenas financeiros, mas de bem-estar à sociedade.

Ainda que, devido à quantidade de produtos que a empresa comercializa, suas ações de responsabilidade socioambiental sejam atenuantes dos impactos gerados para sua operação, já que nosso planeta possui recursos finitos e a sociedade é baseada no consumo. Acredito que apenas teremos 100% em responsabilidade socioambiental empresarial quando as empresas fizerem campanhas de marketing ou propagandas que perguntem ao consumidor: “Você precisa ‘mesmo’ comprar esse produto?” “Ele é necessário? ou é uma compra desnecessária? ou compulsiva?”. Porém, se cada empresa perguntasse, e se cada consumidor realmente pensasse antes de cada compra, a sociedade de consumo capitalista teria sido superada por outra, algo que ainda é utopia na cabeça de visionários ou sonhadores. REFERÊNCIAS BARBOSA, Vanessa. Disponível em: <http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100008&lng=en&nrm=iso>.

Acesso em: 20 jun. NATURA. Poluir menos é preocupação da Natura até na hora de entregar seus produtos. Set 2018. Disponível em: <https://www. natura. n. p. SILVA, Edson Miranda da. O tripé da sustentabilidade. LinkedIn. com. br/blog/sustentabilidade/>. Acesso em: 20 jun.

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