Utilização de softwares no auxilio do ensino de matemática

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

Documento 1

É notório o poder e o tamanho da dissipação de informações pela internet, via computadores, tablets e aparelhos móveis. A configuração de inteligências artificiais para auxiliar os alunos a pensarem matemática de forma mais interativa e diversificada é uma das melhores formas de entreter esses jovens e, sem que percebam, melhorem o seu desenvolvimento. Desta forma, a ideia é despertar o desejo de aprendizagem e motivar os alunos por meios lúdicos, direcionados a cada faixa etária que se encontram. Para demonstrar e afirmar essa tese, será utilizada uma plataforma artificial disponibilizada pelo colégio Elite Rede de Ensino, chamada “Plataforma Adaptativa”, consiste em ser uma inteligencia artificial onde os usuários são orientados a realizar tarefas mensais e seus resultados mostram a evolução ou involução de acordo com cada disciplina e, também, cada conteúdo por disciplina.

O trabalho será uma análise entre o mapa de notas dos alunos do 6 ano do Ensino Fundamental que utilizam com os que não utilizam a Plataforma Adaptativa de forma regular para o ensino de Matemática e a obtenção dos dados será feita por meio de relatórios de uso da plataforma e acompanhamento de alunos que apresentem melhoria no desenvolvimento. Todo dia aparecem novas ferramentas tecnológicas no mercado educacional escolher a certa exige muito cuidado e atenção, a qual melhor se adequa ao seu sistema, levar em consideração todo o plano pedagógico, como também a preparação dos professores, entre outros fatores a serem considerados. Moran, Masetto e Behrens (2006) sinalizam que a tecnologia permite amplificar “[. o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente.

” O estudo realizado provém de hesitações sobre o cotidiano vivenciado nas escolas por a matemática ter um aspecto de grande dificuldade no processo atual de ensino, e cria um inconveniente entre os alunos e professores envolvidos neste processo. A Plataforma Adaptativa é um portal com inteligência artificial, onde consegue identificar os pontos fortes e fracos, gerar um relatório individual, aumentar o nível onde o aluno se mostra mais confortável e fazer com que o usuário intensifique o estudo em cada conteúdo que apresente desempenho abaixo do esperado. De forma generalizada, a sociedade supervaloriza as inteligências Linguística e Lógico-matemática, que são voltadas para o mercado de trabalho. Logo, os jovens que desenvolvem em menor escala a compreensão e o raciocínio não são considerados “bons alunos”.

Porém, muita das vezes, a escola não desenvolve projetos que auxiliem o aluno com maiores dificuldades de entendimento e, por esse motivo, frequentemente esse aluno tende a criar um bloqueio com determinadas áreas de conhecimento. A tecnologia entra para fazer com que cada jovem consiga aprender e se desenvolver de acordo com sua necessidade, que é exclusiva de cada ser. Abordado este assunto, será destacado o uso de tecnologias - associadas ao modelo de ensino vigente - por apresentar diversas formas de auxíliar no entendimento e compreensão de jovens e adolescentes nas mais variadas áreas de conhecimentos, podendo ser um poderaso recurso também no que tange à inteligência matemática. dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento; trocar experiências; debater dúvidas, questões ou problemas; apresentar perguntas orientadoras; orientar nas carências e dificuldades técnicas ou de conhecimento quando o aprendiz não consegue encaminhá-las sozinho; garantir a dinâmica do processo de aprendizagem; propor situações-problema e desafios; desencadear e incentivar reflexões; criar intercâmbio entre a aprendizagem e a sociedade real onde nos encontramos, nos mais diferentes aspectos; colaborar para estabelecer conexões entre o conhecimento adquirido e novos conceitos [.

MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006, p. Escolheu-se a turma do 6º ano do Ensino Fundamental porque é o primeiro ano escolar que o número de matérias aumentam, a fim de comprovar com este estudo que o uso da Plataforma é eficaz evitando que a defasagem do conhecimento matemático se prossiga ao colegial e consequentemente ao término do ensino médio. A obtenção dos dados referentes a disciplina de matemática que é o enfoque deste estudo foram feitas por meio de uma coleta de dados na plataforma que são disponibilizados a todos professores e suas respectivas turmas. Os dados são todas as notas dos bimestres do ano letivo 2019 e o número de acesso destes alunos a Plataforma. Observou-se que entre os 35 alunos da turma, apenas 3 alunos foram reprovados, e estes que tiveram reprovação não acessaram uma única vez se quer a plataforma.

Apesar aprovação nem sempre significa que o estudante aprendeu, e nem uma nota alta, mas como Bona e Basso (2013) que apesar de nota não significar aprendizagem, mas a avaliação é uma necessidade vital do ser humano para se nortear se está no caminho certo ou não do conhecimento. Bona e Basso (2013) ressaltam também que o ato do aluno selecionar os materiais aos quais acha que precisa estudar é muito enriquecedora para o processo de aprendizado individual, pois o aluno ao identificar o seu erro e fazer a auto-correção é enriquecedora para a aprendizagem individual, contribuindo assim para estratégias de metacognição de superar os próprios erros, que estes erros fazem parte do processo de aprendizagem, contribuiu também para o aumento a autonomia do aluno e responsabilidade em relação ao seu processo de conhecimento.

Segundo os autores metacognição “entendido como um processo mental interno através do qual o próprio toma consciência dos diferentes momentos e aspectos da sua atividade cognitiva, que desperta um olhar crítico sobre o que se faz, enquanto se faz. Ato este que a plataforma proporciona, pois possibilita que o aluno escolha qual matéria está com mais dificuldade. BONA; BASSO, 2013, p. Para acompanhar essa inovação tecnológica é necessária a formação e com ela a capacidade de seleção dos instrumentos, dos canais e dos documentos; deve ocorrer uma relação entre os aspectos econômicos e pedagógicos, pois sobre eles se darão as ações administrativas. SILVA, 2016, p. Os autores Moran, Masetto e Behrens (2006) destacam a integração – aluno, docente, conteúdos e tecnologias como imprescindível para formação do conhecimento numa sociedade tecnológica como esta presente nos dias atuais, a plataforma une tudo isso e sua eficácia pode ser observada pelos excelentes resultados.

Gomes (2010) evidencia que as tecnologias usadas na educação fornecem diversos recursos pedagógicos, pois consegue considerar as diferenças individuais de cada aluno e fornecendo variados estímulos – visão, audição e o tato. Tipo a plataforma consegue identificar a dificuldade mais exata do aluno, o que o professor tem dificuldade ou não consegue sozinho identificar ou não dá pra fazer com todos os alunos, ou não é possível adequar o ensino individual para dificuldade de cada aluno – não tem tempo. Como é quando aluno tem que fazer exercícios do livro/apostila em comparação ao da plataforma? Os alunos fazem realmente do livro? Eles tem mais interesse em fazer pelo computador? Óbvio que só comente se as respostas forem positivas. Comentar que a plataforma se adéqua a dificuldade do aluno característica essa que o livro não possui.

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR EM TERCEIRA PESSOA. Considerações Finais A plataforma contribui para autonomia do estudante, pois ele passa a ter um papel ativo e protagonista na construção do seu conhecimento, proporciona liberdade em seguir o seu próprio ritmo, o que implica também numa maior responsabilidade pela sua própria aprendizagem, ao ver que está obtendo resultados positivos isso incentivará ainda mais a usar a plataforma, cujos resultados são inegáveis todos que fizeram uso constante da plataforma melhoraram seu desempenho. Pense nessa mudança de comportamento que você observou como professor de matemática, compare com os alunos que não fazem uso. Empregue mais o uso da matemática em seus argumentos. Comentar da importância do ensino matemático Comentar dos benefícios aos alunos nos próximos anos, em comparação aos que não usam tipo que o conhecimento vai se consolidando, e os alunos que fazem uso no decorrer do ano escolar apresentam menos dificuldade, e fala dos que não usam é comum sair com muitas deficiências no ensino matemático.

Comentar que a plataforma auxilia o professor, ela não compete, incrementa, ajuda a identificar nível de dificuldade de cada aluno – o que para o professor é mais difícil abordar em sala de aula – que foi comentado no desenvolvimento. Assim a conclusão vai ser o que foi falado no desenvolvimento, mas com suas palavras, sem referências. pucrs. br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/outros/Aguiar_Rosane. pdf. Acesso em: 18 de maio de 2020. ARAÚJO, Eutalia Aparecida Candido de; ANDRADE, Dalton Francisco de; Silvana Ligia Vincenzi; BORLOTTI.  c2014. Disponível em: <https://seer. ufs. br/index. php/forumidentidades/article/view/1784/1573>. php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18  de maio de 2020.   DUARTE, Marcella.  Novas Fronteiras: como a tecnologia está moldando o futuro da educação no brasil e transformando a sala de aula.

Como a tecnologia está moldando o futuro da educação no Brasil e transformando a sala de aula. Porto Alegre.  IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola.  Porto Alegre: Gpfp, 2005. Disponível em: http://www. pucrs. What Faculty Should Know About Adaptive Learning. Disponível em: https://eliterate. us/faculty-know-adaptive-learning/. Acesso em: 06 de maio de 2020. GARDNER, Howard. org/id/bpkng/pdf/pirola9788579830815-11. pdf. Acesso em 18 de maio de 2020. GRUPO, E. Plataforma adaptativa eleva: a importância em oferecer um ensino individualizado.  A importância do ensino da matemática na formação do cidadão. f. Monografia (Licenciatura) - Curso de Matemática, Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Uruguaiana, 2009.

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