USO DO CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

Na oncologia, o cateter totalmente implantado demonstrou possuir diversas vantagens como: não interferir na rotina do paciente, não necessita de curativos e possuí um período longo de manutenção. Possui como desvantagens: risco de infecções mais graves, tromboembolismo, obstrução e deslocamento do dispositivo. Além disso, foi evidenciado cuidados importantes para sua manutenção, como por exemplo: preparo antisséptico da pele para a punção da agulha. Palavras-chave: Cateter total implantado, Oncologia, Tratamento oncológico. ABSTRACT The fully implanted catheter is widely used in cancer patients due to the need for infusion of chemotherapy and other fluids. Sendo o câncer de pele com maior número de casos, seguido do câncer de mama e próstata (INCA, 2020). Dessa forma, acompanhando o desenvolvimento acelerado das neoplasias surge novas tecnologias para diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes com câncer.

Dentre essas tecnologias, foi criado cateteres de longa permanência que são amplamente utilizados na oncologia, devido a sua necessidade constante de infusão de componentes como: infusão quimioterápicos, soros, sangue e seus derivados, e para coleta diária de exames laboratoriais (DAMACENA, 2020). A via de escolha para infusão de quimioterapia é a endovenosa, porém, é necessário a instituição de diversos cuidados, visto que, as drogas antineoplásicas ao extravasarem pode causas reações inflamatórias intensas e necrose nos tecidos adjacentes. Além disso, associada a necessidade de diversas punções ao longo do tratamento predispõe a ocorrência de esclerose das veias e aumento do risco de extravasamento. Sua localização por ser tanto na veia cava superior quanto no átrio direito, permitindo que sejam infundidas diversas medidas que melhoram a qualidade de vida do paciente (ROCHA, 2020).

Segundo Souza (2017): O acesso ao dispositivo é feito por meio de punção do reservatório, com agulha não cortante (tipo Hubber), e o principal cuidado inclui o flush com solução fisiológica. Apesar de ser uma via segura, algumas complicações relacionadas ao uso do CVCTI podem surgir, tais como: infecção, obstrução, infiltração ou extravasamento, dentre outras (SOUZA, 2017, p. O CVC-TI é bastante utilizado na oncologia, pois é considerado um dispositivo seguro e eficaz par aa infusão dos quimioterápicos. O procedimento é realizado com heparina com a finalidade de impedir que o sangue coagule e obstrua o lúmen do acesso. Apesar de possuir diversas vantagens em pacientes oncológicos foi possível perceber a importância de alguns cuidados como: o preparo da pele para punção da agulha.

REFERÊNCIAS DAMACENA, D. E. L. et al. HOMO, R. F. B. LIMA, A. F. SILVA, M. B. Cuidados de enfermagem ao paciente oncológico portador de cateter totalmente implantado. Vittalle – Revista de Ciências da Saúde, v. n. OLIVEIRA, T. F. RODRIGUES, M. C. S. Latino-Am. Enfermagem, v. n. p. SOUZA, R. A percepção do cliente oncológico referente a ser portador de um cateter de longa permanência. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Erechim, Erechim, 2016.

57 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download