USO DE ESTIMBIÓTICOS NA ALIMENTAÇÃO DE AVES E SUÍNOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Religião

Documento 1

como requisito parcial para obtenção do título de bacharel. Aprovado em: ______/_______/_________. BANCA EXAMINADORA _________________________________________ Orientador [Nome do Professor Orientador] [Instituição do membro da banca] _________________________________________ Membro da banca (1) [Nome do membro da banca] [Instituição do membro da banca] _________________________________________ Membro da banca (2) [Nome do membro da banca] [Instituição do membro da banca] Agradecimentos AGRADECIMENTOS Agradeço …… Dedicatória Epígrafe “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. ” José de Alencar RESUMO O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre uso de estimbioticos para nutrição de aves e suínos. Key-words: Stimbiotics; Supplementation; Poultry and Pigs.

Lista de Figuras Figura 1: Poder Probiótico da Fibra Bruta (FB) 3 Figura 2: Mecanismos de ação de um aditivo Estimbiótico descrevendo a de ação dual do produto: a) efeito energético (produção de ácidos graxos voláteis – AGV) + efeito prebiótico (desenvolvimento de um microbioma benéfico e degradante de fibra, principalmente nas porções distais do intestino). Sumário 1. Introdução 1 1. Estimbiótocos 4 2. Trabalhar com seres vivos traz a necessidade de responsabilidade sobre seu crescimento saudável. Em cada empreendimento que é focado neste ramo encontramos criadores dispostos a fornecer as melhores técnicas para que sua produção tenha qualidade. Assim, visando melhorar os alcances do empreendimento, o cuidado com a saúde gastrointestinal animal é de extrema importância, por se tratar de um sistema que atua em conjunto com todo o organismo, fazendo com que o corpo se nutra, cresça e ganhe imunidade e resistência, sendo considerado por muitos um índice na análise do animal, que demonstra seu estado de saúde.

Trata-se de trabalhar com um sistema que apresenta grande microbiota, capaz de produzir energia, degradar nutrientes e manter as relações de fornecimento de compostos necessários a todo o organismo. Quando falamos especificamente sobre animais que fazem parte de grupos de suínos ou aves, sabemos que ocorre um fenômeno chamado simbiose que trata-se desta relação do animal com sua microbiota, onde a introdução de aditivos pode significar melhoria do funcionamento intestinal, mantendo o crescimento e saúde desejados pelo criador. Estimbióticos Conforme toda a necessidade verificada, os profissionais de nutrição buscam por soluções que possam satisfazer as melhorias desejadas de maneira adaptável ao animal. Por pesquisas foi verificado então que de acordo com o grau e nível de desagregação da FB, o aproveitamento pelo organismo pode ser maior.

Assim, o uso de aditivos estimbióticos pode fornecer frações precisas que vão servir para o desejado. O estimbiótico enquanto aditivo é um acréscimo recente na dieta de certos animais, e é compreendido como um aditivo não digerível, ou seja, sua função não é nutrir, mas agir como elemento fermentador para que possa trabalhar na digestão de outros nutrientes, com ação energética e probiótica. Sua dosagem deve ser calculada precisamente pois pode aumentar a produção do AGV. Objetivo Geral Como objetivo geral, o trabalho busca trazer uma revisão bibliográfica sobre o tema, onde podemos por meio de estudos sobre diversas publicações trazer uma conclusão sobre o tratamento, cuidados e sua importância para os animais com o apoio do profissional para gerir os procedimentos de maneira adequada.

Objetivos Específicos O trabalho pode ser dividido entre as seguintes etapas: • Realizar a análise de artigos pré selecionados; • Verificar o papel dos estimbióticos nos estudos; • Relacionar os efeitos esperados e obtidos com o uso da nutrição e quais as vantagens da técnica. Justificativa Um projeto como este volta sua atenção para cumprir a necessidade de literatura sobre o tema, entendendo que trata-se de um tópico recentemente explorado, que apresenta ainda muitas lacunas a serem preenchidas com conteúdos didáticos e informativos sobre conceitos, características, análises e experimentos que possam embasar teorias e constatar dados transformando técnicas retrógradas em inovações para um mercado específico. Este estudo justifica sua importância por tratar de uma análise de viabilidade de qualidade e lucratividade de um setor que pode apresentar grande crescimento gerando altas expectativas.

É de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento intelectual do autor, para que se possa gerar uma pesquisa que também é relevante para os estudos do desenvolvimento pecuário, pois, na medida em que auxilia a qualificação do processo de escolhas para a nutrição de aves e suínos pode contribuir para o aumento da renda e do bem-estar e crescimento da produção. Esse efeito que poderia ser resultado do uso de alguns produtos como antibióticos, através de seus efeitos colaterais, foram em anos recentes sofrendo variações com a mudança para o uso de estimbióticos, por meio de uma busca por produtos que auxiliassem o crescimento sem causar a geração de doenças por uso de outros aditivos. Como resultado foi obtida a diminuição da inflamação intestinal das aves, a fermentação aumentada foi capaz de aumentar os XOS da mocribiota do animal causando eficácia em seu processo de crescimento.

Artigo 2: Arabinoxylans as Functional Food Ingredients: A Review. Este artigo trabalha com a aplicação de arabinoxilano (AX), que é formado por um conjunto de xiloses, ligadas pelo β-(1,4), e encontra-se presente em cereais variados. artigo 2). Por esta razão, acabou-se trabalhando com a possibilidade de fazer uma comparação entre esses aditivos, verificando qual nutrição apresenta os melhores resultados para o animal. Entre os resultados obtidos, foram verificados que houveram resultados positivos com o uso da xilanase que foi capaz de reduzir essas viscosidades apresentadas anteriormente, além de auxiliarem na produção energética. Entre os benefícios relacionados ao XOS, houve estabilidade do pH ácido, equilíbrio térmico e toxicidade. Como conclusão, tem-se que o estudo confirmou que a nutrição das aves com o composto xilanase+beta-glucanase é própria para acelerar efeitos positivos no sistema gastrointestinal das aves, sendo o uso de estimbióticos necessários para aumento da lucratividade, ganhando em produção, e por produção com qualidade para o mercado.

Artigo 5: Broilers chickens’ performance fed with different soluble arabinoxylans levels with and without stimbiotic. Artigo 8: Large intestinal dynamics differ between fowl and swine: Anatomical modifications, microbial collaboration, and digestive advantages from fibrolytic enzymes. Este último estudo selecionado avalia a adição de estimbióticos para suplementar a nutrição de suínos, aumentando o desempenho e imunidade de sistema intestinal. Neste trabalho o autor possui a preocupação sobre ocorrências de diarréia após o desmame de leitões, que afeta o sistema gástrico através da presença de E. Coli, desacelerando o crescimento. Neste caso, o uso de xilo-oligossacarídeos como estimbióticos, entregou melhorias na saúde intestinal destes leitões, sendo uma opção viável para substituir antibióticos que costumam ser aplicados, porém, sem seus efeitos colaterais negativos.

Quando utilizavam estes antibióticos os produtores afetam os nascimentos, reduzindo seus índices de mortalidade e incidência de doenças, sendo que devido aos efeitos observados de caráter negativo têm sido fator relevante para que diferentes nacionalidades tomem a decisão de proibir seu uso. É visível que torna-se uma necessidade uma nutrição que permita o crescimento sem causar distúrbios na microbiota do trato gastrointestinal, evitando parasitas que possam prejudicar o animal, sendo o antibiótico causador ao mesmo tempo da proteção desejada e da atividade também sobre outra microbiota, que é comensal e deveria estar atuando em atividade conjunta com seu hospedeiro, trazendo uma relação de equilíbrio entre eles. A partir do momento que esta biota é afetada, pode denegrir o organismo intestinal, causando outros danos ao animal, tanto no momento, quanto a longo prazo, causando doenças crônicas e perda de imunidade que abrirá a porta para novas incidências patológicas.

A partir do momento em que foram percebidos esses efeitos, houve uma movimentação da comunidade científica que pôde aplicar experimentos para fortalecer a nutrição de animais de trato monogástrico, e o passo inicial para estes estudos foi esclarecer qual a relevância da fibra interfere no microbioma intestinal de suínos e aves, e como ocorre sua intercâmbio com os processos de fermentação. A resposta para esse procedimento foi encontrada com a compreensão de que o aumento do processo de fermentação acelera a degradação da fibra da microbiota intestinal, assim, quando a atividade do intestino grosso ocorre há redução de bactérias, restaurando a obtenção de energia para o animal. Foi concluído no trabalho que tal suplementação deve ser realizada através de estimbiótocos que fornecem a ação desejada de quebra da fibra, gerando energia e nutrientes necessários ao organismo, enquanto por outro lado não produz efeitos colaterais e acaba sendo um produto de menor impacto, sendo pouco prejudicial, o que auxilia para que seja comprado representando um gasto pequeno que ocupa a substituição de outros compostos como antibióticos que podem ser descartados por suas opções menos eficazes.

Finalizamos então o estudo como um guia indicativo para que sejam estudados novos métodos de nutrição e investimento positivo em dieta para cria produtora, auxiliando assim tanto nas pesquisas de interessados no mercado específico, quanto para pesquisadores que buscam compostos cada dia mais eficazes e tem por objetivo refazer pesquisas dessa natureza até formarem embasamento teórico completo sobre o tema. Referências ABDEL, H. M. ABDELNASER, A. p. e70. BACH, K, KNUDSEN, K. E. Fiber and nonstarch polysaccharide content and variation in common crops used in broiler diets. BAR, C. et al. Arabinoxylan content and grain tissue distribution are good predictors of the dietary fibre content and their nutritional properties in wheat products. Food Chem. BAUTIL, A. Xylo-oligosaccharides from lignocellulosic materials: chemical structure, health benefits and production by chemical and enzymatic hydrolysis.

Food Res. Int. CHO, H. M. CRAIG, A. D. KHATTAK, P. et al. Xylanase and xylo- oligosaccharide prebiotic improve the growth performance and concentration of potentially prebiotic oligosaccharides in the ileum of broiler chickens. BRAMELD, J. M. et al. Differential effects of fibrolytic enzymes on the in vitro release of xylobiose from different cereal types. Edinburgh, UK: BSAS Annual Conference; 2019. R. HUTKINS, R. et al. Expert consensus document: The International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics (ISAPP) consensus statement on the definition and scope of prebiotics. Nat. Bajka, B. Whelan, K. Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nat. Rev. e7. GONZALEZ, G. SANTOS, T. T. et al. Wageningen Academic Publishers: Wageningen, The Netherlands. p. HOOGEVEN, A. MOUGHAN, P. J. et al. Comprehensive longitudinal microbiome analysis of the chicken cecum reveals a shift from competitive to environmental drivers and a window of opportunity for Campylobacter.

Front Microbiol 2018;9:2452. JOHNSON, T. A. Poult. Sci. LEE, B. ROUSSEAU, X. et al. LIN, S. AGGER, J. W. et al. Feruloylated Arabinoxylan and Oligosaccharides: Chemistry, Nutritional Functions,and Options for Enzymatic Modification. Effect of prebiotic and probiotic supplementation. Livest Sci. e9. MARKOWIAK, P. SLIZEWSKA, K. U. NEWMAN, M. AM, et al. Functional adaptations in the cecal and colonic metagenomes associated with the consumption of trans-glycosylated starch in a pig model. BMC Microbiol 2019;19:87. A. et al. METABOLISM AND NUTRITION Comparing the efficacy of stimbiotic and a combination of xylanase and beta-glucanase, in broilers fed wheat-barley based diets with high or low. Department of Animal Science, University of New England, Armidale, NSW 2350, Australia; and y AB Vista, Marlborough, Wiltshire SN48 4AN, U. MOORE, R. Animal Nutrition 11 (2022) 160e170. NGUYEN, N. K. DEEHAN, E. C.

PATIENCE, J. F. and A. L. PETRY, Susceptibility of fibre to exogenous carbohydrases and impact on performance in swine, in The value of fibre. Dietary encapsulated essential oils and organic acids mixture improves gut health in broiler chickens challenged with necrotic enteritis. J Anim Sci Biotechnol. org/10. s40104-019-0421-y. PETRY, A. T. Xylo-oligosaccharides display a prebiotic activity when used to supplement wheat or corn-based diets for broilers. Poult Sci. org/10. ps/pey336. Stimbiotic Supplementation Alleviates Poor Performance and Gut Integrity in Weaned Piglets Induced by Challenge with E. coli. Animals, 2022, 12, 1799. org/ 10. ani12141799. Resistant starch diet induces change in the swine microbiome and a predominance of beneficial bacterial populations. Microbiome 2015;3:16. org/10. s40168-015-0078-5. WANH, H. et al. Dietary L-glutamine supplementation improves growth performance, gut morphology, and serum biochemical indices of broiler chickens during necrotic enteritis challenge.

Poult Sci. org/10. ps/pex444. The Dynamic distribution of porcine microbiota across different ages and gastrointestinal tract segments. PLoS one 2015. org/10. journal. pone.

500 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download