Uso da internet nas práticas didáticas

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A metodologia da pesquisa foi qualitativa de cunho bibliográfico interpretativo, onde utilizou-se de matérias teóricos já publicados para a sustentação de suas discussões. Foi possível entender que existe a necessidade de os professores estarem dispostos a utilizar das TICs e apresentarem formação continuada retornada para a mesma, também foi notório como é importante o uso das TICs na forma de ensinar as crianças fazendo com que elas desenvolvam novas habilidades para sua vida. Palavras-chave: TIC, Internet, Práticas Didáticas. ABSTRACT Nowadays technology is present everywhere, we can see it in our homes, work, school, thus being an ally in all kinds of jobs and tasks when requested. Technology, when focused on education, is used by the student, in a way to facilitate and improve the teaching-learning of their students, presenting them with a more playful, motivating, different teaching that better develops their skills and understanding of the world.

A mesma apresenta novas perspectivas para o meio de comunicação, elevando as noções antigas, garantindo novas formas de produção e um novo meio de propagação das informações com interação em tempo real. Essa nova forma foi apresentada ao mundo como as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), que são as novas tecnologias da informação e de comunicação (CUNHA; BIZELLI, 2016). Essa nomenclatura teve origem de uma fusão de três grandes vertentes técnicas do momento que são: as telecomunicações, mídias eletrônicas e a informática (BELLONI, 2005). Nessa perspectiva Sancho (2006), afirma que as TICs são um novo direcionamento na organização social, que a mesma irá apresentar uma propagação de um novo direcionamento na organização social, fazendo com que possa existir novos locais para um compartilhamento e divulgação das informações do sistema de tecnologias.

Assim, a mesma vai apresentar uma ampla divulgação e constante desenvolvimento não ficando presa aos novos equipamentos e produtos, mas sim a existência de uma alteração de comportamentos, a concepção de novos padrões culturais realizando assim um comportamento individual e social em toda a comunidade ou organização (GIDDENS, 2002). Sendo assim, segundo Marconi e Lakatos (1992), o levantamento bibliográfico é uma revisão de toda a bibliografia que já está publicada, com o foco em fazer com que o sujeito que está fazendo a pesquisa tenha um contato direto com todo o material que é possível para escrever sua pesquisa. De tal modo, que esse artigo foi feito mediante um estudo de produções científicas nacionais que de alguma forma apresentavam importância para o contexto educacional que está inserido o projeto, que é a educação especial.

Foi utilizada a metapesquisa nacional para o levantamento de dados a respeito da experimentação, através da base de dados do SciELO (Scientific Eletronic Library Online - Portal Regional), Google Acadêmico, além de livros de autores renomados da área mediante a procura em sites, sendo assim levando em consideração palavras-chave, em português, como “Internet educação”, “Educação Infantil”, “Uso das TICs”, “Didática e a Internet”. Dessa forma, se realizou uma revisão da literatura em publicações que estivessem entre os anos de 1998 a 2019 e correntes teóricas que apresentem o foco na temática. Assim, quando ocorre a utilização de uma pesquisa em conjunto com a tecnologia, a mesma sendo utilizada de maneira adequada pode enriquecer o projeto, além de que com a utilização da rede de computadores pode desenvolver uma melhor escolha e uma melhor forma de encontrar os achados mais atuais sobre a temática desejada, assim a pesquisa irá apresentar uma visão mais global na análise dos textos e outros materiais (KLEINA, 2016).

Como foi possível observar as tecnologias estão presentes o tempo tudo na nossa sociedade, sendo assim aliada para todos os tipos de atividades. Por esse motivo existe há diferenciação entre essas tecnologias, pelo fato das que apresentam e imprimem informações são as mais importantes pois elas apresentam a capacidade de influência maior e em todos os âmbitos na vida do sujeito, perpassando pelo social e na compreensão e interpretação das mesmas (MENDES; WATANABE; MATOS, 2014). Segundo Berlato (2016), temos mídias tradicionais e T. I. C. Conforme citado acima, se faz necessário que o educador não esqueça do contexto social e educativo que a criança está inserida, pois suas experiências são importantes no seu percurso como sujeito, além disso o próprio educador não pode deixar de trazer suas experiências de vida que irão influenciar no meio escolar.

Uma vez que, a cultura se faz alcançada pelo sujeito através da tecnologia, o mesmo pode ser inserido nas escolhas perante as suas mudanças culturais, e do meio que está, pois a criança como qualquer ser humano é um sujeito social fazendo parte de uma organização familiar estando inserida na sociedade, numa cultura que se passa num momento histórico sendo assim marcada pelo meio que está inserida e também o marcando (BERLATO, 2016). Tal desenvolvimento é imprescindível para a construção de conhecimento, que irá se estabelecer no decorrer das interações com outros sujeitos na sua volta, por meio da utilização de objetos presentes em sua volta, brincadeiras ou atividades que demostrarão sua manifestação perante desejos e anseios. De tal modo, com que exerça um papel importante de planejamento de ações e resolução de problemas.

Nesse sentido, podemos perceber que as tecnologias educacionais em conjunto com a educação apresentam grandes bases e contribuições no crescimento e desenvolvimento do sujeito social fazendo com que haja um constante crescimento (VYGOTSKY, 1998). Esse ensino tem bases no destaque da UNESCO que fala na necessidade em aprender ao longo da sua vida, aprendendo a ser o que queremos no futuro e aprender fazer, então no ensino remoto o aluno vai ser sempre desafiado a pesquisar, a entender e participar mais ainda de forma eficiente do ensino que lhes é oferecido. Fundamentado pelo avanço da tecnologia e das telecomunicações o ensino remoto ou EAD é extremamente valido como um dos pilares da educação no século XXI (SILVA; FRANCO; AVELINO, 2006). Portanto, a relação existente entre educação e tecnologia não está só em como utilizá-la, mas sim na existência de função problematizadora, onde poderá medir e motivar na procura pelo conhecimento sendo capaz de requerer habilidades necessárias para compreensão de novos conhecimentos a partir do desenvolvimento perante sua vivencia social.

Sendo assim professor e aluno irão apresentar caráteres atuantes, reflexivos e pensantes tanto como sujeito e como coletivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização de meios tecnológicos é de muita importância pois trazem apoio e auxiliam aos profissionais de educação, podendo assim apresentar aos alunos qualidade de informação com utilização de imagens e sons. REFERÊNCIA BEHAR, P. A. et al. Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS, v. Lei º 9. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Planalto, 1996. Disponivel em: <http://www. gov. br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf>. Acesso em: 20 Novembro 2020. GAROFALO, D. ed.

São Paulo: Atlas, 2008. KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da infromação. Conhecimento e Valor. Coleção Educação em pauta: teoria e tendências. São Paulo : Moderna, 2004. MARCONI, M. D. R. COSTA, F. Tecnologia Digital na Educação Infantil: Um Estudo Exploratório em Escolas de Belo Horizonte, Belo Horizonte , 2015. MENDES, R. R. EXPERIÊNCIAS COM AS TICS E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Monografia, Universidade Federal Rural do Semi-árido. Angicos , p. RAMOS, P. E. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação - SIRSSE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, Curitiba , 23 a 26 Setembro 2012. REGO, T. C. Vygotsy: Uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação.

ed. VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Ltda, 1998.

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