UM ESTUDO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA ROTINA DE ESCOLARES DO 8º E 9º ANOS DE UMA ESCOLA DE NOVA PRATARS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Bento Gonçalves 2020 Sumário 1 INTRODUÇÃO 4 2 TEMA 5 3 PROBLEMA 5 4 OBJETIVOS 5 4. OBJETIVO GERAL 5 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5 5 JUSTIFICATIVA 5 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 6. A OBESIDADE INFANTIL 6 6. A OBESIDADE INFANTIL E OS PROBLEMAS MOTORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO 10 6. TEMA Um estudo sobre os hábitos alimentares e atividade física regular na rotina de escolares de 8º e 9º anos de uma escola de Nova Prata/RS. PROBLEMA Com se apresentam os hábitos alimentares e a rotina de atividades físicas em escolares do 8º e 9º anos de uma escola de Nova Prata/RS a fim de diagnosticar por meio destes hábitos, possíveis riscos e impactos que possam e/ou estão a prejudicar a saúde dos mesmos? 4 OBJETIVOS 4. OBJETIVO GERAL • Proporcionar uma discussão a fim de minimizar os impactos negativos da obesidade infantil com atividades físicas regulares e mudança de hábitos alimentares em escolares do 8º e 9º anos em uma escola do município de Nova Prata/RS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Diagnosticar os fatores que levam as crianças a ter sobrepeso; • Verificar quais os principais fatores de risco com relação aos hábitos alimentares e rotina de atividade física das crianças participantes do estudo; • Identificar a percepção dos participantes da pesquisa com relação a sua autoimagem. JUSTIFICATIVA Assim como a globalização nos trouxe inúmeros fatores que favorecem a vida, trouxe também dissabores à vida no que tange ao sedentarismo. Pimenta et al (2015) apontam que se para uma pessoa adulta viver com uma taxa de sobrepeso elevada, que possui uma consciência mais concreta sobre os problemas e os cuidados que deve tomar para uma criança obesa aumenta ainda mais tanto na sua questão de saúde, quanto na sua vida física.

A obesidade pode ser definida de diferentes formas como para uma delas estaria o armazenamento excessivo de gordura no organismo e isso pode trazer riscos sérios à saúde, pois a obesidade pode trazer doenças que podem até matar. A base da doença é o processo indesejável do balanço energético positivo, o que resulta ganho de peso (BRASIL, 2006). Rodrigues et al. desenha um quadro de preocupação para com as crianças com obesidade, para ele a obesidade é o aumento da morbidade e que na vida adulta vai produzir muitos problemas de saúde, por isso uma avaliação do perfil genético da criança, buscando se há outros casos iguais em sua família, é um fator necessário e de extrema importância. O tema da obesidade no Brasil foi só percebido pelos órgãos redutores em saúde, na década de 1970.

Nessa época o Brasil avançava nas questões industriais e com isso muitos hábitos em saúde foram mudando. A vida mais corrida, a falta de produção de alimentos naturais levou a população a absorverem níveis de gordura altíssimos. O nível de acúmulo de gordura no corpo estava no consumo de uma alimentação pouco saudável, as pessoas, nessa época viviam numa miséria muito grande, que pela falta de dinheiro tinham que se alimentar conforme podiam (JUNIOR, 2007). Segundo a UNICEF (2016) cerca de 11,5 milhões de crianças ficarão obesas até 2025. Continuando com os estudos da UNICEF (2016) ainda existem poucas leis que controle o consumo de alimentos que promovam riscos à saúde das crianças quanto ao alto teor de açúcar e outros alimentos que são o carro chefe para o sobrepeso infanto-juvenil.

Dentre as poucas leis existentes, são elas: Lei Federal 5853 de 2001, PL 2313/2019. Segundo o site Desitrada (2018) o consumo excessivo de açúcar, gorduras, saturadas e processadas não podem mais compor a alimentação das crianças e dos adolescentes por prejudicarem a saúde dos mesmos para o resto da vida. Ainda para o site a inatividade física também é outro fator que contribui para o aumento da obesidade infantil. Ainda, para o site, se as tendências e não tiverem políticas de controle e reeducação alimentar haverá até 2022 mais crianças obesas do que a desnutrição moderada. Quando uma criança nasce a sua única fonte de alimentos é o aleitamento materno. Entretanto com a retirada do peito, a criança começa a receber outras fontes de alimentos ricas em carboidratos e gorduras.

Isso vai criando aos poucos uma combinação de níveis de gordura que poderão ser maléficas ao longo do crescimento dessa pessoa. Para Siqueira & Lamounier (2004) as crianças que foram tiradas precocemente do aleitamento materno têm duas vezes mais chances de serem obesas do que as crianças que foram levadas pela mãe até o final do processo de aleitamento. Isso nos mostra o quão importante é a fase em que mãe amamenta seu filho. E nesse processo de relação de amor de mãe e filho, a mãe tenta minimizar o suposto sofrimento com a oferta de alimentos. E com isso a criança vai ganhando peso e tendo sobrepeso. Com o passar dos anos as crianças terão problemas psicossociais.

As crianças obesas sofrem preconceitos sobre sua aparência física. A própria sociedade cria estereótipos de corpo perfeito. As crianças hoje têm um ritmo de vida muito fora dos padrões saudáveis para o seu desenvolvimento, principalmente o motor. O fato de não mais ver as atividades físicas importantes correlacionadas às mídias que estão à sua disposição as crianças vão ganhando acúmulo de peso e se tornando obesas (ROBERTS et al. apud CYRINO & JUNIOR, 1996). Mayer (1970) apud Pariskova (1982) fala que nas atividades físicas é muito comum ver que as crianças que estão com sobrepeso ficarem rapidamente cansadas e logo perdem a vontade pelas atividades propostas. Segundo ele isso não acontece com as crianças mais magras que realizam as atividades mais rapidamente e com prazer.

Segundo Poeta (2010) a relação da obesidade e o sistema musculoesquelético em crianças ainda não são claras, mas acredita que a adiposidade afeta diretamente o aparelho locomotor do indivíduo. Uma criança que desde cedo possui sobrepeso e carrega esse excesso durante toda a vida terá maiores e mais cedo desgastes articulares (Lemos LFC, David AC, Teixeira CS, Mota CB. Segundo Gormaker (1993) jovem obeso tem dificuldades nos relacionamentos amorosos, conjugais e até no trabalho. Para ele o fator da obesidade afeta também na remuneração desse profissional no mercado. Ainda para o autor que aponta que nos Estados Unidos o processo de admissão em universidades está apontado para preconceitos com eles. A readequação alimentar pode parecer o processo mais difícil, pois a alimentação, que o ponto de prazer das crianças obesas deverá ser mais saudável.

E bem sabemos que muitas delas não gostam de verduras, legumes e fontes de energia magras e pouco calóricas. As atividades físicas são uma das principais maneiras de se evitar problemas de saúde futuros acompanhadas de uma alimentação mais saudável. Preocupada com esses dados infelizmente baixos a Organização Mundial da Saúde decidiu colocar como meta reduzir a inatividade a 10% menos do que o atual (WHO, 2016), uma vez que também é uma das maneiras de prevenir a diabetes na humanidade. Todos esses estudos são importantes, pois contribuem para futuros planejamentos que precisam ser ajustados na hora de aplicar soluções na área da saúde, como por exemplo, como serão utilizados os recursos uma vez que consultas, medicamentos e exames empregam muito dinheiro na área da saúde (WHO, 2016).

As doenças crônicas do adulto têm suas raízes na infância; • Ainda no aspecto físico melhora a postura, favorece um crescimento normal e saudável, melhora a qualidade do sono, fortalece os músculos, estimula o desenvolvimento motor, a coordenação, o equilíbrio e o ritmo; • Exercícios estimulam além da questão motora, a socialização da criança e também a cooperação, quando praticado com outras crianças; • Crianças ativas tem menos probabilidade de se tornarem adultos sedentários; • Estimula a criança a vencer desafios; • A criança descarrega as tensões tanto físicas como psicológicas na atividade, sendo capaz de encarar o mundo com mais facilidade, mais energia e, consequentemente, mais felicidade; • Quando inseridos em algum esporte, a atenção tem que ser maior, estimulando a concentração.

Além disso, a disciplina, respeito, coleguismo, seja com um companheiro de equipe ou com o adversário, tanto em esporte coletivo quanto individual, começam a fazer parte do seu dia a dia. BLOG EDUCAÇÃO FÍSICA, 2017) Ainda para o blog o professor a fim de desenvolver uma atividade que promova melhor o desenvolvimento motor das crianças é preciso levá-las a desafios nem tão difíceis, mas não podem ser tão fáceis, pois se as atividades forem de alto grau de complexidade, poderá criar uma sensação de impotência ao realizar a atividade, o que provocará uma aversão às atividades físicas: Segundo o Blog Educação Física (2017): As atividades devem ser desafiadoras, mas não difíceis e nem fáceis demais.

Se o aluno não conseguir executar a tarefa imposta ele ficará desmotivado e com baixa autoestima. E se ele a executar com facilidade poderá perder o interesse em mantê-la. Quando se adota esse caminho promove as dimensões de implementação, que visam promover mudanças em todo o contexto escolar LÜCK (2009). A Educação nas escolas tem um papel muito importante na sociedade, pois as instituições estão contribuindo para a formação e desenvolvimento da criança, cidadão participante do contexto social. Não podemos esquecer, porém que a família tem papel fundamental na vida da criança e é responsável pelos primeiros passos no processo de educar. Conforme o art. da Constituição Federal estabelece que: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Nesse tempo, a má alimentação toma conta de seu dia a dia. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (2008) relaciona a escola como ação mais importante contra os altos índices de obesidade, mas para isso é preciso mudar muitos conceitos nela instaurados. É preciso segundo fonte acima, investir na orientação e formação dos professores de todas as disciplinas para que possam realizar trabalhos efetivos à obesidade. Existem legislações que criam políticas públicas para o trabalho com a obesidade na escola como a 11947/2009 importante para o combate da obesidade na escola. Isso porque ela define a compra de alimentos orgânicos oriundos de famílias que plantam sem usar agrotóxicos. Bezerra (2006) também aponta para um diálogo entre a escola e a família. Isso ajudaria à escola a conhecer ainda mais o aluno.

Tanto que em períodos de crise ou descontrole glicêmico, medicamentos ou até uma comida diferenciada deve estar presente no material do aluno. Isso facilitaria, segundo o autor, uma intervenção rápida e efetiva por parte da escola. Realizado pela Fundación Diabetes (2004) levantou um panorama de crianças com diabetes correlacionadas ao ambiente escolar. EVOLUÇÃO DA FREQUÊNCIA DA OBESIDADE NO BRASIL ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fonte: IBGE (2008). Assusta-nos ver que a questão da obesidade está com taxas mais elevadas em crianças com até 9 anos de idade. Isso aponta que os pais devem se alertar para o problema desde cedo. Acredita-se que os pais precisam além de saber de todos os problemas da obesidade infantil mecanismos para enfrentá-la. Pechi (2017) fala que a escola deve entender mais sobre o assunto da obesidade e criar ações importantes e efetivas no controle de uma alimentação mais saudável.

Dessa visão decorrem modelos de articulação restritiva das disciplinas escolares. Nela, por exemplo, um mesmo tema é tratado por diferentes disciplinas, num planejamento integrado. Nesse processo, continua-se respeitando a lógica disciplinar dos diferentes campos do saber, apenas selecionando-se um tema de interesse social que possa ser tratado por um conjunto de disciplinas como o tema fundamental (Macedo et al. Várias disciplinas devem dialogar entre si para que dessa forma os mesmos conteúdos estejam presentes em vários componentes curriculares a fim de ser mais significativo flexível e não mecânico. No entanto, não devemos pensar que trabalhar com o corpo é apenas priorizar seu movimento no espaço. Essas mudanças trarão a possibilidade de explorar inúmeros conceitos tanto de seu corpo quanto cognitivo.

O currículo pode considerar aulas de danças e suas manifestações na sociedade como também o uso do corpo e seus gestos como forma de comunicação com outros indivíduos. É tão vasto o campo de conceitos que podemos utilizar para novas práticas pedagógicas para o desenvolvimento do corpo. São atividades simples que podem ser conciliadas a todas as disciplinas (MOREIRA, 2009). Para Oliveira (2011), o corpo é uma expressão da individualidade. São nesses espaços que a criança vai se disciplinar, conhecer regras, respeitá-las e executá-las. Ao brincar a criança assume papéis e aceita regras próprias da brincadeira, executando imaginariamente tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente agradáveis na realidade (Vygotsky, 1998.

Sem nenhuma atividade física ou a inconstância dela pode levar a criança a diabete que pode acarretar doenças muito sérias ao desenvolvimento motor de um indivíduo, que ao passar pelas fases da vida que vão desde a sua infância à adulta podem apresentar artrose, osteoartrites, epifisiólise da cabeça femoral e outras doenças graves como: a hipertensão arterial, hipertrofia cardíaca e retardo no seu metabolismo (MELLO; E. LUFT. V; MEYER F. Para os mesmos autores no âmbito da Intervenção do Profissional de Educação Física, compreende a totalidade de movimentos corporais, executados através de Exercícios Físicos no contexto de diversas práticas, como: Ginástica, Lutas, Capoeira, Artes Marciais, Ioga e etc. Pereira e Moulin, 2006, p.

Todas essas atividades apontadas por Pereira (2006) podem contribuir para atividades que ajudem o aluno com sedentarismo a trabalhar mais com o corpo, pois afinal sabemos que esse processo no início não será fácil, entretanto, com o passar das aulas e com um bom preparo do professor, os resultados aos poucos podem evoluir. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) a educação física é a disciplina que proporcionará aos alunos, atividades que darão significados aos movimentos corporais relacionados às diversas atividades. Ainda, essas atividades além de proporcionar bem-estar dos educandos contribuirão para hábitos de vida mais saudáveis e terá combate direto nas questões da obesidade. Para Borba (2006) que as atividades físicas desde a infância trazem muitos benefícios, não somente na área física, mas também na sua vida social e emocional.

Pois depois de internalizado e tendo o gosto por atividades físicas o aluno compreenderá o seu verdadeiro papel e benefícios das atividades para se ter uma vida saudável. Além de desenvolver a habilidade motora a educação física abrirá ao aluno com sobrepeso diminuição da obesidade e a inserção, por vontade própria em outros programas com atividades físicas. O autor ainda enfatiza que os benefícios das atividades físicas podem apresentar princípios distintos que a criança levará ao longo de sua vida tais como o gosto constante pelas atividades físicas, a sua interação social mais efetiva e sem preconceitos e a contribuição para o emocional. As crianças segundo ele, deixar surgir o senso de bem-estar e isso é uma contribuição direta na luta para se perder peso.

Como os atos saudáveis de uma alimentação podem ajudar as crianças obesas a terem uma vida longe das doenças como diabetes, por exemplo. Hábitos saudáveis permitem as pessoas a terem longevidade de vida como também qualidade, entretanto as crianças obesas possuem um desnivelamento nutricional preocupante, que as tem levado a apresentarem além do sobrepeso, níveis de gorduras preocupantes. Por isso é importante que muitos indivíduos que possuem poder de decisão nas políticas públicas criem ferramentas e ações que coíbam as práticas alimentares erradas. Pais devem ser urgentemente envolvidos nesse trabalho, pois assim o controle e apresentação das práticas alimentares corretas terão efeitos (MELLO; LUFT; MEYER, 2004). Ainda para os autores: O fator de risco mais importante para o aparecimento da obesidade na criança é a presença de obesidade em seus pais, pela soma de influência genética e do ambiente.

Entretanto, segundo o autor, essa nova rotina deve ser acompanhada por inúmeros profissionais, que vão desde o professor de educação física, o nutricionista e psicólogos. Pois sabe que ter uma vida alimentar saudável é preciso compromisso efetivo para minimizar os problemas de sobrepeso. Euclydes (2000) apud Valle (2009) fala que a alimentação além de proporcionar um hábito de vida saudável, produz prazer, fornece fontes de energia e faz com que o indivíduo tenha bons níveis de qualidade de vida. Isso promoverá dentro da sociedade um ser que não precisará atender os padrões de estética mais sim estar longe de doenças que provocam o sobrepeso. Segundo Ribeiro & Silva (2013) os pais são os grandes responsáveis no consumo de alimentos pelos seus filhos.

atletas de Futsal feminino com idade entre 12 a 37 anos. Pesquisa descritiva, composto de 30 questões. Dentre as categorias analisadas, neste estudo, a que mais pontuou foi à diversão com atingindo média total de 2. pontos, posteriormente orientação de equipe com média de 2. pontos, estas categorias demonstraram serem os fatores com maior incidência na motivação das atletas. Foram encontradas prevalências elevadas de sobrepeso na amostra estudada sem associação com o sexo, tipo de escola e idade, demonstrando que o sobrepeso em idade escolar no município de Vitória/ES apresenta-se de forma epidêmica. Fonte: Elaborado pela própria autora (2020). METODOLOGIA Para discorrer sobre o assunto da obesidade infantil e seus impactos na vida destas crianças e jovens, se faz necessária uma busca variada de fontes das mais diversas literaturas que retratem o tema da pesquisa.

Para isso, até o momento foi feito uma busca de assuntos publicados na internet e em alguns livros digitais, para agora estruturar os procedimentos metodológicos que darão sequência ao estudo. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa caracteriza-se por ser quantitativa, que por meio dela é possível quantificar as respostas de quaisquer participantes de uma pesquisa ou questionário, que através dos dados apurados e tabulados, irão oferecer ao entrevistador ao que se pôs a pesquisar determinado assunto, dados que confirmarão ou contestarão as hipóteses iniciais (TUMELERO, 2018). Nesses casos, o pesquisador pode realizar desses artifícios para estabelecer um canal de pesquisa versátil. MODELO DO QUESTIONÁRIO 1) Você costuma tomar café da manhã? a) ( ) Sim b) ( ) As vezes c) ( ) Não tomo café da manhã Se não por quê?__________________ 9) Qual a média de água que ingere por dia? a) ( ) 1 copo b) ( ) de 3 a 5 copos c) ( ) mais de 5 copos.

O que você prefere comer/beber no café da manhã (pode ser mais que uma opção). a) ( ) Pães b) ( ) Biscoitos/bolacha c) ( ) Bolos d) ( ) Acompanhamentos para o pão e) ( ) Café preto f) ( ) Café com leite g) ( ) Leite com chocolate h) ( ) Chá i) ( ) Frutas Outros:______________ 10) Existe alguém na sua família que apresenta alguma dessas doenças? ( ) Sim ( ) Não a) ( ) Diabetes b) ( ) Pressão Alta (Hipertensão) c) ( ) Obesidade d) ( ) Colesterol elevado e) ( ) Distúrbios do sono f) ( ) Asma g) ( ) Problema ósseo Outro:___________________________ 3) O que você costuma comer no almoço? a) ( ) Arroz b) ( ) Feijão c) ( ) Massas d) ( ) Saladas e) ( ) Legumes cozidos f) ( ) Carne bovina/ suína g) ( ) Carne de frango h) ( ) Frutas Outros:__________________________ 11)Você costuma praticar alguma atividade/exercício físico? A) ( ) Ciclismo b) ( ) Caminhada c) ( ) Musculação d) ( ) Corrida e) ( ) Pilates Outros: ____________________________ 4) Você faz lanches durante o dia? a) ( ) Não b) ( ) Sim uma vez por dia c) ( ) Sim duas vezes por dia d) ( ) Sim mais que duas vezes por dia.

Você costuma praticar algum esporte? a) ( ) Sim b) ( ) Não Caso sim diga qual: _______________________________ 5) O que ingere nos lanches? a) ( ) Salgados b) ( ) Bolachas c) ( ) Doces d) ( ) Frutas Outros:__________________________ 13) Quantas horas você costuma passar em frente à TV, vídeo game, celular ou outro eletrônico diariamente? a) ( ) 30min b) ( ) 1hora c) ( ) 2horas d) ( ) 3horas e) ( ) 4horas ou mais 6) Assinale as opções que indicam o tipo de alimento que costuma ingerir no jantar: a) ( ) Arroz b) ( ) Feijão c) ( ) Massas d) ( ) Saladas e) ( ) Legumes cozidos f) ( ) Carnes vermelhas g) ( ) Peixe h) ( ) Frango Outros:__________________________ 14) Como você se sente em relação ao seu corpo atualmente? a) ( ) Feliz b) ( ) Infeliz Outro: _____________________________ Porquê?_____________________________ 7) Faz algum lanche antes de ir dormir? a) ( ) Não b) ( ) As vezes Qual___________________________ c) ( ) Sim Qual _____________________________ 15) Com qual desses desenhos você mais se parece? 1 2 3 4 5 6 7 8 9 8) Na hora em que você está se alimentando você costuma ingerir algum liquido? ( ) Sim ( ) Não a) ( ) Água b) ( ) Suco natural c) ( ) Não tomo nenhum líquido d) ( ) Suco em pó com açúcar e) ( ) Refrigerante Outro:____________________________ 16) Com qual dos desenhos abaixo você gostaria mais de te parecer? 1 2 3 4 5 6 7 8 9 PERGUNTA 15 PERGUNTA 16 7.

Nov. Dez. Escolas do Tema e Definição dos Objetivos da Pesquisa X X Construção do Referencial Teórico X X Elaboração da Metodologia, Roteiros de Entrevistas, Cronograma e Orçamento X X X Revisão e Redação Final do Projeto X X Entrega do Projeto para Banca X Apresentação do Projeto X Coleta de Dados X Análise de Dados X Revisão da Redação do Artigo X X Entrega do Artigo X Apresentação do Artigo X 9 ORÇAMENTO Descrição do Material Quantidade Valor Unitário (R$) Valor Total (R$) Formatação 1 R$ 40,00 R$ 100,00 Deslocamento 2 R$ 4,10 R$ 16,40 Total R$ 116,40 10 REFERÊNCIS BIBLIOGRÁFICAS ABRAPIA - Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente. Programa de redução do comportamento agressivo estudantes.

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