Treino de Habilidades Sociais

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

DEFINIÇÃO: “O comportamento socialmente habilidoso é um conjunto de comportamentos emitidos por um sujeito, em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, opiniões ou direitos desses indivíduos, de um modo adequado à situação, respeitando esses comportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas” (Caballo, 1986, p. Critérios: 1) resolver o problema ou a situação de maneira adequada; 2) ser coerente com a posição do indivíduo; e Departamento de Psicologia Social e do 3) evitar problemas futuros. Desenvolvimento/UFES Processo Seletivo Simplificado – Professor Substituto A pessoa assertiva é, portanto, eficaz:  Para atingir os objetivos da resposta (eficácia nos objetivos);  Para manter ou melhorar a relação com o outro (eficácia na interação);  Para manter sua autoestima (eficácia no respeito próprio).

Departamento de Psicologia Social e do 3Desenvolvimento/UFES Processo Seletivo Simplificado – Professor Substituto 1. As habilidades sociais incluem:              * Iniciar e manter conversações; * Falar em público; * Expressões de amor, agrado e afeto; * Defesas dos próprios direitos; * Pedir favores; * Recusar pedidos; * Fazer obrigações; * Aceitar elogios; * Expressão de opiniões pessoais, inclusive discordantes; * Expressão justificada de incômodo, desagrado ou enfado; * Desculpar-se ou admitir ignorância; * Pedido de mudança no comportamento do outro; * Enfrentar críticas. Componentes não verbais relacionados à assertividade 11           Além daquilo que dizemos em uma dada situação, os componentes não verbais são extremamente importantes na avaliação de um comportamento como sendo assertivo ou não. Componentes importantes em um comportamento socialmente habilidoso ou assertivo: * O olhar * A expressão facial * Os gestos * A postura * O volume de voz * Entonação * Fluência * Tempo de fala * Conteúdo 12 Papel das crenças no comportamento assertivo  Além dos componentes não verbais, componentes cognitivos também afetam a assertividade.

 Cognições são crenças sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre si mesmo, que atuam como uma “regra” no momento em que nos comportamos.  Exemplos de crenças e como elas podem afetar a assertividade.  TAREFA 6. A sua raiva da professora é porque você se sente injustiçado, examine bem o que aconteceu. A injeção não doeu tanto quanto você está dizendo. Além disso, você é homem e homem não chora. A injeção deve ter doído como você diz, mas logo você vai se sentir melhor. Faça uma cara alegre, percorras as lojas, compre umas roupas que você vai se sentir muito melhor.  Se a crítica for pertinente, aceite o erro e mostre sua disposição em mudar.  Se a crítica não for pertinente, tente argumentar (de forma assertiva) expondo os motivos pelos quais discorda da crítica.

 Caso avalie que na hora em que foi criticado está muito exaltado ou enfurecido, é melhor não responder nada. Se acalme, e procure um outro momento para expor seus motivos.  Corrigindo o desempenho do outro. Na primeira situação, além de criticar a pessoa, você não deu dicas de como espera que ela se comporte. Na segunda situação, você não só mostra seu descontentamento, mas aumenta a probabilidade de que o outro mude.

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