TRANSMISSÃO DE MÁS NOTÍCIAS UMA ÁREA PARA CUIDAR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Sendo utilizado nesta perspectiva o método hipotético dedutivo, alicerçado em instrumentos de pesquisa de leituras relevantes buscando possíveis soluções para o caso específico. Palavras-chave: Enfermagem, Pensamento crítico, Reflexão, Transmissão de más notícias. ABSRACT The present work is developed by means of an essay that involves the problems concerning the transmission of bad news within the health area. It seeks to reflect on the empathy and actions that can be developed against this background. Through this essay, the objective is to answer the following questions: what competitions are necessary for an adequate transmission of bad news? How can these skills influence the transmission of bad news? Is there a standardized or standardized way to transmit bad news? The research methodology used to acquire the data with which to develop the reasoning that will result in the contextualization of the work through structural questions will be based on the literature of the course that involves scientific articles, theses and books.

É de senso comum que a comunicação se faz presente em todos os momentos das nossas vidas e das mais diversas formas, desde o silêncio ao estabelecimento propriamente dito de um diálogo, sendo a mesma um facilitador para a existência da vida humana e de suma importância no contexto de cuidados de saúde. A capacidade de interagir, de se relacionar, de estabelecer com os seus pares determinado nível de conexão, é o que constitui o ser humano viver em sociedade e realizar as suas mais variadas atividades, aprendendo e ajudando os outros indivíduos. O ser humano ao comunicar com os outros, não se molda apenas a si próprio, exerce também influência sobre os outros agentes sociais, sendo possível a realização de transformações por meio da sua comunicação.

Em todas as atividades que são desenvolvidas, sejam elas complexas ou não, por meio da utilização de palavras, gestos, silêncio, toque, escrita ou as mais variadas feições como o sorriso, todas elas representam os aspectos comunicativos do ser humano. A comunicação exerce um papel crucial frente as necessidades da área da saúde, principalmente no papel do enfermeiro. Assim dias as pesquisas e análises realizadas por Ribeiro (2013), tem-se que cada caso sempre será único, sendo necessária a máxima exploração das virtudes e competências do profissional da área da saúde, tendo como objetivo principal integrar e explorar e nunca marginalizar ou menosprezar a nova condição em que o seu paciente se encontra, podendo mudar drasticamente a vida do mesmo.

Logo, por má notícia podemos caracterizar por qualquer informação que poderá modificar de alguma forma a expectativa de uma pessoa em relação a algo, podendo contribuir para o surgimento de instabilidades de pensamentos, palavras ou ações. BARRETO, 2009 apud RIBEIRO, 2013). Já para Elizaria et al. apud RIBEIRO, 2013), na sua concepção a má notícia pode estar relacionada com um diagnóstico severo de uma doença crônica por exemplo, pode ser uma perda funcional, um tratamento que seja doloroso ou até mesmo a realização de uma intervenção cirúrgica. Desta forma, podemos dividi-las, de acordo com Rosas (1990 Cit. In Fonseca, 2012), em dois grupos: as competências ao nível do envolvimento e ao nível do atendimento. Sendo o primeiro grupos as competências que visam promover um clima propício ao estabelecimento de uma interação comunicativa, sendo de suma importância o comportamento não-verbal - mais especificamente a postura corporal, características verbais e vocais, assim como ter uma escuta activa, fazendo-se necessário “escutar” para além do que o cliente diz, a maneira como diz e o que omite, assim com possibilitar o feedback por meio de expressões faciais, sendo – desta maneira - a forma pela qual o enfermeiro demonstra o seu interesse, sua atenção e compreensão para com a pessoa (Inês, 2003 cit.

In Fonseca, 2012; Fonseca, 2012; Cunha, 2018). Já no que diz respeito às competências ao nível do atendimento, o profissional de saúde deve comtemplar a compreensão empática, procurando pôr-se no lugar do outro, para que – deste modo – venha perceber a óptica de quem os cuidados são direcionados e aceitando, também, as condições do cliente, devendo ainda ser autêntico e respeitoso em suas atitudes (Rosas 1990 cit. Neste cenário surge a pergunta haverá uma maneira uniformizada para transmitir más notícias? Existem vários protocolos que podem ser seguidos para transmitir uma má notícia como é o exemplo do protocolo SPIKES que baseia se em seis etapas. A primeira etapa refere-se a preparação e escolha do local adequado, o local deve ser privado e de preferência calmo para que não ocorra interrupção.

Já na segunda, etapa o enfermeiro tenta perceber quais informações o utente já sabe. A terceira etapa diz respeito a descobrir o que o utente deseja saber e até que ponto deseja receber informação e se gostaria de ter pormenores acerca da situação vivenciada. Na quarta etapa é feita a transmissão da má notícia, o enfermeiro informa sobre a situação sem interpretações, frases longas e sem eufemismos. Para Mariano (2008), profissional de comunicação; apresenta os seguintes passos para uma comunicação eficaz: análise situacional, determinação dos objetivos a serem alcançada, escolha do público alvo, descrição das estratégias, escolha dos recursos a ser usado, programar e operacionalizar; controle e avaliação dos aspectos positivos e negativos a serem explorados nesta comunicação.

Assim, o autor afirma que se faz necessária uma análise situacional, ou seja, um diagnóstico ou estudo da demanda, ou ainda, o cenário em que esteja inserida, a escolha das metas a ser alcançado, o público alvo, quais estratégias serão necessárias para alcançar este público, a fim de que a comunicação seja plena e eficaz. CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RIBEIRO, Raquel Alexandra Rodrigues Ribeiro. A TRANSMISSÃO DE MÁS NOTÍCIAS NA PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO. Lisboa.

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