Transfusão sanguínea

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Biologia

Documento 1

COM BASE NA LOCALIZAÇÃO ANATÔMICA DA SENSAÇÃO DE DOR RELATADA PELA PACIENTE (DOR ABDOMINAL DO LADO ESQUERDO), ASSOCIADO AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO QUE NECESSITOU A RETIRADA DE TODO O ÓRGÃO; QUAL O POSSÍVEL ÓRGÃO LESIONADO 4 1. IMPLICAÇÕES PARA A PACIENTE AO LONGO DA VIDA, APÓS A RETIRADA DO BAÇO 4 2 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 5 S. A. – ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO CICLO 2 INTRODUÇÃO No presente trabalho vamos acompanhar um caso clínico de uma paciente gestante que passará por uma cirurgia de retirada de baço, as informações referentes ao quadro clínico do paciente se mostram evidentes a seguir. Mulher jovem e gestante, dá entrada na emergência do Hospital Souza Aguiar, vítima de acidente de carro, com trauma contuso (fechado). DURANTE A CIRURGIA FORAM UTILIZADAS 5 BOLSAS DE SANGUE, QUANTAS HAVIAM DISPONÍVEIS PARA USO, PELA PACIENTE, NO BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL Com base no que refere a tipagem sanguínea da paciente, que possuía sangue do tipo B -, dessa forma só podem receber sangue do tipo B e O (negativo).

No que se refere caso clínico desta paciente foram utilizadas as aglutinações que se caracterizam, no caso da paciente, que é grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma, dessa forma o banco de sangue tinha disponível para uso dessa paciente 23 bolsas (GAMBERO, 2004). HOUVE ALGUMA ORDEM PRIORITÁRIA PARA A SELEÇÃO DAS BOLSAS DE SANGUE USADAS Observando o estado clínico em que a paciente se encontrava, percebe-se a importância de uma transfusão feita de imediato, visando que a mesma estava grávida de 24 semanas e também estava em um quadro clínico de hemorragia interna, isso explica o fato de que a paciente estava sentindo dores abdominais e também estava consciente, mas desorientada, dessa forma foi constatado em um exame de tipagem sanguínea que a paciente é B-, dessa forma sabe-se que o grupo B produz anticorpos anti-A, o que possibilita então que a prioridade para a seleção das bolsas sanguíneas que a paciente irá receber sejam, bolsas sanguíneas com os tipos sanguíneos B- e O- (GAMBERO, 2004).

COM BASE NA LOCALIZAÇÃO ANATÔMICA DA SENSAÇÃO DE DOR RELATADA PELA PACIENTE (DOR ABDOMINAL DO LADO ESQUERDO), ASSOCIADO AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO QUE NECESSITOU A RETIRADA DE TODO O ÓRGÃO; QUAL O POSSÍVEL ÓRGÃO LESIONADO De acordo com o relato da paciente, pode-se constar que o órgão lesionado é o baço, uma vez que o órgão se rompe, o mesmo pode extravasar uma grande quantidade de sangue, fazendo com que essa grande quantidade cause uma intensa dor abdominal, outro sintoma que podemos constatar no rompimento do baço é uma queda da pressão arterial, sintoma este que a paciente estava apresentando também, por fim a região que a paciente apresenta dores, é exatamente onde o baço se encontra anatomicamente, justificando assim a sua dor no lado esquerdo (PETROIANU et al.

IMPLICAÇÕES PARA A PACIENTE AO LONGO DA VIDA, APÓS A RETIRADA DO BAÇO As funções do baço fazem parte do metabolismo orgânico e distúrbios desse órgão relacionam-se com diferentes doenças. Rev Assoc Med Bras, v. n. p.

36 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download