Trabalho - Algoritmos de Escalonamento de Processos

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

EXEMPLOS DE ALGORITMO 3 2. Não-Preemptivo 3 2. Preemptivo 4 3. CONCLUSÃO 7 4. BIBLIOGRAFIA 8 1. Os preemptivos são algoritmos que permitem que um processo seja interrompido durante sua execução, que seja por força de uma interrupção de entrada/saída, quer seja em decorrência da politica de escalonamento adotada e aplicada por parte do escalonador de processos ou simplesmente por força do término da execução do processo. Após a interrupção deste processo, ocorre o que se chama de troca de contexto, que consiste em salvar o conteúdo dos registradores e a memória utilizada pelo processo e conceder a outro processo o privilégio de executar na CPU, restaurando assim o contexto deste ultimo processo. Cabe ressaltar que nos algoritmos não preemptivos, por serem utilizados exclusivamente em sistemas monoprocessados, esse fato não ocorre, sendo cada programa executado até o fim.

EXEMPLOS DE ALGORITMO 2. Não-Preemptivo FIFO (First in, first out) ou FCFS (First come, first served), em português: "primeiro que entra, primeiro que sai": Onde como seu próprio nome já diz, o primeiro que chega será o primeiro a ser executado, não-preemptivo, ou seja, executa o processo como um todo do início ao fim não interrompendo o processo executado até ser finalizado, apenas uma fila, processos que passam para o estado de pronto vão para o final da fila e são escalonados quando chegam no início. Vantagens: o mais simples entre os processos de escalonamento, até mais do que o Round-Robin, todos os processos tendem a serem atendidos. Desvantagens: muito sensível a ordem de chegada, se processos maiores chegarem primeiro aumentarão o tempo médio de espera, não garante um tempo de resposta rápido.

RR (Round-Robin): Inspirado na história de Robin Hood onde, na procura de justiça, Robin roubava dos ricos para entregar aos pobres, fazendo assim com que todos no seu reino tivesse o mesmo tanto de bens. Uma das mais simples e robustas entre as atuais técnicas utilizadas para problemas de distribuição de carga, nesse escalonamento o sistema operacional possui um timer, chamado de quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU, depois que o quantum acaba e o processo não terminou, ocorre uma preempção e o processo é inserido no fim da fila. Se o processo termina antes de um quantum, a CPU é liberada para a execução de novos processos. A imagem abaixo demonstra o diagrama de Gantt do algoritmo RR.

Figura 2: Diagrama de Gantt do algoritmo RR Fonte: Riba (2014, p. O grande problema aqui é o que o SO trata igualmente todos os processos, seja ele de pouca importância ou de grande importância. CONCLUSÃO Podemos dizer que o conceito de processos, é um dos mais importantes em um Sistema Operacional Moderno, no qual a maioria deles utilizam sistemas multiprogramaveis, onde vários processos de programas estão acessando ao mesmo tempo o QUANTUM de uma CPU, Com o passar do tempo, foram surgindo através de estudos com intuito de aprimorar o uso do tempo da CPU, vários algoritmos onde sua principal determinação é priorizar a melhor forma para um processo utilizar o desempenho de uma CPU. Um algoritmo de escalonamento é dito preemptivo quando o sistema pode interromper um processo em execução para que outro processo utilize o processador; • Permite que o sistema dê atenção imediata a processos mais prioritários; • Proporciona melhores tempos de resposta em sistemas de tempo compartilhado.

com. br/apis-microsservicos/simplicidade-e-importancia-round-robin-como-tecnica-de-balanceamento> Acesso em: 03 Nov.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download