TÓPICOS ESPECIAIS EM GERONTOLOGIA

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

A importância dessa área e objetivada no estudo e pesquisa gerontológica, no campo da Biologia, Medicina e Ciências Sociais, e como colaboração para com outras ciências, no ano de 1950 foi fundada a Associação Internacional de Gerontologia. A Gerontologia é definida como “estudo da velhice”, sendo assim é defendida como “disciplina científica” e passa a ser dividida em três grandes eixos que são a Gerontologia Biomédica; Geriatria e Gerontologia Social, portanto está passando a ser colocada como ciência multidisciplinar.   A parte que trata sobre o processo de envelhecimento do ponto de vista molecular e celular, sendo que leva em consideração a alteração desse fator nos aspectos biológicos, fisiológicos, genéticos e imunológicos e pode ser denominada de Gerontologia Biomédica.

O ramo da Gerontologia e da Medicina que estuda a saúde de pessoas com idade avançada, é definida como Geriatria, sendo que essa expressão foi criada no ano de 1909,  pois essa área acaba por se relacionar com todos os aspectos desde preventivo, clínico, terapêutico, de reabilitação e de vigilância contínua, contudo vale ressaltar que os entendimentos sobre geriatria são muito vastos, por isso essa parte é destacada como atrativa, porém desafiadora, e muito recente na história da humanidade. A análise e o acompanhamento do envelhecimento sobre uma òtica psicológica, sociológica e psico-comportamental, é definida como a Gerontologia Social área que também se encarrega de estudar as naturezas e processos de adaptação de um certo indivíduo durante seu processo de desenvolvimento ao longo da vida.

A construção e desenvolvimento da espécie de todos os seres vivos são conduzidos por meio  do que se chama de determinismo biológico, sendo que com isso o envelhecimento nada mais é do que uma diminuição gradativa da possibilidade de sobrevivência, que consigo leva às alterações físicas e comportamentais, nas experiências e no desenvolvimento de papéis sociais. No atual cenário de envelhecimento populacional mundial, tem sido bem mais evidente a violência contra idosos, e os debates acerca desse tema pouco se é debatido, sendo assim uma realidade de negligência que necessita ser superada pela sociedade. O grande aumento da população idosa, traz como consequência a dependência do idoso no que se refere a ajuda para realização de suas tarefas diárias que implicam diretamente em sua sobrevivência, assim é necessário um acompanhante que garanta a ele sua integridade física e psíquica.

É evidente a necessidade de toda a população e do Estado se conscientizar cada vez mais e promover métodos para aliviar os sofrimentos da população idosa favorecendo as melhores condições de vida, entre outros fatores que elevam a vida saudável, pois  cuidar nesse caso passa ser uma atividade necessária, porém de grande significância e valor que envolve respeito, reciprocidade e complementaridade. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA EDITORA PROMINAS E ORGANIZADORES.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download