TEORIAS DE APRENDIZAGEM: A importância da afetividade no desenvolvimento cognitivo da criança tendo o construtivismo como projeto pedagógico consciente

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

PALACIOS, 2014). Para Luria (2016, p. um fato muito importante encontrado nas pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento no aluno, é que todo o seu processo de aprendizado depende “daquele que a criança aprende realmente na escola. ” Sendo assim, seu raciocínio lógico, suas interpretações podem ser considerados processos autônomos influenciados pela aprendizagem escolar. Desta forma, Também segundo Vigotskii (2016), o professor deve pensar sua prática na perspectiva de que existe um conjunto de capacidades: “capacidade de observação, atenção, memória, raciocínio etc. Segundo o autor, para que a criança possa ultrapassar o nível da experiência do aprendizado, “tornam-se necessários instrumentos de origem essencialmente social, como a linguagem e os diferentes sistemas simbólicos surgidos dêsse meio. ” (WALLON, 1971, p. Sendo assim, podemos considerar o currículo escolar uma ferramenta indispensável na estratégia de promover um aprendizado consciente, abolindo as formalidades arcaicas do ensino fragmentado e hierarquizado.

Mas para que isso aconteça, é preciso “sustituir el pseudo-aprendizaje, que aún predomina en nuestros salones de clases, por el aprendizaje auténtico. ” (CHAVÉZ, 2013, p. Definió la estrutura como ‘um sistema que ofrece leyes o propriedad de totalidad, em tanto que sistema’. Piaget,1973, p 179). La estructura implica un conjunto de reglas para las operaciones mentales que cambla em función de la edad y la experiencia. Las transformaciones resultantes de esse proceso de cambio representan formas cualitativamente distintas de pensamento. Piaget (1986) propuso que estas formas se manifestan em uma secuencia ordenada de patrones de atividad mental a los que llamó estadios o etapas de desarrolho. ” (PIAGET, 2014, p. Embora a teoria Piagetiana trouxera importantes contribuições no campo da Psicologia, ela enfrentou problemas “en su flexibilidad para assimilar evidencia respecto a aspectos importantes de la organizaciomy el desarrollo cognoscitivo.

” (AROUCHO, 1995, p. Sendo assim, em 1978, Vigotsky apresenta teses sobre a origem historicocultural das funções mentais com o objetivo de examinar e reformular as teorias apresentadas por Piaget. Segundo Aroucho (1995), apesar das diferenças encontradas nas teorias de Vigostsky em relação à de Piaget, ambos compartilham da mesma linha de raciocínio na compreensão de que “el conocimiento es una construcción del sujeito en interacción con su medio ambiente. Palacios (2014), diz que se tratando da perspectiva construtivista, a criança passa a ser autônomo em seu próprio processo na construção do conhecimento, onde o professor atua como mediador desse processo, exercendo um papel democrático, com uma postura de facilitador e mediador no processo de aprendizagem, face às demandas educacionais em que, el profesor y la institución educativa deben ser organizaciones que propendan a potenciar el ejercicio de aprendizaje del alumno para el logro de la autonomía y el desarrollo de su ser, dentro de lo cual se presupone un aprendizaje profesional disciplinar del sujeto pero también una comprensión y practica positiva del respeto, del amar y saber vivir con los otros en una sociedad democrática.

PALACIOS , 2014, p. Sendo assim, o construtivismo tem como base orientadora o caráter construído através da experiência. Pode-se dizer que o conhecimento que é adquirido, não advém de uma correspondência de algo externo, mas é a resposta positiva da construção de um observador, ao realizar operações de distinção. Bourdieu também se posicionou, em sua abordagem, sobre a importância da sociologia em ação. As sessões organizadas “en la Federación Española de Sociología sobre sociología del conocimiento y de la ciencia son un punto referente para los distintos autores españoles que analizan la ciencia y tecnologia”. ZUBIETA, 2009, p. e 695). Neles, são realizados estudos empíricos que analisam ciência e tecnologia, nos quais as posições construtivistas tem sido objeto de reflexão teórica e orientação para estudos de caso.

Ao se tratar da sociologia construtivista, a filosofia da ciência também analisou suas contribuições. Piaget y Lev S. Vigotsky: Pertinência de sus contribuciones a la psicologia contemporânea. Dissertação). Revista Puertorriqueña de Psicología. Porto Rico: Volumen 10, 1995. Dissertação); Universidade Nacional de Huancavelica, Jr. Victoria Garma, 275, Huancavelica, Peru. Revista ECIPerú, volumen 10, nº1, Outubro de 2013. PALACIOS, Pablo Duran. Reflexiones en torno al valor Pedagócico del Construtivismo. Rio de Janeiro, Rj. Wak editora, 2014. p. ROTTA, Esperanza Londoño La. Desentrañando la lógica interna del construtivismo social de Vigotski. S. Vigotsky en el análisis de la relación entre educación y desarrollo. Dissertação); Centro de Estudios de Didática Universitária. Las Tunas, Cuba. Revista Iberoamericana de Educación, nº 42/7, Maio de 2007.

ZUBIETA, Ana Fernandes. El Constructivismo social en la ciência y la Tecnologia: Las consecuencias no revistas de la ambivalência epistemológica. Dissertação); SPRU-Science Policy Rearch Unit, University of Sussex. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura, Agosto de 2009.

17 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download