Teologia do Antigo Testamento

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Religião

Documento 1

Responda: a. Por que esse tema é importante em Ezequiel? O povo foi deportado para a Babilônia (599), não se tratava de um cativeiro, mas de exílio, com certa liberdade para desenvolver suas atividades. Mas, tinham muitas saudades de sua vida religiosa e não aceitavam estar misturados aos pagãos e tinham isto como um castigo. Deus os havia abandonado, era o que pensavam. Influenciados pelos pagãos foram se deixando corromper e praticar a idolatria. Ezequiel fala de uma aliança nova e eterna. “O Senhor reanima Ezequiel, dizendo que existe um futuro para o remanescente”. É o próprio Yahweh quem vai promover esta mudança no coração deles: “substituindo a falta de reação por uma nova obediência à vontade de Deus. Ao mesmo tempo Deus dará um novo espírito ao remanescente, uma ideia não presente em Jeremias, mas que, claramente, é básica à teologia de Ezequiel”.

O novo coração do povo virá acompanhado de uma obediência à aliança, elemento central para quem, ao longo da história, deu sinais de fraqueza e infidelidade. House) sobre a seção de Ezequiel 4-24 (p. a. Explique a interpretação do autor sobre Ezequiel 20. particularmente sobre a função da lei. A passagem de 20. Eichrodt: o autor supõe que ao longo do tempo a mentalidade sincretista de Israel veio a associar leis acerca da redenção do primogênito com o sacrifício de crianças, como o praticado em religiões cananeias. Zimmerli: Cita Ez 20. “deixei que se contaminassem por meio de suas ofertas, isto é, pelo sacrifício de cada filho mais velho, para que eu os enchesse de pavor e para que eles soubessem que eu sou o Senhor com a lei de Deus.

” Teria dado Deus as leis para garantir o castigo e conclui: “significa que gerações posteriores foram castigadas pelos pecados de seus antepassados, o que por sua vez significa que Ezequiel 18 e 20 se contradizem um ao outro. Fishbane: partindo da ideia de que as leis são contraditórias, afirma que: “nesse caso a nação teria revelação divina confusa. House afirma que: “A carreira e a profecia de Ezequiel entram numa nova etapa em Ezequiel 33”. No contexto histórico, Jerusalém já caiu (33. e temos “início de um ministério predominantemente positivo e consolador por parte de Ezequiel”. Em primeiro lugar, Ezequiel fala da restauração de Israel (33-39); Depois, aborda a Lei do Novo Israel 40-48). Israel foi restaurado com a linhagem davídica, a terra e um templo.

Israel é como um ramo arrancado de uma árvore por duas grandes águias. Agora, neste final, o profeta “retorna à imagem do novo coração, empregada pela primeira vez em 11. Em comparação com outros países, Israel permanecerá abençoado, somente quando Deus, apenas por amor ao seu santo nome, agir para fazer um povo totalmente santo. Devido ao passado de Israel, a única maneira como se criar uma nação santa é mediante a atuação do Espírito de Deus”. Os remanescentes, trazidos do estrangeiro são unidos e restaurados pelo Deus presente como numa nova aliança.

71 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download