Tendências da Contabilidade Digital - Estágio Curricular

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Identificação do Problema de Pesquisa 4 1. Evolução 4 1. Origem 4 1. Endereço 4 1. Ramo da Atividade 4 1. Contextualização Teórica 12 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14 7. TERMO 17 8. DOCUMENTOS COMPROBATÓRIO 18 CAPÍTULO 1: APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 1. Identificação do Problema de Pesquisa A instituição avaliada nesta pesquisa tem razão: XXXempresaXXXXXX XXXXXXXXXXXX 1. Evolução A empresa foi fundada em 2007 e tem atuação na área de serviços contábeis, otimizando processos, interligando informações, garantido confiança e qualidade em serviços de contabilidade. Organograma Geral da Organização A empresa se complementa por dois eixos: o externo, que se consideram os colaboradores ou parceiros e os clientes fornecedores; e o interno, categorizado em cinco áreas centrais, com protagonismo para o departamento financeiro, em que pese as atividades de contratos serem realizadas neste e mais quatro níveis estruturais: os departamentos pessoal, fiscal, legal e contábil.

A Figura 1 apresenta sua estrutura. Figura 1: Organograma da Organização Fonte: Elaborado pelo Autor (2022) Dito isto, apresentados os dados fundamentais da organização, em todas as suas dimensões estruturais, organizacionais, estratégicas e políticas, em frente são elencados os processos desenhados na área em que o projeto foi desenhado, isto é, o departamento contábil. Em frente, apresentam-se uma Descrição sucinta das funções contidas no Organograma do departamento/setor bem como os responsáveis pelo setor, dentre outras informações relevantes. CAPÍTULO 2: APRESENTAÇÃO DA ÁREA EM QUE SÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES (ÁREA ESTAGIADA) 2. Identificação do Problema de Pesquisa A xxxxxxxxxxempresaxxxxxxxxxxx, como já previamente informado, presta serviços de contabilidade e consultoria e, portanto, atende clientes de diversas naturezas, repassando até as grandes emprestas – estas quais que contam com suporte tecnológico desenvolvimento – e chegando até os micros e pequenos empreendedores, ou Micros e Pequenas Empresas (MPEs), em que os suportes tecnológicos, geralmente, são menos desenvolvidos.

Dentro deste horizonte, a problemática desta pesquisa se enfoca nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) atendidas pela empresa XXXXXXXXempresa XXXXXXXXXXXXXXXXX, haja vista que existe uma tendência negativa desses clientes, tendo em consentimento as observações empresariais, de exprimir relevância, intenção e/ou necessidade de inovação ou de uso tecnologias contábeis, especialmente no horizonte da contabilidade digital, isto é: estas empresas não têm significativa disposição de aderir às tecnologias, aplicativos, bancos de dados, envios e recursos eletrônicos e outras ferramentas inovadoras no processo contábil, por dois motivos aparentes: (a) segurança operacional – as MPEs tendem a não acreditar na segurança transacional da operação e (b) custo e despesas de modernização – MPEs entendem que os custos não imprimir benefícios significativos.

Considerando estas evidências, tem-se o seguinte problema: como melhorar a percepção negativa em segurança operacional e custo/despesas efetivos dos clientes MPEs da xxxxxxxxxxxempresaxxxxxxxxxx quanto ao uso de tecnologias, sejam essas os aplicativos, bancos de dados, envios e recursos eletrônicos e outras ferramentas, em contabilidade digital? Com esta problemática em mente, pode-se compreender, portanto, dois eixos centrais para avaliação da proposta de ação: o primeiro deles é apresentar às MPEs clientes os níveis de segurança operacionais e o segundo é evidenciar os retornos em curto, médio e longo prazo, através das tecnológicas com um maior custo-benefício do mercado. Nesse sentido, desenvolveu-se um plano de ação para trabalhar com os clientes aqui apresentados, classificando-o a partir das necessidades diferenciais de tal público e também dos objetivos financeiros e de faturamento da organização.

Este é apresentado na seção em frente. A data se dá pela disponibilidade. A quarta etapa constitui a aplicação dos recursos na empresa. Este se dá ainda pela efetivação dos recursos de segurança, contabilidade digital, banco de dados, os softwares e hardwares necessários e o teste de troca de informações com o escritório e com demais instituições – como as instituições bancárias. Importante salientar que a mediação ocorrerá com as empresas intermediárias contratadas pelas MPEs com relação aos softwares que irão utilizar. Esta é a última etapa de finalização da ação de inovação em consultoria proposta. deslocamento para as empresas e despesas residuais), tem-se o seguinte resultado: Tabela 1: Retorno do Investimento (VPL) Calcular VPL Online n F (1+i)n P ∑ 1 7500.

Fonte: Elaborado pelo Autor (2022) Com isto, tem-se um VPL de R$ 66. sessenta e seis mil, quatrocentos e setenta e quatro reais e trinta e oito centavos), tornando a proposta viável com um payback a partir do investimento inicial de 3 meses. O projeto sem mostra viável tanto para as organizações MPEs, em pese melhorar o seu funcionamento e visão do cliente sobre suas operações quanto para a xxxxxxxxxxxxxxxempresaxxxxxxxxxxxxxxxxx, não somente pelo fundamento financeiro-econômico que fora apresentado, mas também por melhorar a comunicação empresarial e reduzir o nível de serviço interno no atendimento destas organizações. Isto se complementa quando se observados estudos recentes na literatura, trabalhados em frente. Além disso, ainda existem MPEs onde os registros financeiros ainda não estão organizados para produzir informações incompletas, confiáveis ​​e relevantes ao nível tecnológico, sendo este um dos principais problemas que são levantados pela literautra (TACHIZAWA, 2018; POZO et al.

A falta de padronização e do uso de sistemas de informação impossibilidade, assim, efetiva comunicação das MPEs com escritórios de contabilidades, que “se mostram, de fato, perdidos em muitas das atividades que devem realizar pela falta de conhecimento do administrador das empresas que atendem” (TACHIZAWA, 2018, P. O comportamento dos administradores de empresas MPEs tem, para Rocha (2010), impacto na má qualidade dos relatórios financeiros e este é impactado pela falta de consultoria de organizações. Nesse horizonte, a elaboração sistemática de relatórios financeiros, que geralmente é considerada desnecessária nas MPEs, é um dos recursos que podem ser utilizados para auxiliar as empresas com base em um processo de consultoria contábil (ROCHA, 2010). Mas, poucas empresas buscam os seus clientes para realizar as atividades. Esta auxilia também automatizando tarefas administrativas, economizando tempo para se concentrar em outras áreas dos negócios, tanto para a própria MPE quanto para as organizações com quais trabalha.

Existem vários tipos diferentes de pacotes de software de Contabilidade Digital disponíveis, dependendo das necessidades, que permitem registrar transações, gerar relatórios, gerenciar seus contatos, criar pedidos de compra, acompanhar os níveis de estoque e controle tributário, realizar faturamento de operações, avaliar processos de comunicação com outras empresas, dentre outros. Nota-se, assim, que o uso vai para muito além das perspectivas contáveis, influenciando positivamente nas próprias atividades fins das organizações. Com isto, além de compreender que a utilização de tecnologia em contabilidade ajuda a otimizar processos contábeis, garantindo que a saúde financeira da empresa continue sendo uma prioridade, além de liberar todos os colaboradores para se concentrar em outras áreas importantes de crescimento dos negócios, pode-se concluir ainda que influencia no próprio faturamento ao melhorar o processo comunicativo e transacional.

Desta forma, o plano de ação e inovação aqui proposto apresenta eficácia e importância para organizações que são atendidas pela xxxxxxxxxxxempresaxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Adoção e Uso da Contabilidade Digital: Uma Percepção de Organizações Contábeis. º da USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021. TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira (9a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2018, ROCHA, J. Institucional, Estudo de Mercado do SEBRAE. Publicação Eletrônica, atualização Jun/2018. Disponível em: <https://www. sebrae. com.

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