Tecnologias Exponenciais - Realidade Virtual e Aumentada no século XXI

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia da informação

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com Aluno 4 – RA xxxxxxx@gmail. com Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Semestre Prof. Thiago Freire – Orientador da Disciplina de Projeto Integrado Resumo O presente artigo discorre sobre as características e os benefícios de duas inovadoras tecnologias que estão se integrando a um grupo extenso de áreas que são as Realidades Virtual e Aumentada. O artigo aborda desde conceitos e particularidades, diferenciando cada tecnologia, expondo os termos importantes relacionados a esses dois termos, mostrando suas aplicações, seu histórico e o que se pode esperar com o avanço dessas inovações. Baseando-se em referências bibliográficas, datadas do intervalo de anos entre 2007 e 2018, e por meio de revistas científicas e livros, pretende-se mostrar como essas duas realidades podem revolucionar os dispositivos móveis, câmeras, o rastreamento por sistema de posicionamento global (GPS), entre outros avanços.

Como uma coisa pode ser, concomitantemente, virtual e real? Na prática, os ambientes virtuais são, também, reais. Evidentemente, são realidades distintas, alternativas, artificiais, embora nossos sistemas sensórios as entendam do mesmo jeito que o mundo físico ao nosso redor, proporcionando ensinamentos, diversão, entretenimento, prazer e conhecimento, mesmo que sejam intangíveis. Com a evolução desta tecnologia, os ambientes virtuais pode ser até tangíveis, fazendo com que eles sejam cada vez mais parecidos com a realidade no seu modo real. É bastante frequente a discordância entre os termos real e virtual, percebendo o virtual como algo que não existe. Para certos casos, a palavra virtual possui esse significado, como nas ilusões de óptica, produzidas por lentes e espelhos que mostram imagens que somente existem na mente do ser humano.

Desse modo, a opção não imersiva leva o indivíduo para uma parte da aplicação, conservando a sua ideia de presença no domínio do real, durante o tempo em que age no virtual. Já a opção imersiva leva o indivíduo inteiramente para o mundo da aplicação, deixando-o inteiramente mergulhado no virtual, interagindo com os seus objetivos e percebendo suas reações, a partir dos dispositivos multissensoriais. A RV possui as seguintes propriedades: - Privilegia a interação em tempo real, em prejuízo da qualidade das informações, caso haja necessidade (RIBEIRO; ZORZAL, 2011); - Lida com informações multissensoriais (sons espaciais, imagens dinâmicas, reação de tato e força) geradas e manipuladas ao mesmo tempo; - Usa dispositivos especiais para comunicação multissensorial; - Utiliza métodos e soluções para processamento do som, gráfico e tátil em tempo real; - Permite a ação do indivíduo no espaço tridimensional (RIBEIRO; ZORZAL, 2011); - Demanda alta faculdade de processamento gráfico, tátil e de som; - Requer treinamento e adequação do indivíduo para se ajustar ao mundo virtual (RIBEIRO; ZORZAL, 2011).

A RA, ao contrário da RV, que busca levar o indivíduo para o interior do ambiente virtual, procura conservá-lo no físico e conduz o virtual para o espaço do indivíduo, através de um aparato tecnológico. Desse modo, a comunicação do indivíduo acontece de forma bem intuitiva e espontânea, não precisando de ajustes ou treinamento. Nota-se que é exponencial a velocidade de evolução da realidade virtual, da realidade aumentada e suas variantes, contemplando plataformas, instrumentos de software e aplicações, impactando e se tornando uma constante nos sistemas informáticos diversos. Ademais, observa-se que à medida que os equipamentos de RA e RV vão ficando mais completos e robustos, aumenta a chance da produção e da implementação de produtos mais amigáveis para os consumidores, dotados de peculiaridades, como a simplicidade de utilização, customização, simplicidade de ajustamento e grande disponibilidade, o que ajudam essas tecnologias a serem tornarem cada vez mais globais.

Os efeitos dessas transformações são bem interessantes, pois, as duas realidades ajudam na concepção de inovações tecnológicas relevantes, possibilitando que as empresas se tornem mais competitivas, ou até mesmo, no campo social, trazendo vantagens para indivíduos com menores recursos. Referências GARCÍA, Carmino López; ORTEGA, Carlos Alberto Catalina; ZEDNIK, Herik. Realidades virtual e aumentada: estratégias de metodologias ativas nas aulas sobre meio ambiente. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências – Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Uberlândia-MG, 2011. “Livro do pré-simpósio, XIII Symposium on Virtual and Augmented Reality”. KIRNER, Cláudio; SISCOUTTO, Robson. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações – Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre-RS, 2007. “Livro do pré-simpósio, IX Symposium on Virtual and Augmented Reality”.

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