TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Pensando nisso, o trabalho proposto traz a tônica a importante discussão acerca das tecnologias e inovações no ensino básico, abordando também a importância de uma formação continuada no corpo docente. Palavras-chave: Ensino básico, Formação continuada, Mídias digitais, Tecnologias 1 INTRODUÇÃO É notável que ao longo dos anos, os avanços tecnológicos de transformaram em ferramentas imprescindíveis para a realização das mais diversas atividades. Tratando-se do presente trabalho, podemos afirmar que tais ferramentas além de otimizarem a educação, ainda permitem uma integração dos alunos do ensino básico com o mundo. Ao longo dos anos, é observável que a escola ainda encontra dificuldades de acompanhas os processos de mudança, que a sociedade contemporânea vem passando com a advento da tecnologia.

As informações são rapidamente veiculadas, e o desenvolvimento de atividades virtuais vem aumentando exponencialmente. Os conhecimentos dos professores não se reduzem a conteúdos, mas também, as suas metodologias de ensino. É necessário se adaptar as mudanças que a globalização e o mundo fornecem, pautar as práticas docentes nessas mudanças, para que isso ocorre, é necessário que os professores tenham uma formação que privilegie novos currículos educacionais, visando uma formação polivalente e diversificada. FREITAS, PACÍFICO, 2015). REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Segundo o professor e pesquisador José Moram, em seu artigo (Novas tecnologias e o reencantamento do mundo, 1995), na parte em que é abordado as tecnologias na educação, entende-se que o desafio está na capacidade do professor em gerir essas novas ferramentas.

Moram, afirma que As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. Os conteúdos podem ser acessados e baixado a qualquer instante, basta o aluno ter uma rede de internet disponível. LÁZARO, SATO, TEZANI, 2018). A aprendizagem baseada em projetos, faz parte do rol de metodologias ativas que, diferente da metodologia tradicional, visa que o aluno seja o criador do próprio saber, estimulando assim várias áreas do saber, trabalhar em um projeto, exige do aluno um exercício de reflexão e de ação, muita das vezes essa metodologia alcança resultados mais promissores que os exercícios tradicionais. LÁZARO, SATO, TEZANI, 2018). Aprendizagem baseada em problemas, assim como a aprendizagem baseada em projetos, essa aprendizagem exige do aulo um exercício de reflexão, e desenvolvimento de habilidades e competências necessária para a resolução de problemas propostos em atividades.

Formação docente e os saberes necessários à prática pedagógica.  EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. n. p. LÁZARO, Adriana Cristina; SATO, Milena Aparecida Vendramini; TEZANI, Thaís.

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