TECNOLOGIA POR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras chave: Tecnologia. Educação. Valores. Abstract It is a fact that technologies have taken their place in all spheres of human activity, and the educational system needs to modernize, using the technological resources to transmit programmatic contents and, above all, ethical values ​​with a more attractive and interactive methodology. Aiming to prove that it is necessary to explore these mechanisms, based on didactic criteria, to arouse students' interest; the present article starts from the thoughts of Cortella, Carvalho and Seegger at et, demonstrating the importance of the use of technology in pedagogical practice, exposing examples and stories extracted from Dias' research, and discharges in the philosophical discussion about the relation between inclusion and exclusion, which according to Bonilla and Oliveira, this nomenclature is very simple, being more appropriate to denominate exclusion the term "desfiliação".

É evidente que como toda metodologia, o uso das tecnologias precisa ser pautado por um conteúdo, sendo importante ter a reflexão crítica, a formação de uma argumentação por parte dos alunos como objetivo, pois estes são pressupostos que trazem valores em um debate. Deste modo, vale ressaltar, a visão do filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella sobre o conceito de educação: (. O radical que compõe a palavra “educação” é docere, de educere, que é “doce” e também significa conduzir. Está presente em vocábulos como “viaduto”, “oleoduto”, “gasoduto”. Educação é o que conduz cada indivíduo, desde criança, a tornar-se humano, formar-se humano, ser humano. p. Esta autora argumenta que há uma diversidade de jogos, programas, vídeos entre outros fatores tecnológicos que podem promover o avanço significativo no processo de aprendizagem, também existe metodologias que exploram estes mecanismos para promover a recepção crítica.

O avanço da sociedade referente aos meios de comunicação exige do profissional da educação uma atualização constante, pois para acompanhar as informações e novidades que permeiam a vida de seus alunos, o professor precisa estar atento àqueles recursos atualizados que possam contribuir para o aprendizado. Evidencia-se então que o educador adquire mais uma função além das tradicionais, se manter atualizado no que se refere a novidades metodológicas oriundas da evolução tecnológica. E estes mecanismos precisam estar atrelados com a formação de valores como solidariedade e respeito para conduzir o indivíduo à cidadania plena. Os autores do artigo, que realizou a pesquisa, também dissertam sobre a exigência do conhecimento digital na atualidade, pois o desconhecimento das TICs (Tecnologias de Informações e Comunicação) representaria o equivalente ao analfabetismo com relação a palavra escrita.

O fato é que promover a inclusão digital abre possibilidades de pesquisas, acesso a reflexões, e um setor de emprego que está crescendo a cada dia. Uma outra fonte acadêmica escrita por Dias demonstra exemplos de jovens que, enquanto moradores das periferias das grandes metrópoles, não encontravam perspectivas no cenário em que viviam, até que tiveram contato com a informática. A partir deste conhecimento, eles encontraram uma atividade que oferecia prazer e um caminho a seguir. Atualmente, estes jovens trabalham com esta tecnologia de várias maneiras, desde oferecendo cursos de informática para jovens carentes em entidades não governamentais ou instituições públicas como os telecentros; até a criação de um jornal local para dar voz à comunidade onde vivem. Com este olhar crítico, é possível estimular a criação de valores benéficos para a sociedade, por isso a inserção dos meios tecnológicos dos ambientes educacionais é tão relevante, ela pode transformar realidades positivamente, assim como se evidenciou no exemplo do estudante citado anteriormente.

Conclusão A educação como uma área das ciências humanas precisa evoluir de acordo com o tempo e o espaço, deve acompanhar os avanços e trazer as novidades que possibilitem o melhor aproveitamento no processo de ensino aprendizagem. Os mecanismos tecnológicos estão presentes em todas as áreas da atividade humana, representa a marca da modernidade na fase contemporânea, e foram criados para a evolução de todos os setores da vida humana. Ferramentas como vídeos, jogos, site entre outros são novidades que podem contribuir para a solução de dilemas, discutidos na educação há tempos como as maneiras de se tornar as aulas mais atrativas aos alunos. É evidente que esta utilização precisa ter critérios didáticos, visando o aprofundamento do conteúdo com uma metodologia atrativa aos olhos dos alunos, sempre se pautando no objetivo de uma formação com valores éticos como a solidariedade e também com o senso crítico.

gov. br/portals/pde/arquivos/1442-8. pdf. Acesso em 20/06/2019 às 14 hs. Cortella, Mario Sérgio: Pensar bem nos faz bem! Vol. Acesso em 21/06/2019 às 14 hs.

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