TECNOLOGIA MOBILE

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

Materiais e técnicas utilizadas 6 2. Aspectos político-religiosos atrelados as obras de artes/esculturas/arquitetura 7 2. Impacto dessas produções nos dias atuais (pensando o ocidente) 8 3 TABELA COMPARATIVA 9 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11 1 INTRODUÇÃO No presente trabalho serão discutidas as principais características da artes grega e romana, abordando pontos como o período histórico, os processos criativos, materiais e técnicas utilizadas, os aspectos político-religiosos atrelados as obras de artes/esculturas/arquitetura e o impacto dessas produções nos dias atuais no Ocidente. Período histórico e a função da produção artística Na Grécia, civilização se deu entre o século XII a. C. – período que vai até a época das Guerras Pérsicas, clássico (século V a IV a.

C. – que vai até o final da Guerra do Peloponeso - e helenístico (século III a II a. C. Diferentemente da arte egípcia, a arte grega não desempenhava uma função religiosa, não estava submetida a convenções e, devido a isso, ela foi considerada uma arte livre. Processos criativos A revolução da arte grega se deu em um momento de contestação das antigas tradições e lenda sobre os deuses. Dessa forma, passaram a investigar a natureza das coisas, desenvolvendo a ciência e a filosofia, valorizando a figura do ser humano. A arte (techné) era considerada uma arte mental e, portanto, fruto do conhecimento. Na escultura, faz-se o culto das figuras nuas, com linhas esbeltas, belas e sinuosas. A arte reverenciava a beleza, o equilíbrio, a perfeição, as representações anatômicas perfeitas, sedutoras, chamativas, voluptuosas e divinas.

Roma superou as influências exteriores e criou um estilo próprio. Evitando inspiração grega, os romanos construíram templos com grandes espaços internos. Foram criados os anfiteatros que possibilitaram sua construção em qualquer lugar e suportava um grande número de pessoas. Nesses locais, eram sediadas as lutas de gladiadores e não precisava de um palco, logo podia ser completamente circundado pela arquibancada. Materiais e técnicas A arte grega se destaca principalmente pela escultura. A cerâmica foi muito utilizada para fazer vasos que eram ornamentados com a pintura, que passou por fases geométricas, orientalizante e negra. Ainda na pintura, teve origem a técnica de afresco. Já na arte romana, as esculturas eram feitas mármore, argila e marfim e eram muito semelhantes às esculturas gregas, com a diferença de que eram uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana.

As pinturas eram realizadas nas paredes internas de construções, que misturava realismo e imaginação, complementando ricamente a arquitetura e o uso dos mosaicos era muito famoso. Na arquitetura, eram utilizados materiais como blocos de pedra, madeira, gesso e mármore. Além disso, os monumentos tinham o objetivo de homenagear os seus mecenas. Os relevos romanos na arquitetura especificavam nitidamente o acontecimento e as pessoas que dele participaram, eram monumentos comemorativos, como por exemplo a Coluna de Trajano e a Coluna de Marco Aurélio, além das estátuas dos imperadores. Impacto dessas produções nos dias atuais (pensando o ocidente) Ao analisar todos os aspectos da arte grega, esta se apresenta como algo com o que nossos olhos estão acostumados a ver e isso se deve ao fato de ter havido grande influência nos dias atuais.

Nas artes, é possível destacar a busca da perfeição estética. Os detalhes cada vez mais trabalhados é, também, uma das características que seguem até a atualidade. Colunas com arquitrave, friso e cornija, construídas de acordo com modelos de ordem dórica ou jônica. Telhado inclinado para as laterais, originando um frontão triangular. Teatros assentados em encostas de colinas Uso de arcos e abóbodas, que permitiram a construção de anfiteatros e o coliseu. Plantas de casas rigorosamente desenhadas a partir de um retângulo e nos templos era usada uma planta circular fechada por uma cúpula Escultura Ênfase nos detalhes, representações de corpos nus e com preferência pelo belo, logo muitas vezes era idealizada Muito semelhante à grega, porém com a diferença de que representava fielmente as pessoas Pintura/Mosaico Pinturas principalmente em cerâmica, passou por fases geométricas, orientalizante e negra.

Tratava de temas como atividades diárias e cenas da mitologia grega Realizadas nas paredes internas de construções, que misturava realismo e imaginação, complementa ricamente a arquitetura e o uso dos mosaicos era muito famoso. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2009. JANSON, H. W. JANSON, A. F.

73 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download