TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: GESTÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Tecnologia da informação
Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”. RESUMO- O artigo busca compreender o papel da Gestão em Tecnologias da Informação na educação à distância. Entende-se que o contexto de TI tem, ao longo dos anos e no plano global, tem promovido mudanças no aspecto cultural da sociedade. A educação pode ser lida como um exemplo, mesmo a história moderna referenciando a existência da modalidade EAD entre os séculos XVII e XVIII, em cursos por correspondência, foi a partir do apogeu da era da informática que tal modalidade se popularizou. As experiências de Tales de Mileto no ano 700 A. C, o tratado de Marxwel no século XVII, a tipografia de Johann Gutenberg2 (1400-1468), a descoberta de Graham Bell, e as feituras de Tomas Edison são prototipicamente paradigmas que demonstram os processos de inovação em aspectos temporais.
Outros nomes como: Breese Morse e Faraday (1830) com o telegrafo, Louis Jacques-Mandé Daguerre (1839), com a fotografia, e cientistas modernos, a exemplo de, Mathison Turing e Alonzo Church (1912-1954) na criação dos algoritmos, todos esses expertise e outros não mensurados, contribuíram para a existência da Tecnologia da Informação, tendo os seus projetos considerados à época. A tecnologia da informação adentra ao plano global e reorientando as perspectivas sociais em diversos contextos. Ao pensar em educação, as percepções podem ser melhor analisadas, quando relacionadas as perspectivas de ensino e aprendizagem nas novas ofertas de modalidades de educação. Os critérios de seleção dos artigos foram no idioma em português, publicados no período de (1990 a 2018), utiliza -se os descritores: educação à distância, tecnologia da informação e gestão.
Serão considerados como critérios de inclusão as obras de Bauman (2004), Manuel Castells (2003), Lévy (1999), Mansur (2000) e outros que apresentam mesma percepção de estudo. A HERMENÊUTICA e CONCEITo DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Em termos gerais, o processo de globalização implantado no pós-guerra, trouxe mudanças nas formas de interpretar o mundo. A era moderna, ao qual Bauman (1999) cunhou como modernidade líquida, se apresenta de forma complexa nos caminhos do planejar, organizar e compreender as demandas do mercado. Tendo em vista essas mudanças tendenciosas no cenário financeiro, social e cultural, adentra ao campo de percepções, à tecnologia da informação, ou seja, uma forma voltada aos mecanismos inovadores e interativos para dar conta das novas ordens de trabalho que se presentificam na segunda metade do século XX, até os dias de hoje.
Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação define que a TIC é um fator essencial para a gestão financeira e estratégica de uma organização e não apenas um suporte aos mesmos (BERNARDES e MOREIRA, 2007, p. Destarte, a expansão da atuação da tecnologia da informação deu à área a autonomia de gerenciar determinadas repartições, desde o seu aspecto inicial de coleta de dados até o processo de execução e controle das atividades organizacionais. Assim, surge uma categorização nominada de gestão de tecnologia da informação. Desse modo, avalia-se com base nas premissas de Mansur (2007, p. que “as necessidades de governança de TI originaram-se das demandas de controle, transparência e previsibilidade das organizações”. Apesar da forte demanda por governança, o crescimento exuberante da economia mundial acabou esfriando a sua necessidade imediata, e o processo de maturidade da governança nas empresas acabou atrasando por alguns anos.
MANSUR, 2007, p. Mansur (2007), reafirma a necessidade de se desenvolver uma gestão em tecnologias da informação, no entanto seus dados revelam a divergência de contextos, pois, o esfriamento de uma necessidade imediata de gestão se mostrou atrasado no sistema empresarial. Nesta ótica, pode-se valer da hipótese de um capitalismo tardio3, sobretudo em países de economia emergente, a exemplo do Brasil, cujo o globalismo ainda se consolidava ao final do século XX, ter contribuído para essa “paralisia” das práticas de uma governança de TI. Na década de 90, ao que se propõe ser uma época de exigências na qualidade dos serviços, mesmo com o esfriamento das práticas de uma gestão inovadora, estudos de caráter cientificistas já propunha o uso das metodologias voltadas aos campos do sistema de informações gerenciais, da tomada de decisões com base numa gerencia em TI, e uma análise de formações por meio dos computadores.
Hoje, a tecnologia está demasiadamente conectada com a educação, fazendo com que as grandes empresas sintam a necessidade de abraçar metodologias nos campos da gestão, TI, marketing e logística para a ascensão no mercado competitivo e obtenção de lucros. É impossível negar que, a ascensão da tecnologia para o sistema educacional não tem mudado apenas a logística das empresas para o tratamento dado à sua clientela, a informatização da educação, o estudo on-line e as multimodalidades formativas propostas por programas de computadores tem promovido uma mudança cultural na sociedade. Assim, concebe-se a ideia de que “A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos”. KENSKI, 2013, p. ação de conhecimentos sobre os próprios conhecimentos [.
” (CASTELL, 1999, p. A gestão em tecnologias da informação pode ser retomada como um dado conhecimento que surge para gerir as ferramentas, os programas, as estruturas e, de fato, os mecanismos que envolve o ensino à distância hodiernamente. Ao se pensar em cursos EAD, são realizadas interrelações ao meio cibernético, à internet e as fontes virtuais que fazem parte da realidade social da época. Não capturado as formas antigas, como telegrafo, rádio, televisão e outrem, pelo simples contexto ser de domínio da cibercultura, ou seja, a era dos computadores, da rapidez e fluidez da modernidade pós-moderna. Portanto, o crescimento tanto da EAD quanto das suas práticas associadas a uma gestão de tecnologia da informação, sugere um conjunto de metodologias em TI que possam ser desenvolvidas dentro de uma corporação e/ou organização com o intuito de obter lucros.
Destarte, o próprio site CIO/EUA apresentam formas de gerir um negócio de acordo com seus contextos e especificidades, para que o resultado seja à competitividade e o retorno financeiro, a exemplo: • BMC Remedyforce: serviço de gerenciamento para iniciantes, possui uma equipe de TI que trabalha na resolução de problemas, aplicada a organização de necessidades moderas. • Ivanti Service Manager: baseia-se em nuvem que promete ajudar as empresas em tudo, fornece relatórios e insights, direcionada a qualquer tipo de organização. • Zendesk: simples e fácil de ser implementado nas organizações, possui suport, guide, chat, talk. Usados em organizações de pequenas e médias, favorece o serviço de suporte, rastreador em tempo real para os clientes. Assim, serão obtidos benefícios como o alinhamento do TI, a eficiência na entrega dos serviços, a otimização da experiência dos clientes, uma linguagem comum e possíveis melhorias nos serviços prestados.
SANTOS; MOTTA, 2008, p. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS EAD Os suportes de TI, as metodologias e os frameworks são de estrema relevância para se pensar em uma gestão das práticas existente no sistema EAD de universidades e plataformas que ofertam ambientes formativos conectados à programas de ensino à distância. Esses recursos auxiliam na prestação de serviços com qualidade, concomitantemente, a inclusão e o ensino/aprendizagem dos sujeitos inseridos no processo de educação à distância. MANSUR, 2007, p. RIBEIRO, TIMM E ZARO, 2007, p. Assim, ao avaliar os pontos cartesianos que envolvem a gestão em tecnologias associado à oferta do ensino à distância, é permitido inferir a existência de uma relação de dependência, em que o EAD para funcionar com qualidade necessita do profissional de TI alinhado e comprometido com as dimensões do campo educacional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente artigo apresentou uma análise da gestão de tecnologia da informação associado a prática do EAD. O estudo mostrou uma síntese das bases que deram rumo a era tecnológica ao qual se vive atualmente, o sistema EAD concomitantemente a tecnologia da educação, e por conseguinte, traçou os pontos de interseção que mostra a profissão de TI ocupando uma posição de destaque em empresas, prioritariamente as que prestam serviço ao ensino à distância. Dessa forma, a hipótese de que uma governança em TI seja basilar para uma qualidade no sistema de educação à distância, se confirma na medida em que os cenários de interlocuções entre a gestão do conhecimento e da informação se aproximam.
Ed. Paz e Terra, 1999 COBT 4. Control Objectives for Information and Related Tecnology. Disponível em: <https://www. infoescola. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008. KENSKI, Vani Moreira, Tecnologias e Ensino Presencial e à Distância. São Paulo: Papirus, 2003. LEVY, Pierre. edools. com/educacao-adistancia/>. Acesso em: 20 jan. REZENDE, D. A. Disponivel em: < https://cio. com. br/top-12-ferramentas-de-gerenciamento-de-servicos-de-ti/>. Acesso em: 21 jan. WEILL, P.
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