Tecnologia de Tratamento da Poluição do Ar

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

TECNOLOGIAS REDUZEM A EMISSÃO DE GASES DOS MOTORES 6 2. tecnologia atende ao euro v 7 2. Combustível 8 3. CONCLUSÃO 10 4. BIBLIOGRAFIA 11 1. Esses gases também afetam o ambiente, pois podem combinar-se com o vapor de água presente na atmosfera e dar origem à chuva ácida, resultando na formação do ácido sulfúrico e ácido nítrico. A chuva ácida pode causar acidentes ecológicos graves como a destruição da vegetação e contaminação dos solos e águas. Atualmente as indústrias dispõem de instalações de filtragem e de tratamento de gases e vapores expelidos nos processos que realizam. Além de monitoramento e controle feito por equipamentos para garantir a qualidade do ar. De acordo com Valle (2002), A redução da utilização de combustíveis fósseis para abastecimento dos veículos, substituindo-se o uso de transporte privado pelo público são também medidas que as pessoas podem tomar para diminuir as emissões de gases na atmosfera.

O piso composto com o material fotocatalítico não influencia a aparência do produto final, que permanece igual ao concreto tradicional. A diferença está mesmo em sua função. Enquanto pavimentações comuns cooperam para a emissão de ainda mais gases tóxicos, o DENOX é capaz de reduzir a poluição local em até 40%. Além disso, o material proporciona outros benefícios, tais como propriedades bactericidas e a degradação de manchas de origem orgânicas. Esta grande influência positiva na qualidade do ar faz com que este sistema seja ideal para os mais diversos tipos de áreas públicas e privadas com grande concentração de pessoas e, consequentemente, de poluição. Foram adotados dois sistemas para os motores, a começar pela Redução Catalítica Seletiva (SCR), para tratamento dos gases de escape, em que um reagente líquido chamado Arla 32 é pulverizado no gás de escapamento, promovendo uma reação química no sistema catalítico, que praticamente neutraliza a geração de gases químicos.

A segunda opção é o Sistema de Recirculação de Gases de Escapamento (EGR), que não requer Arla, e os gases retornam à câmara de combustão do motor, reduzindo a temperatura da combustão e eliminando óxido de nitrogênio. “Essas mudanças tecnológicas encareceram os veículos em, aproximadamente, 7%”, diz Oliveira. De acordo com Camilo (2017), As duas tecnologias são vantajosas para o meio ambiente, e cada fabricante selecionou a mais adequada para seus produtos. Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo Construction Equipment Latin America, explica que as mudanças foram introduzidas nos motores fabricados pela empresa com objetivo de reduzir a emissão de poluentes e ruídos. Isso levou os grandes frotistas a anteciparem a compra de equipamentos Euro 3, permitindo que os fornecedores pudessem se estruturar melhor”, conta.

Combustível De acordo com Camilo (2017), O consumo de combustível pode variar conforme a qualificação do operador, condições climáticas, tipo de percurso adotado, entre outros fatores. “Para os novos limites de emissões, além dos sistemas de pós-tratamento sensíveis ao enxofre, foi necessário um diesel com menor teor de enxofre. Inicialmente, o S50 (50 partes por milhão – ppm) e, atualmente, o S10 (10 partes por milhão)”, descreve Oliveira, lembrando que, para os equipamentos que possuem o SCR como sistema de tratamento de gases, é necessário utilizar o Arla 32 a uma fração de 5 litros para cada 100 litros de diesel. Portanto, neste caso, houve um aumento de custo operacional. A redução do enxofre é o grande passo desta vez", afirma o gerente de Qualidade do Ar, do MMA, Rudolf Noronha.

Em 1° de janeiro de 2012 passa a valer a Resolução 403/2008 do Conama, que dispõe sobre a nova fase de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) no que se refere a veículos pesados  - a chamada Fase P-7. Segundo Ávila (2011), O enxofre (S) é um componente do óleo diesel e também um dos principais problemas de sua utilização, não apenas devido aos danos ambientais mas para as partes metálicas dos motores, que são corroídas devido à formação de ácido sulfúrico durante a combustão. Segundo Ávila (2011), No Japão, o teor máximo de enxofre no diesel é de 10 ppm (partes por milhão) de enxofre. Esse é o nível estipulado pelo Conama para ser atingido pelo Brasil em janeiro de 2013.

Disponível em :< https://www. aecweb. com. br/cont/m/rev/tecnologias-reduzem-a-emissao-de-gases-dos-motores_13886_39_0> Acesso em : 16 Nov. AVILA, Cristina.

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