Tecer conclusões de forma analítica acerca de uma pesquisa em andamento

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Destaca-se, aqui, o curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo, que busca uma maior identificação dos formados com uma comunidade específica, nesse caso, alunos das áreas rurais do território nacional, que necessitam de condições diferenciadas em seu processo de aprendizagem, com respeito a seus conhecimentos e especificidades do meio em que vivem. Durante todo o percurso da elaboração desse trabalho científico, procurou-se compreender melhor o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia - Área de aprofundamento em Educação do Campo, e como o referido curso pode ser um diferencial para a formação de um pedagogo, para que este seja capaz de entender a realidade do campo. O que pode ser notado pela análise do referido documento é que, mesmo tendo especificidades próprias para aqueles que irão atuar no campo, ele não deixa de lado conteúdos básicos na formação de qualquer pedagogo.

Assim, o egresso estará apto a atuar não somente em comunidades rurais, mas também urbanas, desde a educação infantil até níveis mais altos, como a EJA. De acordo com os pressupostos do PPP do curso Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo, o profissional egresso terá uma formação humana ampla, capaz de compreender problemas relacionados às condições de ensino-aprendizagem, analisando-os, com uma visão crítica, e trazendo alternativas para a educação em contexto rural. Os resultados aqui presentes também dão suporte para se conhecer melhor o referido curso, pensando em sua manutenção e aprimoramento, de forma a garantir um processo educacional que forme docentes capazes de compreender o povo do campo e suas realidades. Como descrito no presente trabalho, os dados foram obtidos por meio de email, sendo enviados a egressos do curso de Pedagogia - Área de aprofundamento em Educação do Campo, que ingressaram entre os anos de 2010 e 2012.

Todos os dados foram devidamente quantificados e analisados. Pôde-se perceber, ao se analisar o perfil socioeconômico dos entrevistados, que terminar um curso de graduação não é uma tarefa fácil, já que 60% deles não conseguiram concluí-lo no prazo determinado para o mesmo. Em muitos casos, fatores econômicos e sociais podem explicar essa situação. O fato de os egressos terem entrado mais tarde no ensino superior do que prevê a LDB (99394/96) tem uma relação com o poder aquisitivo do grupo familiar em que o egresso vivia antes de entrar na universidade. Em muitos casos, os alunos terminam o ensino médio sem uma perspectiva de frequentar um curso universitário, precisando encontrar um emprego para auxiliar com o aumento da renda familiar. Com o tempo, ou com uma maior estabilidade, essa pessoa decide frequentar um curso superior.

Em paralelo à situação econômica, está a autodeclaração de cor/raça do estudante. Na soma total, 57% dos egressos se autodenominaram negros ou pardos. Mais da metade dos egressos não viram sua formação como garantia de se conseguir uma ocupação no mercado de trabalho, situação agravada pelo fato de uma curso voltado para a educação no campo ser marginalizado pelo poder público. Como consequência de uma expectativa de não garantia de emprego, os entrevistados também viram a possibilidade de estabilidade financeira, esperada após realização de um curso superior, não se concretizar. Quando não se consegue emprego, a estabilidade financeira fica adiada, mesmo que não seja o objetivo principal dos egressos do curso. Em relação ao baixo prestígio da profissão, a maioria dos entrevistados veem a profissão pouco valorizada, não apenas financeiramente, mas socialmente, uma vez que esse profissional não sentem seu trabalho reconhecido.

Essa situação não é restrita apenas ao pedagogo, mas à profissão docente, como afirmam Jezine e Felinto (2014), uma vez que essa a profissão se encontra categorizada como de menor status social. O desempenho de seu trabalho pedagógico levará ao um crescimento tanto pessoal, como profissional, motivando alunos a terem prazer pela aprendizagem, não importando sua origem. REFERÊNCIAS STOFFEL, W. P. ZIZA, C. R.

73 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download