Teatro, conteúdo nas aulas de Educação Física

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Artes cênicas

Documento 1

Palavras-chave: teatro, educação física, diálogo interdisciplinar, corporeidade INTRODUÇÃO AO CAMPO DO TEATRO DENTRO DA FISICALIDADE O uso do Teatro como recurso didático é extremamente ausente em cursos de formação de especialistas em Educação, afinal a escolas, na maioria das vezes insistem em caracterizar a matéria e o campo do Teatro como aquele famoso evento social da escola, contudo há muito a explorar na Educação Física se auxiliando de muitos conceitos apresentados sobre a corporeidade dentro do Teatro. O Teatro dentro do ensino possui grande importância fundamental na educação e principalmente em aulas de Educação Física, pois, permite ao aluno uma enorme variedade de conteúdos que influenciam no aprendizado gerando assim, a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.

Se em algumas áreas do conhecimento o corpo tem sido o principal instrumento de trabalho, ou seja, o movimento corporal é a estrutura fundamental das ações construtivas do saber e do fazer em ambas as disciplinas. EXPANDIDOS ELEMENTOS TEATRAIS DENTRO DA EDUCAÇÃO As práticas da Educação Física abrangem uma grande possibilidade de movimentos, de exercícios constantes que visam o desenvolvimento das habilidades físicas e motoras, além das cognitivas,para as muitas aprendizagens em jogos, danças e esportes convencionais. Nas últimas décadas, há ainda uma grande reviravolta conceitual, afinal toda atividade esportiva e âmbito da Educação Física, vem sendo compreendida como atividade de desenvolvimento às várias dimensões biodinâmicas, um ponto onde ela se relaciona e funde muito bem às ideias e práticas do estudo e controle do corpo dentro do Teatro.

Sendo assim, o teatro representa, no âmbito educacional, a melhor referência de tratamento do corpo na escola, no sentido de propiciar, ao mesmo tempo, prazer e saber, pela via lúdica e da sensibilidade, tudo isso tornando o Teatro um campo a ser incorporada e estudado em qualquer método de ensino e preparo da Educação Física. Considerações Finais Se em algumas áreas do conhecimento o corpo tem sido o principal instrumento de trabalho, ou seja, o movimento corporal é a estrutura fundamental tanto para Teatro como para a Educação Física, afinal em ambos os campos temos o uso e controle corporal como objeto de interesse principal da disciplina. Essa expansão do pensamento proposto aqui confirma a hipótese de que o Teatro juntamente da Educação Física e pela corporeidade, pode (re)significar essa área do conhecimento no que tange aos recursos didáticos, metodológicos e sua aplicabilidade.

A conclusão deste artigo aponta assim, uma identificação de possibilidades para um diálogo sensível entre Teatro e a Educação Física, sobre o enfoque da interdisciplinaridade direcionando-se para a corporeidade, dimensão sensível em contraste aos métodos conservadores de como é visto tais matérias acadêmicas. Referências AZEVEDO, Sônia Machado. KURTS, Ron. O corpo revela. São Paulo: Summus, 1989. LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. O Corpo Fala. Petrópolis: Vozes, 1985.

35 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download