TCC Artigo Científico Logística

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Isto exige uma mudança radical na maneira de se ver a relação entre a instituição pública e fornecedor. Se analisarmos o que um fornecedor objetiva, veremos que pode ser o crescimento de seu faturamento, outro objetivo pode ser a diminuição do custo de vendas, que pode ser obtido pela diminuição do tamanho da carteira de clientes. Da mesma forma que o fornecedor tem seus objetivos estratégicos o governo também os tem: rapidez, confiabilidade, flexibilidade, qualidade e custos. Palavras-chave: Administração. Estratégia. Strategy. Marketplace. Planning. Sales. INTRODUÇÃO Se os custos são um problema para as organizações públicas, a redução do tamanho dos estoques e a melhoria no processo de compras, sem prejudicar a operação, é um objetivo a ser conquistado.

Essa prática inviabiliza a eficácia no controle de custos e consequentemente aumenta os ricos de perdas. Logística e Cadeia de Suprimentos A Logística não é algo nada novo. A logística é bastante antiga e tem características militares. Antes de se entrar em guerra com outro reino os senhores da guerra mandavam espiões na frente que estudavam o território inimigo. Um grupo de batedores seguia logo após para preparar o território, para receber os responsáveis pelas estruturas de apoio, barracas, cozinhas, fortificações e somente depois o grande exército se movia em segurança. A logística posiciona os produtos (itens) para uso dos beneficiários. Outra questão da nova logística é atuar para criar valor para o beneficiário.

Criar valor para o beneficiário é um dos objetivos da gestão pública. Este não é um curso sobre políticas públicas, porém a existência da logística como a temos hoje é decorrente deste pensamento. A logística deve estar ligada diretamente as políticas públicas e se traduzir em ações necessárias para que estas políticas se realizem, isto cria valor para os beneficiários. A Logística exige um profissional em constante aprendizagem. Competência em logística significa atender aos beneficiários, conforme o grau de serviço acordado. Uma organização é competente em logística se na avaliação de seu beneficiário ela fornece um serviço superior, de forma contínua ao menor custo possível. Uma maneira de se medir a competência logística de uma organização é por meio da capacidade que esta organização tem de criar valor para o beneficiário.

Criar valor significa entender e atender sua necessidade. A rede de transporte ferroviário brasileira se mostra de certa forma rígida e inflexível. O transporte ferroviário permite o transporte de grandes quantidades de materiais a baixos custos. O transporte rodoviário é muito mais flexível alcança uma capilaridade muito grande, porém há um custo superior. Combinar os modais ferroviário e rodoviário parece uma solução muito interessante do ponto de vista logístico. A combinação de diferentes modais permite economias significativas nas operações logísticas. O plano permite alocar produtos conforme determinadas características conhecidas tais como: dimensão (forma espacial), peso, densidade, valor e sazonalidade de abastecimento como, demanda dependente ou demanda independente. O plano de estocagem considera também as características físicas do prédio do armazém de forma que favoreça os trabalhos.

Um depósito dentro de uma região urbana estará limitado por alguns fatores como: a velocidade dos veículos de transporte, tipo do veículo (algumas cidades impedem que caminhões grandes trafeguem na região central), ao crescimento urbano. Cidades com grande crescimento como São Paulo impedem que os depósitos sejam ampliados por falta de espaço. O local do depósito também tem de considerar o tipo de mão de obra a ser empregada e os serviços locais necessários e disponíveis tais como bancos, comércio, restaurantes, hospitais, postos policiais e de postos combustíveis. Os operadores devem conhecer os primeiros socorros, assim como operar os equipamentos de segurança. Um armazém pode funcionar 24 horas por dia e necessita de operadores, supervisores, pessoal de manutenção, pessoal de segurança, primeiros socorros e de serviços de alimentação.

O emprego de mão de obra feminina é uma realidade nesta área. As mulheres tem tido melhor desempenho do que os homens na operação de máquinas. Ergonomia Outro grande dilema de gestores está entre decidir adaptar o homem ao ambiente ou adaptar o ambiente ao homem. Sistemas de transmissão por rádio frequência e outros dispositivos de comunicação, facilitamos processos evitando que os operadores retornem para buscar por informações. A variedade tecnológica disponível atende aos mais elevados níveis de serviço, favorecendo o resultado operacional do armazém. CONCLUSÃO Fica claro que as organizações públicas, podem otimizar os seus métodos de operações em relação a seus processos logísticos, aumentando seus níveis de produção e consequentemente levando mais qualidade de vida às pessoas que utilizam os serviços em diversos setores, como por exemplo, em áreas da saúde, educação, segurança, lazer, transporte e infraestrutura.

Fica evidente que novas políticas públicas voltadas à praticidade destes serviços, pode adequar ainda mais o funcionamento dos mesmos, pois, o resultado pode ser uma maior praticidade na implementação das práticas operacionais logísticas. A tecnologia também é uma grande aliada, com recursos cada vez mais sofisticados à disposição, uma grande transformação positiva pode ser alcançada. Gestão de Estoques, fundamentos modelos matemáticos e melhores práticas aplicadas. Versão Português-Br: Editora Cengage Learning, 2010. BERTAGLIA, P. R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.

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