Sociologia Hoje

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Por fim, será desenvolvida uma análise crítica sobre a condição da mulher no livro didático de Sociologia. DESENVOLVIMENTO O livro didático selecionado para análise é o Sociologia Hoje – Ensino Médio, da editora Ática publicado em 2016 e aprovado no PNLD de 2017. O mesmo é composto apenas por autores do sexo masculino, são eles: Igor José de Renó Machado, mestre em Antropologia e doutor em Ciências Sociais; Henrique Amorim, mestre em Sociologia e Doutor Ciências Sociais; e Celso Rocha de Barros, também mestre em Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais. Em sua estrutura, o livro dispõe de introdução fazendo uma breve referência sobre o que é a sociedade e possui a divisão em três unidades que podem ser aplicadas as séries do ensino médio respectivamente, são elas: Unidade 1 – Cultura; Unidade 2 – Sociedade; e Unidade 3 – Poder e Cidadania.

Em cada unidade, existem cinco capítulos com igualmente, cinco temas referentes à unidade. Adentrando a primeira unidade, temos o capítulo 1 “Evolucionismo e Diferença”, no qual é apresentado o pensamento de duas autoras referente ao tema “Populações Indígenas no Brasil”, sendo a primeira a antropóloga luso-brasileira Manuela Carneiro da Cunha e a segunda, a também antropóloga brasileira Nádia Farage. No capítulo 2 “Padrões, Normas e Culturas” a respeito do tema “Padrões Culturais”, temos novamente o pensamento de duas antropólogas, Ruth Benedict e Margaret Mead, na qual a última aparece representada em uma foto na ilha Manus. A imagem de 1953 ainda sem cores mostra a autora conversando com uma mulher que possui uma criança em seu colo. Na página seguinte, temos um trecho do livro O Crisântemo e a Espada de Ruth Benedict.

O último tema “O Conceito de Cultura no Século XXI” nos mostra a imagem da professora e filósofa Angela Davis, entretanto, a legenda refere-se a ela como uma ativista. Quatro autoras são citadas ao longo do texto, como Margaret Mead, Gayle Rubin, Sherry Ortner e Marilyn Strathern. Nas figuras, temos em uma, o desenho de uma mulher servindo café para o homem na cama, e na outra, a mulher sendo usada como propaganda na venda de carros. Nas sugestões de leituras, temos três livros escritos por autoras, são elas: Clarice Lispector, Simone de Beauvoir e Judith Butler. Nos filmes, é sugerido o documentário Estamira e o filme XXY. Na segunda unidade, o capítulo 6 “Pensando a Sociedade” mostra no tema “O Capitalismo e a Formação do Pensamento Clássico” uma pintura que retrata mulheres trabalhadoras de uma tecelagem em horário de descanso.

No tema “Precarização do Trabalho no Brasil Contemporâneo” é destacada a imagem de uma empresa de telecomunicações, na qual, a grande maioria dos funcionários é composta por mulheres. Nas atividades aparece um quadro com dados do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - onde mostra que a mulher recebe um salário inferior ao do homem e a mulher negra, recebe ainda menos. Nas sugestões de leitura temos destaque para a autora Patrícia Galvão. O capítulo 10 “Temas Contemporâneos da Sociologia” em seu tema “Valorização e Financeirização do Capital” relata o pensamento da economista Maria de Lourdes Mollo. Mais a frente mostra a imagem de uma sala de aula na escola pública, onde é visto uma professora. No tema “Os Movimentos Sociais” a filósofa Nancy Fraser explica as diferenças entre cada movimento.

Mais a frente, temos a imagem de Rosa Parks sentada em um ônibus e uma breve descrição de sua revolta contra as leis dos Estados Unidos. Nas indicações de filmes temos As Sufragistas, uma história do movimento feminista da Inglaterra. No capítulo 14 “A Política no Brasil” mostra uma pesquisa feita pela professora Argelina Figueiredo. Nas indicações de filmes temos Olga, no qual retrata a história da comunista Olga Benário. A propósito, no que se refere aos filmes indicados, normalmente as mulheres são tratadas como vítimas da sociedade, como em Que Horas Ela Volta e Maria Cheia de Graça. As imagens do livro são poucas se referindo à mulher e, como foi analisado anteriormente, são citadas como funcionárias de empresas ou como professoras, tendo em vista as duas imagens de escolas.

A imagem do capítulo 8 reforça a qual papel a mulher está empregada na sociedade, sendo retratada como uma pessoa que limpa, de acordo com a vestimenta e, servindo de auxílio para os filhos, visto que a imagem mostra uma criança com a mesma. Nos capítulos que se referem à política, não temos a presença do gênero feminino, onde é possível identificar políticos de diversos partidos, inclusive da atualidade. A representatividade da mulher na política, infelizmente é rara, entretanto, temos algumas que merecem ser destacadas. São Paulo: Ática, 2016. p.

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