Sistemas acoplados

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Qual a diferença entre sistemas fracamente e fortemente acoplados? Cite exemplos de aplicações da ambos os tipos. A principal diferença entre os dois sistemas é que o fortemente acoplado possui várias CPUs compartilhando uma única memória e sendo controlados por um sistema operacional, permitindo assim que vários programas sejam executados ao mesmo tempo, já o fracamente acoplado possui dois ou mais sistemas de computação interligados em que cada um possui o seu próprio sistema operacional, permitindo assim, que cada sistema funcione de forma independente e um processamento distribuído pelas CPUs. Dessa forma pode-se dizer que a taxa de transferência entre as CPUs e memória em sistemas fortemente acoplados é maior que nos fracamente acoplados. No entanto, nos fortemente acoplados existe apenas um espaço de endereçamento compartilhado, enquanto nos fracamente acoplados existe uma memória para cada sistema.

É possível concluir que cada sistema tem pontos negativos e positivos, a forma de escolher entre um dos dois deve depender das prioridades, por exemplo nos sistemas fortemente acoplados, um programa pode ser executado por qualquer processador ou por vários processadores ao mesmo tempo, o que pode ser muito benéfico, então se essa for uma prioridade, este deve ser escolhido. No contexto de Sistemas Distribuídos o que é Exclusão Mútua? A exclusão mútua no contexto de distribuídos deve garantir a exclusividade de acesso pelo sistema, por exemplo, dado um recurso compartilhado, que pode ser requisitado por diversos processos simultaneamente, este só pode ser acessado por um processo, no entanto cada processo que acessa aquele recurso em algum momento deve recebe-lo. Essa exclusão pode ser feita por meio de algoritmos distribuídos e algoritmos centralizados, no primeiro, quando um processo deseja acessar um recurso, então ele envia uma mensagem para todos os outros processos que também desejam, e esses outros processos podem responder ou não, no segundo, um processo do sistema é eleito como o coordenador e as entradas são coordenadas na seção crítica, esta que significa a parte do código que é realizado o acesso a algum recurso, e os outros aguardam seus acessos, onde acontece o acesso exclusivo, o coordenador decide quem vai ter acesso ao recurso compartilhado, e se não houver nenhuma disputa, o acesso é garantido pelo processo instantaneamente.

Quais as diferenças entre falhas por queda, omissão, temporal e Arbitrária. Exemplifique cada um desses tipos. Basicamente, a falha por queda, é quando, por exemplo, o servidor morre, porém, antes disso, ele estava operando normalmente, por possíveis falhas de hardware ou energia, a falha por omissão, é quando o servidor falha ao responder requisições, que pode acontecer quando esse servidor falha ao receber uma mensagem ou ao enviar a resposta, por algum problema na rede de comunicação a falha temporal é quando, essa resposta ocorre após um período de tempo estabelecido, por exemplo, quando é requisitada uma resposta de um servidor e este demora para obtê-la e já a arbitrária, pode reproduzir respostas arbitrárias a qualquer momento como já indica o nome, ou seja, quando respostas não esperadas são obtidas pelo servidor.

33 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download