Sistema para gerenciamento de venda de ingressos teatrais

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

A partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, se tornou possível desenvolver o programa de acordo com os requisitos solicitados. Abstract This project reports on the development of a theater ticket sales system, addressing topics related to the disciplines of “Language and Programming Techniques” and “Software Engineering I”. The program was written in C programming language in the DEV C ++ integrated development environment. From the knowledge acquired during the course of Systems Analysis and Development, it became possible to develop the program according to the requested requirements. Key-words: theater, ticket, system Sumário 1 Modelo de ciclo de vida 8 1. Structs 13 4. Matrizes 14 4. Vetores 14 4. Vetores de structs 15 5 Telas do sistema 15 6 Conclusão 19 7 Referências 20 Lista de figuras Figura 1 – Diagrama de execução de um programa em C 11 Figura 2 – Struct peca 13 Figura 3 – Struct ingresso 14 Figura 4 – Tela de escolha do dia da semana 15 Figura 5 - Tela principal 16 Figura 6 – Tela de escolha dos espetáculos 16 Figura 7 – Representação dos lugares da sala 17 Figura 8 – Seleção do tipo de ingresso 17 Figura 9 – Exibição dos ingressos comprados 18 Introdução O sistema desenvolvido neste projeto é capaz de fazer o controle de vendas de ingressos de um teatro e fazer a gestão do caixa.

Dependendo de quem estará associado ao ingresso, descontos podem ser aplicados no valor final do ingresso.  É também chamado de modelo de ciclo de vida linear, sequencial.  É muito simples de entender e usar.  Em um modelo em cascata, cada fase deve ser concluída antes que a próxima fase possa começar e não haja sobreposição nas fases. A modelo cascata é a abordagem de modelo de ciclo de vida mais antiga usada no desenvolvimento de software. O Modelo em cascata ilustra o processo de desenvolvimento de software em um fluxo sequencial linear. Linguagem de programação Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais para instruir um computador ou dispositivo de computação a executar tarefas específicas.  O termo linguagem de programação, geralmente, refere-se a linguagens de alto nível, como BASIC, C, C ++, Java, Python, entre outras.

Cada linguagem de programação possui um conjunto exclusivo de palavras-chave (palavras do vocabulário) e uma sintaxe especial para organizar as instruções do programa. Linguagem de alto e baixo nível As linguagens de programação de alto nível, embora simples em comparação às linguagens humanas, são mais complexas do que as linguagens que o computador realmente entende, chamadas linguagens de máquina.  Cada tipo diferente de CPU possui sua própria linguagem de máquina.  O diagrama a seguir mostra a execução de um programa C. Figura 1 – Diagrama de execução de um programa em C Fonte: própria 3 Requisitos do programa O sistema deve ser capaz de realizar vendas de ingressos de peças teatrais e ainda realizar a gestão do caixa ao fim de cada dia.

Venda de ingressos O cliente deverá informar a peça a qual deseja assistir e a quantidade de ingressos a serem comprados. Para cada ingresso deve-se informa a poltrona associada a ele e o tipo de ingresso (sem descontos, com 50 por cento de desconto ou 100 por cento de desconto). Após a confirmação da compra, o sistema mostra os dados dos ingressos vendidos. Assim define Reis (2017): Estruturas de dados diversas encontram muitas aplicações em desenvolvimento de sistemas, sendo que algumas são altamente especializadas e utilizadas em tarefas específicas. Usando estruturas de dados adequadas, podemos administrar uma grande quantidade de dados de forma eficiente, com aplicações em bancos de dados ou serviços de busca e indexação de dados, e no desenvolvimento de algoritmos eficientes. Structs Struct ou estrutura é um tipo de dados definido pelo usuário na linguagem C, que permite combinar dados de diferentes tipos.

 A estrutura ajuda a construir um tipo de dados complexo que é mais significativo.  É um pouco semelhante a uma matriz, mas uma matriz contém apenas dados do tipo semelhante. Os vetores de cada sala estavam contidos em uma matriz. Vetores “O vetor pode ser considerado uma variável multidimensional indexada, ou seja, uma variável que tem a capacidade de guardar mais de um valor simultaneamente do mesmo tipo. ” (Santos, 2015) Como explicado anteriormente, vetores foram utilizados para representar os lugares das salas. Porém não foram utilizados unicamente para esse fim. Para suprir outras necessidades que o projeto exigia, vetores de structs também foram aplicados. Ingressos com 100 por cento de desconto só estão disponíveis para a venda as terças-feiras. A figura 5 mostra uma tela de seleção em uma terça-feira.

Figura 9 – Exibição dos ingressos comprados Fonte: própria A figura 6 mostra os dados dos ingressos comprados de uma peça, contendo seus dados: nome, horário, poltrona e dia da peça. Conclusão O processo de criação de um sistema de vendas é complexo, mesmo que seja apenas um protótipo. Tanto a fase de implementação do projeto quanto a fase de planejamento são extremamente importantes. com. br/?p=259. Acesso em: 6 nov. REIS, Fábio.  O que são estrutura de dados: Estruturas de Dados e Algoritmos.

97 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download