SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE REQUISITOS DE SOFTWARE

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Palavras-Chaves: Sistema, Gerenciamento, Requisitos de Software. LISTA DE SIGLAS BR: Brasil; PT: Português; UML: Linguagem de modelagem unificada. LISTA DE FIGURAS Figura 1: Organograma da empresa. Figura 2: Caso de uso. Figura 3: Diagrama de Classe. Figura 14: Modelo físico da tabela de perfil. Figura 15: Modelo físico da tabela de usuário. Figura 16: Diagrama de implantação. Figura 16: Diagrama de componentes. LISTA DE TABELAS Tabela 1: Descrição do caso de uso “Fazer Login”. PREVISÃO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS. CRONOGRAMA PROPOSTO. CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO. HISTÓRICO DA EMPRESA. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. O AMBIENTE DO SISTEMA. A DEFINIÇÃO DO ESCOPO. MOTIVAÇÃO PARA O NOVO SISTEMA. SITUAÇÃO DESEJADA. PROBLEMAS DO SISTEMA ATUAL. PROJETO FÍSICO DE BANCO DE DADOS. DEFINIÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO. DEFINIÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E BANCO DE DADOS. DIAGRAMA DE IMPLANTAÇÃO. Essas etapas irão compor a documentação do projeto. PREVISÃO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS Como alocação de recursos precisamos dos seguintes itens:  Recursos Materiais (Hardware) - 1 Notebook i3 4Gb; - 1 impressora jato de tinta;  Recursos Materiais (Software) - Linux Ubuntu 16 ou superior; - Libre office ou similar; - PhpMyAdmin; - Sublime. CRONOGRAMA PROPOSTO Segue abaixo o cronograma proposto. CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO Nesse capítulo demonstraremos como funciona o negócio de uma determinando empresa fictícia, que vende projetos personalizados para seus clientes. HISTÓRICO DA EMPRESA A empresa começou suas atividades a 3 anos, inicialmente com 3 funcionários, uma secretária, 1 gerente de projeto e 1 programador. ASPECTOS TECNOLÓGICOS Por ser uma empresa de desenvolvimento, a empresa precisa ficar atenta a novas tecnologias emergentes no mercado, bem como a vulnerabilidades de segurança que vão sendo descobertas e liberado atualização, de forma a manter os sistemas íntegros.

PREMISSAS DE RESTRIÇÕES DO PROJETO Não encontramos nenhuma premissa ou restrição para o projeto. O SISTEMA ATUAL Nesse capítulo analisaremos o funcionamento do sistema atual, seja ele automático ou manual. JUSTIFICATIVA DE ESCOLHA DO SISTEMA Devido à quantidade de novos projetos que a empresa tem fechado, e do potencial crescimento da equipe, tornou-se inviável manter o gerenciamento do projeto somente via verbal, dessa forma, faz-se necessário que exista uma documentação do que está sendo feito e do que falta fazer, de forma que todos os membros da equipe possam contribuir com o projeto, e o gestor esteja sempre informado do andamento. O SISTEMA Hoje não existe nenhum sistema, o gestor passa o contato e as necessidades do cliente para o analista, que faz a documentação e passa para os demais membros da equipe após aprovação da empresa e do cliente.

LISTA DE REQUISITOS DO SISTEMA De acordo com as reuniões realizadas, identificamos os seguintes requisitos funcionais, que são os requisitos responsáveis pelo funcionamento do sistema. RF01]: Gerenciamento de usuários: O sistema deve tratar os usuários de acordo com as permissões que esse possui. RF02]: Gerenciamento de perfis de usuários: o sistema deve liberar as funções de acordo com cada perfil. RF03]: Gerenciamento de projetos: cadastrar, editar e excluir informação do projeto. RF04]: Gerenciamento de requisitos: Cada projeto pode incluir a quantidade de requisitos que possui, bem como designar para um responsável. A senha precisa estar correta e vinculada ao login 3. Acesso ao sistema liberado Fluxo Exceção Ações do Ator Ações do Sistema 1. Comunicar que usuário e senha estão incorretos.

Tabela 1: Descrição do caso de uso “Fazer Login” Nome do Caso de Uso Logoff Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de deslogar do sistema Pré-condições Usuário logado no sistema Pós-condições Usuário deslogado do sistema Fluxo Principal Restrições/ Validações 1. Clicar em logoff 2. Seleciono opção de cadastrar usuário. Restrições/ Validações 1. Usuário precisa estar logado e com permissão adequada 2. Seleciono adicionar usuário 3. Apresento tela de cadastro de usuário 4. Salva dados do formulário Fluxo Exceção Ações do Ator Ações do Sistema 1. Sistema informa que projeto já se encontra cadastrado. Abre formulário de cadastro Tabela 5: Descrição do caso de uso “Gerenciar Projetos” Nome do Caso de Uso Gerenciar Requisitos Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de gerenciamento de requisitos no sistema Pré-condições Usuário logado e com permissão adequada Pós-condições Requisito atualizado Fluxo Principal 1.

Seleciono opção de adicionar item. Restrições/ Validações 1. Usuário precisa estar logado e com permissão adequada 2. Seleciono adicionar item 2. O requisito já deve ter sido cadastrado. Apresento tela de cadastro de item 4. Informo os dados 5. Abre formulário de cadastro Tabela 8: Descrição do caso de uso “Gerenciar Funcionários” 4. DIAGRAMA DE CLASSE Abaixo temos o diagrama de classe, nele é possível visualizar os atributos, classes, operações e relação entre os objetos. Figura 3: Diagrama de Classe 4. DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO O diagrama entidade relacionamento apresenta o funcionamento das tabelas de uma forma mais geral, e servirá como base para o modelo lógico e para o correto entendimento das relações entre as tabelas, de acordo com as formas normais. Figura 4: Diagrama de Entidade Relacionamento 4. DIAGRAMA DE ATIVIDADES O diagrama de atividades mostra o fluxo temporal de ações.

Apresentasse na Figura 9 o diagrama de atividades para a inclusão de um novo projeto, no primeiro caso não ocorre nenhum problema e o projeto é inserido com sucesso, já no segundo caso temos a tentativa de inclusão de um projeto duplicado, nesse caso o sistema informa e não permite o cadastro duplicado. Figura 9: Diagrama de atividade de Inclusão de Projeto. PROJETO FÍSICO DE BANCO DE DADOS O projeto físico demonstra a implantação do banco de dados proposto no modelo lógico no PhpMyAdmin. Figura 10: Modelo físico da tabela de projetos. O sistema deverá ser implantado no servidor e a impressora é um item opcional que permite que se imprimam os relatórios gerados pelo sistema, tem-se o diagrama demonstrado na Figura 16. Figura 16: Diagrama de implantação.

DIAGRAMA DE COMPONENTES O diagrama de componentes apresentado na Figura 17 demonstra quaisquer dependências que o sistema venha a ter, e com eles podemos procurar reutilizar código. Figura 17: Diagrama de componentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesse trabalho apresentamos o TCC referente a construção de um sistema de gerenciamento de requisitos de software, permitindo assim um maior controle das etapas já concluídas e do desenvolvimento do projeto.

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