Seminário acadêmico: Gestão da Mudança

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

FUSÃO E AQUISIÇÃO. GESTÃO DA MUDANÇA. ESTUDO DE CASO – PERDIGÃO E SADIA. HISTÓRICO. PROCESSO DE FUSÃO. Segundo a reportagem da revista Exame, “a gigante alemã terá 59% das ações da nova companhia, enquanto os acionistas atuais da Gamesa terão os 41% restantes”. Aquisição, de forma simples é a compra de uma empresa por outra empresa, ou seja, o comprador adquire a totalidade ou quase totalidade da outra empresa. Para uma melhor compreensão, pode-se dividir o mercado de fusão e aquisição em dois grandes grupos: • Investidor estratégico: quando o comprador opera no mesmo segmento da empresa que será adquirida, tendo o comprador interesse operacional e intuito de manter o investimento no longo prazo; • Investidor financeiro: “quando o comprador tem interesse focado em maximizar o retorno por meio de retirada de dividendos e ganho de capital na venda do ativo em curto e médio prazo”, conforme conceituação no site Valore Brasil.

Um exemplo bilionário de aquisição é o da Linkedin pela Microsoft. A Microsoft foi um investidor estratégico, pois seu objetivo é estar mais presente no dia a dia profissional dos usuários, integrando os dados que já possuem com os dados profissionais do Linkedin e a conexão entre as pessoas. Processos de fusão e aquisição influenciam diretamente nas carreiras e salários dos altos executivos. Para que a mudança seja bem gerida, deve-se planejar com cuidado o projeto de reestruturação, isto envolve definir atividades, prazos, responsabilidades e recursos, atentando-se a gestão do escopo, das atividades, de pessoas, riscos e comunicação efetiva (SEIFFERT e COSTA, 2007). Entender corretamente de que maneira as “culturas organizacionais podem ser influenciadas, principalmente em consequência de uma operação de aquisição, torna-se fundamental compreender o papel da liderança” (SAYÃO, 2005).

“Cultura e liderança são os dois diferentes lados da mesma moeda,” (SAYÃO apud SCHEIN, 1992), portanto não é possível se pensar em cultura sem levar em consideração a liderança. “O modelo de integração cultural a ser adotado vai determinar o grau de mudança da empresa adquirida e da adqurinte (SAYÃO apud MARKS, 1998)” Quando esse grau é baixo, preserva-se a cultura, quando é alto as empresas encontram novas formas de operar e se o grau de mudança é moderado, se dá a integração das culturas em que prevalece o somatório (SAYÃO, 2005) Tal qual Sayão apud Schein, “quando da criação das empresas, os fundadores iniciam o processo de formação cultural, impondo suas próprias premissas ao novo grupo. A Perdigão foi fundada pelas famílias Brandalise e Ponzoni em 1934, na cidade de Videira, como Ponzoni, Brandalise e Cia, e permaneceu sob a administração da família Brandalise até setembro de 1994, quando o seu controle acionário foi vendido para um consórcio de fundos de pensão brasileiros (PERDIGÃO, 2009).

Ambas disputavam a liderança em vários segmentos alimentícios no mercado interno, eram grandes exportadoras e estavam entre as maiores companhias de alimentos do mundo. PROCESSO DE FUSÃO A Sadia e a Perdigão fizeram três tentativas de possível fusão, sendo que a primeira em 1999, a segunda em 2002 que obteve um êxito parcial, diante de um acordo de possível aquisição, onde foi batizada de Brazilian Foods, está junção comercial durou um ano e meio e foi desfeita. Um dos aspectos que influenciou a estratégia da fusão, foi que a Sadia era uma empresa familiar, apesar de ser de capital aberto e a Perdigão devido a graves problemas financeiros, havia deixado de ser familiar em setembro de 1994. Revista Economia & Tecnologia, 2009).

Já a Perdigão se destaca pela variedade de produtos, especialmente lácteos e possuí uma estrutura de custos mais enxuta. “Sadia e Perdigão dominaram 57% do mercado brasileiro da carne industrializada, 69% dos congelados de carne, 82% das massas prontas e 78% das pizzas congeladas, segundo dados da BRF. ” (Exame, 2011) A BRF representa a criação de uma multinacional brasileira que não só é uma das maiores exportadoras do país, tem a pretensão se transformar numa grande investidora e compradora de empresas estrangeiras, está no seu planejamento para os próximos anos desbravar novos mercados e obter maiores lucros. CONCLUSÃO O objetivo deste estudo é demonstrar através de pesquisa bibliográfica a importância de uma boa gestão da mudança para empresas que passaram por processos de fusão e/ou aquisição.

Verificou-se que o encontro de culturas organizacionais é o maior desafio pós fusão. São Paulo: Atlas, 2001. BRF. Nossa história. Disponível em: <https://www. brf-global. Fusão de Sadia e Perdigão cria gigante do setor de alimentos. Disponível em: <https://exame. abril. com. br/negocios/fusao-de-sadia-e-perdigao-cria-gigante-do-setor-de-alimentos-2/> Acesso em: 18 março 2018. Fusões e Aquisições de empresas. Disponível em: <http://www. valorebrasil. com. br/2017/08/09/fusoes-e-aquisicoes-de-empresas-conceitos-incorporacao-cisao-joint-venture/> Acesso em: 13 março 2018. br/negocios/as-maiores-compras-e-fusoes-de-empresas-no-brasil-ate-junho/> Acesso em: 13 março 2018. SEIFFERT, Peter Quadros, COSTA, João Alípio da Silva. Estruturação Organizacional: Planejando e Implantando uma Nova Estrutura. São Paulo: Atlas. SAYÃO, Anna Carolina Maia. n. p. nov/jan. TANURE, Betania Tanure de. Fusões e Aquisições no Brasil: Entendendo as Razões dos Sucessos e Fracassos.

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