Saude publica

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Dr. “nome do professor”. NOME DA CIDADE 2020 Sumário Atividade Sugerida: A partir das aulas e de pesquisas na internet, traga pelo menos um exemplo de política publica focal em cada uma das áreas de saúde cujo foco seja: 4 Saúde da mulher 4 Saúde da criança e do adolescente 4 Saúde do Idoso 5 Questão 1 5 Questão 2 6 Questão 3 8 Questão 4 9 Atividade Sugerida: A partir das aulas e de pesquisas na internet, traga pelo menos um exemplo de política publica focal em cada uma das áreas de saúde cujo foco seja: Saúde da mulher Programa de Combate à Violência contra a Mulher: Decreto nº 9. de 27 de novembro de 2018, Institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica, disposto na lei nº 11.

de 7 de agosto de 2006. O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o IBGE, a população idosa brasileira é composta por 29. milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país. A expectativa de vida em 2016, para ambos os sexos, aumentou para 75,72 anos, sendo 79,31 anos para a mulher e 72,18 para o homem. A transição demográfica brasileira apresenta características peculiares e demonstra grandes desigualdades sociais no processo de envelhecimento. PÖTTER, RG. ETAL. Setores de cuidado à saúde e sua inter-relação na assistência domiciliar ao doente crônico. Revista Esc. Anna Nery vol. Elas podem se integrar, pois os profissionais de saúde tem que buscar novas maneiras d e atender aos usuários, que não sejam somente pela visão biológica, mas também pela cultural, já que diversas ações são necessárias para tratamento e cuidados a longo prazo e para essa relação ser efetiva, a comunicação entre profissionais de saúde, paciente e família torna-se relevante, pois se caracteriza como um processo que pode servir como ajuda terapêutica, além de auxiliar na detecção de necessidades e promover a participação ativa dos sujeitos nas ações desenvolvidas e nisso pode sim integrar os três setores de assistência.

Esses setores podem atuar juntos, pois existem as práticas integrativas e complementares que nem sempre são desenvolvidas por profissionais de saúde, mas que hoje se incorporam com legitimidade nas políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando metodologias participativas do saber popular e tradicional. Questão 2 Como as desigualdades socioeconômicas, educacionais, ambientais e pessoais (gênero, geração, estado físico e emocional) podem ter relação com os nossos enfretamentos na área da saúde? Indicação da página do módulo onde este assunto é apresentado: Página 35 Indicar referências de pesquisa complementar (livros: bibliografia e site: endereço eletrônico): CARRAPATO, C. P; GARCIA, B. Determinante da saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde.

D. N. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Revista. bras.  no.  Porto Alegre Mar.  2010 MACIEL ELN ET AL. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 15(2):389-396, 2010 MARCHIORI, P. Indicação da página do módulo onde este assunto é apresentado: Página 41 Indicar referências de pesquisa complementar (livros: bibliografia e site: endereço eletrônico): GARNELO, L. LANGDON, E. J. A antropologia e a reformulação das práticas sanitárias na atenção à saúde. Em Minayo, M. saúde coletiva vol.

 no.  Rio de Janeiro Jan. June 1998. MATTOS, A. MONTEIRO, M. B. M; MIOTTO, B; AWAD, L. B. Contribuição das Ciências Sociais nas práticas de Saúde Pública. O modelo biomédico de saúde é sustentando dizendo que a doença sempre tem causas biológicas, o que, por sua vez, determina os modos de tratamento, pressupõe que a doença é o resultado de um patógeno, ou seja por um vírus, uma bactéria ou outro micro-organismo que invade o corpo humano. O modelo não faz menção às variáveis psicológicas, sociais ou comportamentais na doença e é nesse sentido que as ciências sociais tem mudado essa visão de que a doença é causado por um único fator primário, acrescentando a inclusão da análise subjetiva dando um novo significado as práticas de saúde, na relação da equipe com as pessoas, antes consideradas objetos no modelo biomédico.

Questão 4 O que significa o envelhecimento ativo e de que maneira países têm apostado no envelhecimento ativo como estratégia comunitária. Indicação da página do módulo onde este assunto é apresentado: Página 116 e 119 Indicar referências de pesquisa complementar (livros: bibliografia e site: endereço eletrônico): BARBOSA J. S. Rev. bras. geriatr. gerontol.  vol. L. F. Envelhecimento ativo e sua relação com a independência funcional. Rev enferm.  vol.

30 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download