SAUDE DA FAMILIA

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Dissertação de mestrado,1999. Segundo os pressupostos de aprendizagem da educação problematizadora, se origina no espaço da educação não formal através dos movimentos sociais e da educação popular. Ela tem sido muito valorizada na área da educação em saude, pois se baseia no esclarecimento das pessoas através da transformação social. Neste sentido, entende-se que a proposta de Freire parte do Estudo da Realidade (fala do educando) e a Organização dos Dados (fala do educador). Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Isso se deve ao fato dos projetos que trabalham com estas famílias ganharem mais destaque no cenário nacional e tambem pelo fato de que a rede se torna uma oportunidade de suporte para as adversidades vividas por elas, auxiliando na sua reestruturação.

Questão 4 Página: 143-144-146 Referência de pesquisa complementar: Como exemplo, tem-se o caso de mães de crianças pequenas que demandam tempo, dedicação e cuidados mais intensos e que podem ser compartilhados com outras mães/pais que se encontrem em igual situação. Isso se justifica, pelo fato de que o momento do ciclo vital influencia o tipo de rede que a família poderá constituir, demandando apoio e solidariedade de outros pais que estejam passando por uma situação semelhante, este contexto tambem pode sofrer variações de acordo com a historia e cultura em que se inserem, onde suas necessidades mudam de igual modo. O apoio social surge entre a pessoa e seu contexto mais amplo, agindo de maneira interativa, desenvolvem-se no decorrer da vida, atuando de uma forma recíproca com o meio, através de uma construção dinâmica.

Atividade sugerida FLOSS, Mayara et al. Segundo os autores, o surgimento da pandemia fez com que se intensifica-se desafios e vulnerabilidades já existentes nessas populações. Ao longo do texto, diversas dificuldades são levantadas em relação ao atendimento a estas populações diante do atual cenário, como por exemplo as questões geográficas e climáticas que dificultam o acesso a essas localidades, onde enfermeiros, técni­cos, agentes comunitários de saúde ou agentes indígenas de saúde por vezes são os únicos prestadores de cuidados nessas localidades. Essa heteroge­neidade dos cenários nas regiões do Brasil reforça a necessidade de diferentes organizações e oferta de serviços de saúde, envolvendo a logística para distribuição de insumos, a organização do processo de trabalho e o sistema de financiamento diferenciado.

Por fim, os autores reforçam a necessidade de ações de fortale­cimento dos atributos da APS e do SUS, conclamando a responsabilidade de governos, profissionais de saúde e sociedade, onde estas, podem representar a chave para o enfrentamento e a recuperação dos valores de solidariedade e cidadania, reforçando tambem, o fortalecimento de redes solidárias que é primordial para evitar disseminação do coronavírus , dando suporte a comunidades atingidas. Neste sentido, conclui-se que a ideia do trabalho em rede é extremamente importante diante de situações como esta apresentada no referido estudo, pois surge como uma forma de intervenção, auxiliando na superação das dificuldades diante de vulnerabilidades.

24 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download