roteiro de Podcast

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:História

Documento 1

be/GXFSK0ogeg4> Apresentador: O cristianismo teve seu ápice na idade média, e por ter sido uma grande potência religiosa sobre as sociedades ocidentais, refletindo inclusive nos demais continentes, é observável que ainda hoje há caraterísticas do medievo que perpassam a sociedade contemporânea, ainda mais tratando-se da religiosidade e a Igreja Católica. min) Objetivo a ser apresentado aos ouvintes O objetivo do podcast de hoje, é apresentar para os alunos os aspectos e resquícios da antiga tradição cristã nos dias atuais. Não se trata de uma discussão sobre a fé, mas sim, sobre as festividades, literaturas, e outros aspectos que surgiram com o cristianismo medieval, mas que, ao longo dos séculos e por conta do sincretismo entre religião e novas culturas, são dissociados da era medieval.

min) Primeira Parte – Uma pergunta que sempre fazem acerca da Idade Média. Foi a idade Média um período das Trevas? Por que existe esse preconceito? Na idade média, as filosofias se dividiam entre o cristianismo De São Tomás de Aquino (1225-1274) e Santo Agostinho (354-430). Se na parte ocidental o exercício da medicina era travado por conta da religiosidade, no oriente, a medicina avançava, o filme O Físico, que fica como indicação para os ouvintes, demonstra bem esse processo. Por fim, a resposta a esta pergunta é não, a idade média não foi a idade das trevas, esse preconceito é forjado por conta de uma única interpretação do período, levando como base apenas os aspectos negativos. min) Segunda Parte – Discussão proposta pelo Podcast Para darmos início a discussão do tema nesse podcast, apresentaremos aqui, a organização da sociedade medieval, era organizada nessa ordem, clero, nobreza e servos, formando assim a pirâmide social da Idade Medieval, tal estrutura também conhecida como (Santíssima Trindade).

Os estigmas que cercam a nobreza, as vezes vista como exploradora, feudal e arcaica, ou romântica, berço da cultura nobre e cavalheiresca, são defendidos por diversos teóricos, sendo contemporâneos, ou escritores da época. Em contrapartida, a história da instituição católica é una, demonstra seu poder, sua hierarquia interna e externa. O carnaval como conhecemos hoje, sofreu alterações, não tem mais um cunho religioso, o sincronismo entre a festividade religiosa e as culturas dão ao carnaval brasileiro um aspecto diferente, onde apenas as festividades se sobressaíram, e com elas, as características de cada região. Vale lembrar das escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo, frevo em Pernambuco, e das demais maneiras de comemorar essa festa.

Podemos dizer assim, que o carnaval configura uma das heranças da idade média. Outro ponto dessas influencias medievais que ainda coexistem com a sociedade contemporânea, são os conflitos no Oriente Médio, a perseguição aos judeus e mulçumanos no medievo, como uma forma de punir, castigar e eliminar a todos que não professarem o cristianismo. Isso criou um clima para represálias séculos depois, como o ataque as torres gêmeas no 11 de setembro, e os ataques que as comunidades judaicas e mulçumanas ainda sofrem no ocidente. • Existe uma necessidade em se apresentar aos alunos e a sociedade, os resquícios da idade média na contemporaneidade, isso significaria conhecer a própria história, e os motivos que nos levam a festejar, emitir significados, e compreender o mundo.

min) REFERÊNCIAS O Físico. Direção: Philipp Stölzl, Produção: Wolf Bauer, Nico Hofmann. Alemanha, Universal Pictures, 2013. Prates, E.

102 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download