Roteiro de Aprendizagem

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Atividades a serem desenvolvidas: ATIVIDADE 1: Analise os textos e figuras de apoio a seguir para depois refletir sobre as perguntas de orientação TEXTO 1 A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (forma popular: 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Retirado e adaptado de: http://portalms. Todavia, em 1 ano após o início do tratamento medicamentoso, a equipe médica ajustou a dose do captopril para 50 mg VO 1x/dia, o que fez o paciente reclamar de tosse seca. Possui histórico também de obesidade e dislipidemia. Pais são hipertensos e diabéticos. Nega doenças sexualmente transmissíveis e nunca foi submetido a procedimentos cirúrgicos. Ao exame ectoscópico, paciente em bom estado geral, lúcido e orientado no tempo e no espaço, corado, acianótico, anictérico, hidratado e apirético. Hemácias (milhões/ml) 4 a 6,2 M/uL 4. Hemoglobina (g/dl) 12 a 18 g/dL 12. Hematócrito (%) 37 a 54 % 40. Leucócitos (x10/mm) 5 – 10 x 10³/mm 7. Plaquetas 142 a 450 K/uL 190000 214000 172000 195000 Cálcio (mEq/L) 8,4 – 10,2mg/dL 9. Ele informou que tinha dúvidas, mas que tomava sempre o medicamento anterior (captopril) antes do almoço.

O farmacêutico, então, recomendou mudar este hábito para tomar em jejum, logo após ao acordar. FIGURA 2 TEXTO 3 O PROCESSO DE LATENCIAÇÃO NO PLANEJAMENTO DE FÁRMACOS Disponível em: http://www. scielo. br/pdf/qn/v22n1/1141. com/economia/noticia/2018/08/24/anvisa-suspende-importacao-e- venda-de-produto-usado-em-remedio-para-hipertensao. ghtml Sandoz Inc. is voluntarily recalling one lot of Losartan Potassium Hydrochlorothiazide Tablets, USP 100mg/25mg to the consumer level. This product is being recalled due to the trace amount of an impurity, N-nitrosodiethylamine (NDEA) contained in the API Losartan, USP manufactured by Zhejiang Huahai Pharmaceutical Co. Ltd. Sim, o paciente ao iniciar o tratamento com captopril apresentou reclamações acerca do desenvolvimento de tosse seca, efeito colateral conhecido do medicamento. b) Agora que você já conhece as classes de anti-hipertensivos, construa um quadro resumo demonstrando como cada classe altera os parâmetros farmacocinéticos: retorno venoso (RV), resistência vascular periférica (RVP), frequência cardíaca (FC), débito cardíaco (DC), concentração plasmática de angiotensina I (Ang I), concentração plasmática de Angiotensina II (Ang II).

Veja o exemplo. Classe RV RVP FC DC Ang I Ang II IECA Diminui Aumenta Diminui Diuréticos Diminui Diminui Inibidores Adrenérgicos Não interfere Diminui Vasodilatadores diretos Diminui Aumenta Antagonistas dos canais de cálcio Diminui Diminui Antagonistas do receptor da angiotensina II Aumenta Diminui Inibidores direto da retina Aumenta Diminui c) A escolha do anti-hipertensivo depende também de outras comorbidades ou outros estados de saúde que o paciente possua. Um anti-hipertensivo pode ser indicado para uma situação, mas sendo contra-indicado em outra. Sendo assim, por que não utilizamos o enaprilato no lugar do enalapril administrado por via oral? Compare o enalapril com o captopril. Diversas razões podem levar a utilização de um pró-fármaco, como diminuição da toxicidade, potencialização do efeito e diminuição do tempo para o pico da ação.

No caso do enaprilato, trata-se um fármaco de demorada absorção com seu pico de concentração plasmática 3 a 4 horas após a sua administração, enquanto no enalapril a concentração plasmática máxima ocorre 1 hora após a ingestão, logo utilizar o enalapril proporciona ação mais rápida do medicamento. Tanto o enalapril quanto o captopril são medicamentos utilizados para controle da pressão arterial, entretanto apresentam algumas diferenças entre si. Primeiramente diferenciam-se entre si na forma de administração, enquanto o enalapril pode ser administrado tanto por via oral quando por via intravenosa o captopril é exclusivamente oral, dessa forma não é um medicamento passível de ser utilizado em casos de emergências. • Hidroclorotiazida- Em 2017 a ANVISA interditou o lote 6562015 do medicamento fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro S/A, por conta de resultados laboratoriais insatisfatórios.

• Renopril- Em 2015 ANVISA determinou recolimento do produto, após a empresa Belfar Ltda, comunicar recolhimento voluntário por constatar a presença de blister do RENOPRIL 10 mg na embalagem do RENOPRIL 20 mg. h) Após analisar o caso presente no texto 2 e após ler a Diretriz Brasileira de Tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (é uma das sugestões de leitura relacionadas aos encontros e situações de aprendizagem), classifique a HAS do paciente, calcule o risco cardiovascular, defina o seguimento terapêutico (tempo necessário para reavaliação, tempo para próxima consulta), defina o alvo terapêutico (a meta de pressão arterial). O tratamento farmacológico está adequado? Justifique. Sugira tratamento não- farmacológico. br/especialidades/cardiologia/doencas- sintomas/insuficiencia-cardiaca FIGURA 1 Retirado de: https://www. opas. org.

br/os-perigos-da-insuficiencia-cardiaca- congestiva/ TEXTO 2 Os glicosídeos cardiotônicos têm sido usados na medicina para o tratamento da insuficiência cardíaca há mais de 200 anos. Eles são divididos em 2 grupos - os cardenolídeos (ex: digital, estrofantina e ouabaína) e os bufadienolídeos (ex: proscilaridina-A e marinobufagenin). php?id=Ni89OPVCNKm6uMgSbbD- _6LVhqD0uzVdr0mVRNwJhz4HquMlMp0UL9dTUaMXBhVk9jYGd0Egjxk5uvPRyFF7LA FIGURA 3 PERGUNTAS DA ATIVIDADE 2 a) Compare remodelamento fisiológico de remodelamento patológico. Diferencie hipertrofia de hiperplasia. Na insuficiência cardíaca, qual é a mais comum das duas citadas? O remodelamento fisiológico ocorre como adaptação à gestação, atividades físicas e ao crescimento do organismo no decorrer da vida, já o remodelamento patológico está associado a patologias como hipertensão arterial, ao infarto do miocárdio e a doenças valvulares.

A hiperplasia é o aumento no número de células de um determinado órgão ou tecido, enquanto a hipertrofia corresponde ao aumento de volume das mesmas. A hipertrofia cardíaca é mais comum em casos de insuficiência cardíaca. d) A digoxina é um dos fármacos com baixo índice terapêutico. Sendo assim, o que significa índice terapêutico? Indice terapeutico é a relação entre a quantidade de agentes terapeuticos necessários para atingir o efeito desejado, e a quantidade de agentes tóxicos presentes em uma medicação. A seguir tem-se dois gráficos hipotéticos que representam a resposta farmacológica para um efeito esperado e para um efeito adverso em relação à dose. Os gráficos são de dois fármacos distintos, sendo um deles a digoxina.

Qual dos gráficos (superior ou inferior) representa a digoxina? Justifique. Alguns exemplos de fármacos considerados cardiotônicos não digitálicos liberadas para uso clínico são: • dopamina; • dobutamina; • epinefrina; • isoprotereno. g) Em um estudo publicado na New England Journal Medicine (1997 v336 pg 525- 533) com o título The Effect of Digoxin on Mortality and Morbidity in Patients with Heart Failure, realizado pelo The Digitalis Investigation Group, comparou dois grupos de pacientes com insuficiência cardíaca: um que utilizou placebo e outro que usou digoxina. Com os dados obtidos traçou-se os dois gráficos a seguir. O primeiro avaliou a mortalidade em relação ao tempo e o segundo hospitalização pelo uso de placebo (reta superior) e pelo uso de digoxina (reta inferior). Assim dito, analise os gráficos e faça suas conclusões.

com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios- end%C3%B3crinos-e-metab%C3%B3licos/dist%C3%BArbios- lip%C3%ADdicos/dislipidemia FIGURA 1 Retirado de: http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0066- 782X2001001500001 FIGURA 2 Segmentos de aorta exibindo adventícia parda e rugosa. Aberto, a íntima tem coloração pardo-rosada, notando-se múltiplas placas amareladas de tamanhos variados e consistência firme, por vezes de aspecto ulcerado e com formação de trombo em sua superfície. b) Como visto na Figura 2, há uma relação entre o processo de aterosclerose e a ocorrência de trombose. Com base na fisiopatologia, descreva essa relação. Justifique sua resposta relacionando os casos aos seus fatores de risco. A aterosclerose corresponde ao acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

O ínicio do desenvolvimento dessa condição está associado por alterações no endotélio, que estão ligadas a fatores como hiperlipidemia, hipertensão arterial, fumo e diabetes. O medicamento atua na borda dos enterócitos do intestino delgado, inibindo a absorção do colesterol, gerando a redução do aporte de colesterol do intestino para o fígado. Com isso, ocorre redução do estoque de colesterol hepático e o aumento da depuração do colesterol sanguíneo. d) Quais fármacos ou classes terapêuticas podem provocar aumento dos níveis de LDL e triglicerídeos? Vários fármacos e classes terapêuticas podem inferir no aumento de LDL e triglicerídeos, sendo os principais deles: • Prednisona: pode aumentar triglicérides, LDL e HDL; • Beta-bloqueadores: podem abaixar HDL e aumentar triglicérides; • Amiodarona: aumenta LDL; • Estrogênio- diminui LDL e aumenta HDL e triglicérides; • Esteróides anabolizantes: aumento do LDL e redução do HDL; • Ciclosporina- aumento de LDL; • Inibidores de protease: aumenta triglicérides e diminui HDL; • Diuréticos: aumento temporário do colesterol total, dos triglicéridos e do colesterol LDL; e) As estatinas são a base da farmacoterapia das dislipidemias.

Entretanto, a classe engloba vários fármacos distintos entre si, enquadrados em gerações. Diferencie as gerações de estatinas (com base em t ½, interações, eficácia, efeitos colaterais, etc), citando exemplos para cada geração. Diferencie prevenção primária e secundária. A estatina atua na diminuição do colesterol no sangue, sendo esse fator de risco para desenvolvimento de muitas das doenças citadas, como angina, inflamações e doenças cardiovasculares, além disso, está associado a complicações de quadros de diabetes. Logo, a utilização de estatina, por possibilitar redução do colesterol, atua na prevenção primária prevenindo algumas das doenças citadas e na prevenção secundária contribuindo para redução de riscos de complicações decorrentes de outras enfermidades.

A prevenção primária diz respeito a ações voltadas para evitar exposição a fatores de risco, Já a prevenção secundária objetiva a identificação precoce da enfermidade, para assim minimizar os riscos de complicações e melhorar as opções de tratamento. g) Embora as estatinas sejam a principal classe de antilipêmico, é comum que alguns pacientes façam tratamento baseado na associação de estatinas com outros antilipêmicos. Já no segundo gráfico, a redução de colesterol também foi maior quando a estatina foi associada a colestiramina e ezetimibe. Com excessão do ezetimibe, que já teve o seu mecanismo discorrido anteriormente (questão 3c), o mecanismo de ação dos medicamentos citados nos dois estudos está listado a baixo: • Alirocumabe- Trata-se de um anticorpo monoclonal que se liga à proteína PCSK9, inibindo a sua ação sobre os receptores de LDL nos hepatócitos.

Desta forma, Alirocumab aumenta o número de receptores LDL disponíveis, facilitando assim a eliminação de LDL e reduzindo os níveis desse colesterol no sangue. • Colestiramina- Trata-se de uma resina que se combina com os ácidos biliares formando um composto insolúvel que é eliminado por meio das fezes. Como consequência ocorre um aumento da oxidação do colesterol em ácidos biliares e à diminuição dos níveis séricos de colesterol e de lipoproteína de baixa densidade-colesterol. São exemplos de antianginosos: nitratos e nitritos orgânicos, beta-bloqueadores, bloqueadores de canais de cálcio e ivabradina. Explique como cada tipo de antianginoso mencionado anteriormente altera o consumo e/ou a oferta de oxigênio. Baseie a sua resposta no mecanismo de ação de cada uma.

Os nitratos atuam na alteração do consumo e oferta de oxigênio pois recebem radicais SH – sulfidrilas – da cisteína, sendo convertidos em Óxido Nítrico ou Nitrosotiol. Esses compostos geram ativação da guanilato ciclase para produção de GMPc que por leva ao relaxamento da musculatura lisa vascular. c) A nitroglicerina (um nitrato orgânico) encontra-se disponível no mercado em vários tipos de formas farmacêuticas: comprimido, comprimido sublingual, adesivo e ampola. Muitas destas formas são usadas em momentos de crises de angina pectoris. Por isso, analise a molécula da nitroglicerina e explique qual característica da molécula permite uma rápida absorção por via sublingual e dérmica? Descreva o mecanismo de ação da nitroglicerina. A nitroglicerina é de rápida absorção devido a sua molécula ser lipossolúvel e não-iônica.

O mecanismo de ação da Nitroglicerica ocorre pela conversão dessa em óxido nítrico (NO) que por sua vez, ativa a enzima guanilato ciclase, estimulando a síntese de GMPc, levando ao relaxamento da musculatura lisa. ATIVIDADE 5. Baseado nas figuras e textos de apoio responda as perguntas para reflexão TEXTO 1 Arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas são de vários tipos: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas, e casos em que o coração pulsa com irregularidade (descompasso), sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC). Retirado de: http://sobrac. org/publico-geral/?page_id=6 TEXTO 2 Uma mulher de 84 anos foi admitida no departamento de emergência por síncope.

Retirado de: http://www. arquivosonline. com. br/2016/10602/pdf/10602012. pdf TEXTO 3 Torsades de pointes é uma forma específica de TV polimórfica em pacientes com um intervalo QT longo. ” O desabafo é da funcionária pública Marcelle Sampaio, 41 anos, mãe de Wilson Sampaio Júnior, que foi encontrado morto dentro do banheiro de casa, na manhã do dia 5 de maio. A família suspeita que o jovem tenha morrido em decorrência do uso do suplemento, que não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser vendido no Brasil, mas está se tornando febre entre pessoas que querem desenvolvimento muscular a curto prazo. Os pais de Wilsinho afirmam que o produto foi recomendado ao garoto por um professor de educação física e comprado a ele por R$ 180 nas dependências de uma badalada academia de ginástica, na Zona Sul do Recife.

Os perigos do uso do Jack3d foram mostrados pelo Diário na edição do último sábado. O produto é usado como estimulante e deve ser ingerido antes dos exercícios físicos. O que pouca gente sabe é que essa mistura pode provocar diversos problemas para a saúde, em especial, para o coração. A combinação faz muito mal ao coração. O energético é composto por cafeína e taurina. Uma lata equivale a três xícaras de café. O álcool promove uma excitação e, misturado com o energético, a animação se potencializa. Liste os antiarrítmicos considerados atípicos, descrevendo os seus mecanismos de ação e efeitos colaterais principais. Entre os principais fármacos utilizados como antiarrítmiacos que não se enquandram na classificação de Vaughn Williams temos: Atropina- Atua bloqueando a acetilcolina em receptores presentes em músculos lisos e no músculo cardíaco.

Os principais efeitos colaterais são: Reações alérgicas como erupção cutânea, comichão ou urticária, inchaço do rosto, lábios ou língua, ansiedade, mudança de visão, confusão mental , batimentos cardíacos rápidos ou lentos, alucinações, perda de memória, dor ou dificuldade em urinar, vômito; Adrenalina- Atua de diferentes maneiras, no estímula beta-1: aumenta contratilidade, aumenta condução AV e automatismo. Pelo estímulo beta-2: broncodilatação, vasodilatação musculatura esquelética. Pelo efeito alfa: vasocontrição. Considerando a composição das bebidas energéticas e dos referidos suplementos alimentares, discuta os mecanismos pelos quais essas substâncias provocam arrtitmias, apontando as prováveis substâncias que desencadeiam as arritmias. De maneira geral os suplementos alimentares e energéticos estão associados ao surgimento de arritmias cardíacas devido a alterações causadas por esses na frequência e contrabilidade cardíaca.

Ao que se refere aos suplementos, destacam-se os termogênicos, que são responsáveis pelo aumento da frequência cardíaca por meio do estímulo a liberação dos adreno-receptores ß, que por sua vez, estimulam a liberação da adrenalina no organismo. Entre as principais substâncias presentes nos suplementos que possuem atividade reconhecida sobre a frequência cardíaca, destaca-se a efedrina e a cafeína. A efedrina é uma substância que age nos receptores alfa e beta adrenérgicos, por ação direta e indireta, com isso gera a liberação de norepinefrina. Retirado de: http://www. abhh. org. br/imprensa/o-perigo-da-trombose/ FIGURA 1 TROMBOSE VENOSA PROFUNDA TEXTO 2 Sobre um surto de envenenamento por derivado cumarínico em bovinos Mesmo fenadas ou ensiladas, algumas plantas como Melilotus alba (trevo-doce), M.

altissima, M. Ratokill: pacote 25g – 0,005% Brodifacum Fotos retiradas da Internet TEXTO 3 Leia o artigo: Arq Bras Card 1998 volume 70, número 1 pag 9-13 Disponível em: http://www. scielo. br/pdf/abc/v70n1/3377. pdf PERGUNTAS DA ATIVIDADE 6 a) Para prevenção de eventos tromboembólicos (acidentes vasculares, embolia pulmonar, trombose venosa, etc) são usados fármacos anticoagulantes. Os anticoagulantes são classificados como heparinas ou anticoagulantes orais. c) Imagine que você está avaliando a prescrição de uma gestante com tromboembolismo venoso (TEV). Seria de se esperar que a prescrição contivesse heparina não-fracionada, heparina de baixo peso molecular ou varfarina? Justifique sua resposta, comparando as alternativas mencionadas. O anticoagulante esperado na prescrição varia de acordo com as características patológicas da gestante, bem como os riscos associados a gestação.

De maneira geral, espera-se que haja recomendação da heparina de baixo peso molecular ou não fracionada, por essas não atravessarem a barreira placentária, apresentando menores riscos para o bebê. No entanto, o uso prolongado desses fármacos é associado a efeitos colaterais na gestante como trombocitopenia, hemorragia e osteoporose. Por exemplo, rodenticidas possuem na sua composição compostos classificados como supervarfarínicos. O que é um composto supervarfarínico? Se fosse possível tratar os animais do Texto 2, qual antídoto deveria ser usado? Os compostos supervarfarínicos são agentes de grande pontencial anticoagulante, de maneira geral as vafarínias são compostos antagonistas da vitamina K, e os compostos denominados supervarfarínico são assim chamados devido ação mais potente e de longa duração, como o caso do cumatetralilo e brodifacume.

Para tratamento dos animais infectados faria-se necessário a lavagem estomacal, caso a inteoxicação fosse identificada recentemente, seguida de adminitração de vitamina K1, com repetição da dose em 12 horas. Ou ainda, administrado a vitamina K1 e um   concentrado de complexo protrombínico. f) Muitos cardiologistas preferem o uso da rivoroxabana no lugar da varfarina como medida profilática para tromboembolismo. O monitoramento da terapia com varfina ocorre por meio da medição do do RNI (Razão Normalizada Internacional) basal do paciente. O RNI avalia o tempo de Protombina, com isso é necessário para avaliação de falhas e necessidades de ajustes no tratamento, pois compara a coagulação, onde a taxa de coagulação do sangue normal é fixado em um valor de 1, nos casos de tratamento com varfarina o alvo terapêutico deve ser entre 2 e 3.

Inicialmente essa medição deve ocorrer semanalmente até a estabilização do mesmo, que ocorre em cinco meia vidas do medicamento. Caso seja detectado anticoagulação excessiva deve ser elencado as possíveis causas para isso. A medição do RNI posterior a estabilização ocorre de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, por meio da avaliação de fatores de riscos e dos valores anteriores do RNI. Quadro iniciou-se há 3 horas, após discussão acalorada em condomínio. Paciente é hipertenso de longa data com uso regular de anti-hipertensivos. Todavia, a acompanhante relata que o mesmo esquece muitas vezes de tomar os medicamentos. É etilista e tabagista. Trabalha como motorista de aplicativo. Estabilizado hemodinamicamente o quadro clínico, o paciente foi encaminhado para realização de angioplastia primária.

O resultado confirmou a obstrução coronariana total da artéria descendente anterior. Foram colocados 4 stents que permitiram reperfusão miocárdica. Paciente segue em estado grave, mas estável, com cuidados em unidade de terapia intensiva. Durante um procedimento cirúrgico de retirada de nódulos em rim direito, o cirurgião chefe observou que a paciente não cessava o quadro de hemorragia. A dengue causa queda do número de plaquetas, e o AAS aumenta ainda mais o risco de hemorragia. Outros medicamentos contra-indicados para o caso de dengue são: 1-Aspirina 2-Benegrip; 3- Doril; 4- Ibuprofeno; 5-Nimesulida; 6- Diclofenaco; 7-Prevencor; 8- Analgesin; 9-Melhoral C; 10- Somalgin; b) O ácido acetilsalicílico (AAS) é classificado como antinflamatório não esteroidal (AINES). Nesta mesma classe encontramos o ibuprofeno, o diclofenaco, naproxeno, etc.

Por que dentro da classe AINES, somente o AAS é usado como antiplaquetário? O ácido acetilsalicílico é um inibidor inespecífico da enzima ciclooxigenase (COX) contudo se distingue dos demais AINES, acetila irreversivelmente essa enzima. Com isso ocorre à inibição da COX-1, desta forma ,inibe a produção de tromboxano A2, resultando na diminuição da tendência de agregação plaquetar. Já o Prasugrel se liga irreversivelmente a receptores ADP na superfície das plaquetas, inibindo assim a ativação e agregação plaquetária. O ticagrelor é ibidor da agregação plaquetária por meio de ação antagonista do receptor P2Y12. Em comparação o ticagrelor leva restauração da agregação plaquetária mais rapidamente comparado com o clopidogrel. Além disso, esses medicamentos diferen-se em relação a dosagem, indicação e meia vida.

O clopidrogel tem ação iniciada entre 2 a 4hs após a ingestão, com duração do efeito de 3 a 10 dias, sendo indicado para revenção de eventos aterotrombóticos, acidente vascular cerebral, em síndrome coronariana aguda (SCA) sem supra-desnivelamento de ST e com supra de ST. Nesse sentido, torna-se fundamental a orientação do paciente acerca da importância da administração correta das doses. e) Uma das limitações das terapias com anticoagulantes é o risco de ocorrência de hemorragias maiores. Existem vários algoritmos que permitem prever o risco de sangramento de uma paciente. Alguns exemplos são o CRUSADE e o GRACE. Analisando o caso presente no Texto 2 e aplicando um algoritmo, defina se o paciente apresenta risco de sangramento. São de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada, nesse caso há pouca retração.

• Necrose de liquefação: Ocorre devido à infecção por agentes biológicos ou por isquemia ou hipóxia no tecido cerebral. • Necrose fibrinoide: Está comumente associado a problemas auto-imunes, nesse caso, o tecido necrosado aparenta-se a fibrina, com um aspecto hialino e acidofilico. • Necrose gangrenosa: é provocada por isquemia ou pela ação de microrganismos, ou então pela ação desses após a necrose tecidual, resultando em grangos. • Necrose gordurosa: ocorre quando há o extravasamento de enzimas lipolíticas para o tecido adiposo, o que leva à liquefação dele. FIGURA 1 Retirado de: http://mini-manual-tas. blogspot. com/2008/11/escala-de-glasgow. html TEXTO 3 O SBAR é uma metodologia lógica de comunicação e informação, utilizada com sucesso por hospitais em todo o mundo. Ela consiste no preenchimento de quatro critérios: ◦ S (Situação): o que está acontecendo no presente momento; ◦ B (Breve Histórico): quais são as circunstâncias que estão levando à esta situação; ◦ A (Avaliação): a causa do problema, na minha opinião; ◦ R (Recomendação): o que deveríamos fazer para corrigir o problema.

Hoje, a paciente está internada em unidade de terapia intensiva após quadro importante de arritmia cardíaca, febre de 41o. C e extremidades frias e cianóticas. Além disso, começou a apresentar balanço hídrico negativo e grande queda da pressão arterial (40x20mmHg). Possui histórico de hipertensão arterial e diabetes controlada por uso de bloqueador do receptor de angiotensina, diurético, beta-bloqueador e biguanidas, com uso eventual de insulina. Se uso relatado de tabagismo e etilismo. a 7. pCO2 35 a 45 mmHg 62 pO2 80 a 100 mmHg 54 [HCO3-] 18 a 25mE/L 11 Sat O2% Acima de 95% 82 BE -2 a +2 -4 • Acompanhamento de sinais vitais: Valores PA (mmHg) 100 x 60 56 x 31 40 x 20 FC (bpm) 121 121 123 FR (irpm) 32 34 35 Foi iniciado uso de vasopressina 0,03U/min IV contínuo por 24 horas, além de Imipenem IV 40mg/kg/dia.

Contudo, a resposta não foi satisfatória. Por isso, foi iniciado uso de dobutamina IV (2,5 mcg/kg/min) + dopamina IV (5mg/mL). Como a pressão arterial da paciente continuava muito baixa, aumentou-se a dose de dobutamina para 10,0 mcg/kg/min, sem resultado desejado. Sedado, responde lentamente a estímulo auditivo alto ou toque da glabela ou estimulo sonoro auditivo; 6. Sedado, não responde aos mesmos estímulos dos itens 4 ou 5. A paciente segundo escala de Rasmay apresenta sedação grau 6, pois não apresenta resposta a estímulos ao toque da glabela ou ao estímulo sonoro. b) Imagine que você seja um farmacêutico intensivista. Você deve aplicar o protocolo FAST HUG ao paciente do texto 4. Há dois dias apresentou queda acentuada na pressão arterial. Não apresentou resposta a vasopressina de uso contínuo por 24 horas, nem sob a administração de dobutamina IV (2,5 mcg/kg/min) + dopamina IV (5mg/mL) ou noradrenalina.

Apresentou duas paradas cardíacas nas últimas horas, administramos Adrenalina 1mg IV 40ml/hora, é muito importante que o senhor realize a reavaliação dos sinais vitais e do estado hemodinâmico da paciente a cada 1 hora durante as próximas 24 horas. c) Na terapia intensiva é comum utilizarmos fármacos denominados de catecolaminas ou amino vasoativas. São alguns exemplos: noradrenalina, adrenalina, dopamina e dobutamina. Assim como as demais drogas a dopamina tem ação sobre os receptores beta-1, aumentando a força de contração do músculo cardíaco. Estimula também receptores alfa 1 e 2, aumentando a vasoconstrição no músculo liso. A dobutamina também atua nos receptores beta-1, e assim apresenta pouco efeito nos receptores alfa, menores inclusive do que os efeitos da dopamina e noradrenalina. d) Um paciente hipotético de UTI tem prescrito os seguintes medicamentos: Noradrenalina 8ml + 500ml RL EV Dobutamina 8 ml + 500ml SF 0,9% EV Dopamina 10ml + 250ml SG 5% EV Adrenalina 6 ml + SF 0,9% 500ml EV Bicarbonato 5 ml + gliconato de cálcio 10 ml + SG 5% EV Onde: SG = Soro glicosado, SF = soro fisiológico, RL = ringer lactato Imagine que a enfermeira do setor ligue para você farmacêutico plantonista e te faça as seguintes perguntas: Qual é a estabilidade de cada um dos medicamentos manipulados? Noradrenalina- 24 horas.

Dobutamina- 24 horas, sem refrigerar. Cite e explique os outros tipos de choque. A paciente apresenta um choque cardiogênico, observado por meio da queda na pressão arteria, cianose, arritimias presentes na paciente, além disso, outro fator que corrobora com esse diagnóstico é a persistência do estado de choque na paciente. Existem outras formas de choque entre elas destacam-se: • Choque hemorrágico- É causado pela perda volêmica de sangue, a principal causa desse choque são os quadros hemorrágicos. Nesse caso o coração é estimulado a aumentar o débito cardíaco, elevando a frequência e a força de contração • Choque neurogênico- É causado por lesões medulares, leva à perda do tônus simpático, interrompendo o estímulo vasomotor, ocasionando intensa vasodilatação periférica e, subsequente, uma diminuição do retorno venoso com queda do débito cardíaco.

• Choque séptico- É causado pelo espalhamento de infecção antes local por todo o organismo, normalmente está associado a problemas no sistema imune. Pesquise sobre os diferentes tipos de vitaminas. A seguir, construa um quadro resumo como no exemplo a seguir: Vitamina Fontes Necessidade diárias para um adulto (RDA) Doenças causadas pela deficiência Doenças ou problemas relacionados ao excesso C Frutos cítricos 90mg (homens) 65mg (mulheres) escorbuto Escorbuto de rebote Cálculo renal Vitamina Fontes RDA Deficiencia Excesso A Fígado,frutos amarelos, folhas verdes, cenoura,abóbora,peixes,leite,manteiga, cará, gema de ovo,mamão,tomate 600 mcg ER Nictalopia,Hiperqueratose e queratomalácia Hipervitaminose A D Peixe, ovos,fígado e cogumelos (a absorção só acontece com exposição solar diária) 5 mcg Raquitismo,osteoporose, enfraquecimento dos cabelos e unhas Hipervitaminose D E Frutas,vegetais, nozes e sementes 10 mg Sintomas raros:infertilidade, em homens e abortos em mulheres, anemia hemolítica em recém-nascidos Aumento do risco de doenças cardiovasculares K Espinafre,gema de ovo e fígado 65 mcg Diástase hemorrágica Aumento da coagulação em pacientes quetomam varfarina B1 Cereais, carnes, verduras 1,2 mg Beribéri  Vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória B2 Leites, carnes, verduras 1,3 mg Inflamações na lingua, seborréia, anemias Eleva o risco de pedras nos rins, sensibilidade à luz, coceira e sensação de picadas na pele B3 Ervilha, amendoin, feijão 16 mg Insônica, dor de cabeça, favorece a depressão Ardor, formigamento, gases intestinais, tonturas, dor de cabeça e coceira e vermelhidão no rosto, nos braços e no peito B12 Carnes e produtos de origem animal 2,4 mcg Anemia megaloblástica Erupções cutâneas tipo acne B6 Carne,vegetais, frutos secos,bananas 1,3 mg Anemia neuropática periférica Lesões no Sistema Nervoso A: Apresenta importante papel na visão, atua na manutenção de tecidos epiteliais e imunidade, protege a retina dos olhos e mucosas, fortalece dentes, unhas e cabelos,previne doenças respiratórias.

D: Fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos,muito importante para idosos,crianças,gestantes e lactantes. E: Favorece o metabolismo muscular e auxilia na fertilidade, alívio da fadiga,retarda o envelhecimento,previne abortos espontâneos e cãibras nas pernas. K: Essencial para produção de protrombina que é indispensável para a coagulação sanguínea. Já ao que se refere as vitaminas lipossolúveis é verificado carência pós cirurgia bariátrica devido à ausência de contato das gorduras com o duodeno o que prejudica a atuação da colecistoquinina, hormônio intestinal necessário para a liberação das lipases biliares e pancreáticas, enzimas degradadoras de gordura. c) Pesquise o rótulo de três suplementos vitamínicos disponíveis no mercado.

Comparece com as necessidades diárias estabelecidas no item anterior. Alguns profissionais sugerem que as vitaminas são sempre benéficas e que não podem fazer mal a quem as usa. A indústria produz diversos tipos de suplementos e investe em bastante em marketing, inclusive para o público infantil. A justificativa era para prevenir anemia. Com seus conhecimentos de química obtidos no segundo ano e nos conhecimentos de farmacologia que estão sendo adquiridos neste núcleo, responda se essa prática mencionada é mito ou verdade? Justifique sua resposta. Como dito anteriormente, a aborsão do ferro no organismo ocorre quando esse se encontra na forma Heme, nesse sentido a prática de inserir pregos juntamento ao cozimento do feijão é mito, pois o ferro liberado pelo material se encontra na forma não heme e apresenta baixo potencial de conversão para forma Heme, assim mesmo que seja ingerido, não será absorvido.

Além disso, o prego possui outros elementos que podem provocar intoxicação química. f) No mercado farmacêutico, existem vários tipos de suplementos de ferro (como vistos nas figuras a seguir). Nessa condição, há oxidação das espécies de ferro do estado ferroso [Fe2+] para o estado férrico [Fe3+]. Com isso, há diminuição da capacidade de transporte de oxigênio pela hemoglobina, pois o ferro férrico é incapaz de ligar e transportar oxigênio, ou quando transporta é incapaz de libera-lo. Existem diversos sintomas associados a metemoglobinemia que variam de acordo com a doença apresentada pelo paciente, os principais sintomas são cianose, especialmente lábios e dedos, e sangue de cor marrom. Além disso, com o agravamento da condição os sintomas podem incluir dor de cabeça, falta de ar, náusea, taquicardía, fadiga e letargia, confusão mental e perda da consciência.

A metemoglobinemia pode ser ocasionada por uma série de fármacos e susbtâncias, de maneira geral a maioria dos casos estão associados a anestésicos como a benzocaína, lidocaína e prilocaína, uso das sulfonamidas, corantes à base de anilinas, cloroquina, derivados do benzeno, dinitrofenol, cloratos, nitritos e outros produtos químicos oxidantes, além de nitritos e nitratos. A fenolftaleína, como indicador de pH, possui a propriedade de apresentar coloração rosada em meio básico. Como o sangue é uma substância alcalina, se a reação apresentar imediatamente uma coloração rosada, fica comprovado que há sangue seco naquela superfície. Contudo, a identificação de sangue não garante que o mesmo seja de origem humana, o que pode ser ineficiente em alguns casos.

c) A doença dos pés pretos é uma doença vascular ocasionada pela intoxicação por arsênio. Quais são as fontes de exposição de arsênio? Que outros efeitos tóxicos o arsênio pode causar? Que substâncias podem aumentar e diminuir o efeito do arsênio? A intoxicação por arsênio ocorre pelo contato direto com o mesmo pela ingestão de alimentos contaminados, como carnes e peixes, ou pelo consumo de água contaminada com o elemento. No entanto, salienta-se que de acordo com a bula do medicamento, podem ocorrer efeitos hepatotóxicos durante o tratamento com TRISENOX, por isso recomenda-se precaução na utilização de TRISENOX em doentes com afeção hepática. e) É possível utilizar a química analítica para identificar analitos em tecidos e fluídos biológicos, e produzir, uma prova legal de envenenamento.

Quando deverá ser solicitada uma análise toxicológica de emergência? Que características deve possuir uma análise toxicológica de emergência? Relembre o segundo ano de estudos e liste técnicas analíticas que podem ser usadas na análise toxicológica de emergência. O análise toxicológica de emergência deve ser solicitada quando houver necessidade de identificar ou confirmar diagnóstico de intoxicação, nesse sentido são fundamentais para direcionar o tratamento no caso de intoxicações ou overdose. Nesse sentindo, é fundamenta que a análise toxicológica seja direcionado a partir do exame físico e histórico do paciente, para assim direcionar o resultado para confirmação da intoxicação, identificando o agente a concentração deste no organismo. Já a dose de manutenção é determinada pela multiplicação entre a depuração de creatina do paciente pela dose normal do medicamento, divido pela depuração normal.

Alguns fármacos com necessidade de ajustamento da dose em pacientes com problemas renais crônicos são: • Digoxina; • Ciclosporina; • Lidocaína; • Fenobarbital; • Quinidina; • Sirolimo; • Vancomicina; b) Cite fármacos que precisam de reposição de dose após um paciente realizar diálise. Explique a razão pela qual isso ocorre. Alguns fámarcos que necessitam reposição ou suplementação da dose após diálise, entre eles temos: • Atenolol; • Benzipenicilina; • Captopril; • Cloridrato de etambutol; • Maleato de enalapril; Nesses medicamentos, a reposição ou suplementação da dose é necessária após a diálise, pois esses sofrem depuração durante o procedimento, isso ocorre pois a menos que estejam ligados a proteínas, os solutos e fármacos dissolvidos na água plasmática atravessam a membrana de diálise.

Além disso,os fármacos ou metabólitos farmacológicos podem ser removidos em excesso do corpo, via ligação membrana-fármaco. • Heparina- Podem alterar a cor da urina para vermelha. • Viagra- Podem alterar a cor da urina para azul. • Indometacina-Podem alterar a cor da urina para azul. • Triantereno-Podem alterar a cor da urina para azul. • Cloroquina- Podem alterar a coloração da urina para marrom ou preta. Já o gráfico da esquerda representa a depuração (clearance) da amoxicilina quando usada sozinha (control) ou em associação com probenecida (plus probenecid). Analise e compare os dois gráficos. A que conclusões você chegou? Como a probenecida alterou a excreção da amoxicilina? Explique. A partir da análise dos gráficos é possível perceber que a ocorre a interação medicamentosa entre Probenecida e amoxicilina, no primeiro gráfico é possível notar que a associação entre os medicamentos aumenta a concentração plasmática de amoxicilina, já no segundo caso nota-se que a combinação desses medicamentos diminui a depuração da amoxicilina.

Esses resultados ocorrem pois a Probenecida é excretada ativamente pelo túbulo renal, com isso gera competição com a amoxicilina pelos sítios de transporte na regição, diminui a secreção tubular renal da amoxicilina. Muitas delas causam prejuízo renal. São exemplos de micotoxinas: aflatoxinas, ocratoxinas e patulina. Quais são as fontes de exposição e os tipos de aflotoxinas? Quais são os danos que as aflatoxinas podem ocasionar? Que micotoxina causa a nefropatia dos Balcãs? Quais são as fontes de exposição e os danos que as ocratoxinas e a patulina podem ocasionar? Existem diversas fontes de exposição as aflotoxinas, de maneira geral são encontradas em substratos de rações animais e em cereiais como milho, amendoin, feijão, arroz, trigo.

Comumente essas susbtâncias sáo dividias em 4 tipo: B1, B2, G1 e G2. São substâncias com alta toxicidade, além de apresentarem efeitos multagênicos, carcinogênicos e tetragênicos, estando associadas principalmente como causa de desenvolvimento da carcinogênese hepática, além de sindromes respiratórias. e) Explique como o chumbo é absorvido. Descreva os efeitos tóxicos ao chumbo. Como o cálcio, o ferro e o zinco interferem no efeito tóxico do chumbo? Como podemos tratar uma intoxicação ao chumbo? O chumbo é um metal bioacumulativo que causa diversos efeitos tóxicos entres eles destacam-se os efeitos neurológicos, visto que o sistema nervoso é um dos mais afetados por esse metal, que pode gerar encefalopatia, apatia, irritabilidade, falta de atenção, dor de cabeça, tremor muscular, perda de memória e alucinações, em casos mais graves pode haver delírio, falta de coordenação, convulsões, paralisia, ataxia e coma.

Além disso, quando contaminado em crianças o chumbo está associado a déficits na cognição, memória verbal e aprendizado. A intoxicação por chumbo atinge também o sistema hematopoiético, restringindo a síntese de hemoglobina por inibir as enzimas ALAD, podendo levar a diversos casos de anemia. Escolha um deles e descreva o mecanismo pelo qual provoca prejuízo renal. Diversos fármacos são considerados nefrotóxicos, entre eles destacam-se os AINE, IECA, ARA, inibidores da calcineurina, vasopressores. Além disso há também Antimicrobianos, aminoglicosídeos, anfotericina, platinas, ifosfamida, inibidores da calcineurina, adefovir/cidofovir/tenofovir, metotrexato, pentamidina, foscarnet, zoledronato e contraste radiológico que estão associados a lesão tubuloepitelial e necrose tubular aguda, TAAR, aciclovir, ciprofloxacina, sulfonamidas, indinavir, foscarnet, metotrexato associados a nefropatia de cristais, penicilina, ciprofloxacina), AINE, IBP, bloqueadores H1, antiepilépticos, diurético de ansas associados a Nefrite intersticial aguda.

Hidralazina, alopurinol, penicilamina, gencitabina, mitomicina C, inibidores da calcineurina associados a Vasculite renal e trombose. Entre esses, a Cisplatina é um agente quimioterapêutico com potencial elevado de dano renal, isso ocorre pois esse agente gera stress oxidativo e ativação de vias de sinalização MAPK e P53 gerando a apoptose da célula tubular, com isso ocorre uma resposta infamatória com dano ao órgão.

122 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download