Revolução Francesa

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:História

Documento 1

INÍCIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO. INÍCIO DO PERÍODO DA CONVENÇÃO (1792). A REVOLTA DA VENDÉIA (1793). PERÍODO DO TERROR (1793). Os iluministas tinham ideias que iam contra a monarquia absolutista, mas os monarcas faziam de suas ideias algo que fosse de agrado para o seu governo. Com isso chegou a convocar uma Assembleia Notável, que consistia em reunir a Nobreza e o Clero e discutirem sobre o “não pagamento dos impostos”, que estava sendo um grande problema. A Assembleia por sua vez, não surtiu muitos resultados, pois a Nobreza e o Clero não queriam perder seus privilégios e não aceitaram o acordo de começarem a pagar seus impostos ao governo. Após um ano da Assembleia Notável, Luis XVI realizou a Reunião dos Estados Gerais (1788), convocando um representante de cada estado (Primeiro, Segundo e Terceiro) para que fosse discutido formas adequadas de conseguirem acabar com a crise econômica da França e todos votariam nas melhores medidas que deveriam ser implantadas.

Mas o voto não seria por pessoa e sim por estado, com isso o Clero e a Nobreza se uniram a acabaram ganhando a votação. Os Sans-Culotes lutaram a todo vapor durante a revolução, dando a vida, o sangue para que a luta não fosse em vão e eles obtivessem o resultado que tanto queriam: a queda da monarquia absolutista. INÍCIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA Logo após a queda da Bastilha, todo aquele povo do terceiro estado que estava elaborando as leis para a formação da constituição francesa, começaram de verdade a fazerem alguma mudança. Começando a com abolição das leis feudais que ainda eram predominantes na França, eles aprovaram uma “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.

Esta declaração se torna um marco, não apenas pelas primeiras mudanças na França, mas sim o início dos direitos civis. A declaração foi um documento contra a sociedade do antigo regime que fora inspirado no iluminismo e nos ideais liberais, dividiu os poderes da França em legislativo, executivo e judiciário e que definiu os direitos individuais e coletivos dos homens (tomada a palavra na acepção de “seres humanos”) como universais. Dentro dessa constituição criou-se também o voto censitário, onde todos podem votar, desde quando consigam comprovar que possui algum tipo de renda. A partir dessa constituição, começa ser implantado as medidas burguesas (que eram as pessoas abastadas, comerciais, profissionais liberais, etc), porém sem ter título de nobreza.

Essas ideias se iniciaram, visto que os burgueses mesmo tendo riquezas não podiam interferir em nenhuma decisão, já que não tinham títulos de nobrezas e isso fazia com o que todas as suas riquezas não pudessem ser aproveitadas e ficavam apenas para uso próprio. Com a constituição entrando em vigor, as ideias dos burgueses começaram a ser implantadas. Devido a constituição estar acima dos poderes do Rei, Luis XVI não estava nada satisfeito com a situação e isso o fez conspirar com os outros países, em especial a Áustria para tentar retomar o seu poder na França. Com essa invasão da Prússia e da Áustria, muitos franceses eram a favor da guerra e da luta pela revolução e outras pessoas já achavam muito arriscado, pois poderiam perder muitas vidas.

Mesmo assim a guerra ocorreu e a França venceu, mesmo com poucos recursos e assim se consolidou ainda mais a Revolução Francesa. No meio dessa guerra foi descoberto que de fato o Rei estava de apoio a esses países para invadirem a França e retornar ao absolutismo e que estava indo contra seu próprio País. Ao final o Rei acabou sendo julgado por alta traição. Em meio a tantos acontecimentos de guerra, descoberta de traição e julgamento, os Franceses ainda Proclamaram a República em 1792 e logo em seguida mataram o Rei Luis XVI. PERÍODO DO TERROR (1793) Período marcado por grandes mortes e pelo Maximilien Robespierre, que era o grande líder dos Jacobinos durante e Revolução. Considerado “Presidente” durante esse período, seus discursos eram totalmente direcionados a população com palavras fortes e emocionais que faziam com que as pessoas acreditassem fielmente nele.

O grande problema de Robespierre foi ficar louco atrás de pessoas que eram antirrevolucionárias, onde todos que fossem contra a revolução ele iria mandar matar. Cada palavra que saísse da boca de uma pessoa que surtisse o efeito de ser contra a revolução, ele iria mandar cortar a cabeça imediatamente. O período do terror causou tanta morte que Robespierre começou a perder suas forças quando ele começou a matar até seus próprios amigos já que não tinham mais quem morrer. Na pintura ela guia o povo em busca de sua liberdade, onde a França não é mais governada por um homem tirânico e o povo agora corre atrás da sua liberdade.

41 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download