REVISITANDO A HISTÓRIA E PROJETANDO PERSPECTIVAS FUTURAS

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:História

Documento 1

OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a história do processo educacional, ou seja, explorar as relações entre História e Pedagogia que acabam se materializando no cotidiano da sala de aula por conta da prática docente. Para direcionar a pesquisa e a escrita deste relatório foi necessário construir objetivos específicos: • Compreender as contribuições de modelos educacionais ao longo da história das sociedades; • Analisar material didático de História atualizado; • Articular as informações coletadas a partir da análise do material didático com os conhecimentos explorados na disciplina de História da Educação. INTRODUÇÃO A forma atual de organização da sociedade ocidental capitalista, voltado à exploração e reprodução social, é fruto de um processo histórico, ou seja, houve diversas configurações sociais – culturais, de pensamento, materiais, técnicas, econômicas – que processualmente se desenrolam no que pode ser observado atualmente.

Portanto, o mundo passa por mudanças, as relações tomam novos formatos, se complexificam e se sofisticam (PEREIRA, 2010). Assim sendo, entender que a configuração do mundo atual é produto de processos históricos - ação de personagens, culturas e fatos - é fundamental para compreender as estruturas que sustentam o modo de pensar e viver contemporâneos. O livro discorre sobre modelos de formação de sociedades e de sujeitos de forma bastante evidente, seja debruçando-se sobre a complexidade das relações sociais de um determinado contexto histórico, sobre a organização e divisão de classes, papel da religião ou da atividade do Estado em relação ao poder. Percebe-se, assim, que a forma como a educação é tratada, de acordo com a localização temporal da sociedade apresentada no livro, está diretamente ligada aos processos constitucionais históricos dessa sociedade, ou seja, a educação está à disposição da reprodução social e manutenção de valores e estruturas que compõem os imperativos daquela comunidade, sendo um componente do processo de construção ao longo do tempo de cada civilização apresentada no livro didático.

Por fim, podemos concluir que, ao articular as informações coletadas a partir da análise do material didático com os conhecimentos explorados na disciplina de História da Educação, à medida que as diferentes sociedades edificam relações ao longo do tempo, há a expansão de trocas culturais e, portanto, há contribuição para a construção dos modelos de formação do sujeito e da sociedade. Assim sendo, é necessário sempre revisitar de forma reflexiva e crítica a História da Educação, pois assim permite-se que o estudante compreenda os processos históricos presentes em sua formação e tenha possibilidades para superar possíveis desafios que marcam a contemporaneidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORTOLOTI, Karen Fernanda.

30 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download