Revisão Enem

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

XII Guerra fria: subordinação à potência hegemônica / confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial Idade média (séc. V – XV): igreja católica era influente – tribunal do santo ofício Revolta da vacina (1924) Ágora: deliberar questões sociais Cidades-estado (Antiguidade clássica): controle da terra Tráfico atlântico – séc XVIII: ouro – MG: extração de metais preciosos Revolução Pernambucana: caráter separatista, liberdade e independência, abusos fiscais Mercantilismo: acúmulo de metais e monopólio de exploração Capitalismo: qualificação profissional MST – movimento político controlado por partidos políticos Crise imobiliária (2007) – interdependência do sistema econômico Justiça eleitoral (1932): combater as fraudes – apuração 1932: Código eleitoral: extensão da cidadania Política do café com leite: política dos governadores/ coronelismo: voto do cabresto e práticas clientelistas/ grupos regionais sobre ordem federativa / estrutura social agrária – concentração de terra 1930: participação eleitoral das mulheres 1930: Guerra civil espanhola – ensaio para a 2 Guerra Mundial e combate ao fascismo 1930: Era Vargas – pai dos pobres - (nazi-fascismo e nacionalista) – investimento em indústrias sem capital estrangeiro/ criação da DIP 1930: novas vanguardas: conservadores 1945: Queremismo – Vargas sem o Estado Novo e redemocratizado Estado Novo: práticas políticas autoritárias Redemocratização: movimentos sociais – democracia: valor social que vai além do eleitoral/ avanço da constituição cidadã (1985) Constituição social: para todos/ civil: individual 1968 – movimentos sociais: feminismo e defesa das minorias I metade do século XX: I e II G.

M - resultaram do imperialismo e neocolonialismo e nacionalismo Revolução industrial: iluminação noturna – aumento das horas de trabalho Industrialização – processo vertiginoso – perturba a razão, é rápido e ágil – causa danos ambientais África do sul: apartheid – universalização da cidadania Estado e elite agrária: 1° os escravos e depois o subsídio governamental para a imigração D. Pedro I: liderança popular D. Pedro II: estabilidade política, imperador que governa de acordo com as Leis, modelo territorial federalista, conservar o exercício do poder Alemanha no bloco econômico da União Europeia – concorrer com melhores condições com países fora da U. “Eu não sou escrava dele”. O romance Parque Industrial, de 1933 da escritora Patrícia Rehder Galvão, mas conhecida como “PAGU”, traz como temas centrais a questão da desigualdade de gênero e da desigualdade social.

Critica uma hierarquia de gênero que sustenta que o homem, supostamente superior, fosse sexualmente livre, enquanto as mulheres não.           Em pleno século XX, essa característica foi reforçada pelo “American way of life”, que vendia a imagem da mulher perfeita como a dona de casa, mãe zelosa e esposa dedicada. Recentemente a exposição “Queermuseu”, em Porto Alegre, foi retirada de exibição por que continha temática LGBT, crítica á símbolos religiosos e contestação á tabus. TRABALHO INFORMAL OU MISCIGENAÇÃO) A obra “Velho entristecido”, feita pelo pósimpressionista Van-Gogh retrata o sofrimento e isolamento das pessoas idosas. A obra “Os retirantes”, feita por Candido Portinari, retrata a fome, negligência estatal e imigração, por meio das características dos personagens, sendo percebida pelas vestimentas, semblante de tristeza e o aparente descaso pessoal.

         Presos que menstruam – Nana Queiroz: expõe além da triste realidade do sistema carcerário, de modo que, inclusive, a dignidade humana é colocada em questão / expõe algumas motivações que fizeram com que aquelas mulheres fossem presa. A hora da estrela – Clarice Lispector: retrata a história de Macabéa que mesmo lutando por um espaço frente a sociedade se depara com diferentes dificuldades, sendo o preconceito linguístico frente ao seu vocabulário característico do interior é uma dessas. Lugares distantes: como viajar pode mudar o mundo – Andrew Solomon: relata suas histórias de viagens de turismo, visando o conhecimento de outras culturas. As mulheres do meu país – Maria Lamas: retrata a condição feminina da mulher trabalhadora e com poucos recursos financeiros. Aborda a exigência do instinto materno e o aborto clandestino (entre as mais pobres) como algo que beirava a humilhação, visto que o dividia entre: com anestesia e sem anestesia.

Capitães da areia – Jorge Amado: retrata por meio dos personagens as principais características que comportam a sociedade, de modo que, pelas características é possível perceber a desigualdade social, pobreza, fome, roubo e, sobretudo, a negligência estatal com os pobres. O sol é para todos – Harper Lee: discorre sobre uma história passada nos anos 1930 em que o preconceito racial, social, o conformismo com as injustiças e as relações superficiais é muito presente. Nesse contexto, um advogado se faz responsável pela defesa de um homem negro que é acusado injustamente de estupro. Cidade caminhável – Jeff Speck: defende a ideia do desenvolvimento urbano voltado para as pessoas e aponta passos para tornar as cidades caminháveis. Fala das características de uma cidade caminhável (segura, confortável e interessante), que uso bastante como premissas de uma Rua Completa.

Merchants of doubt – Naomi Oreskes e Erik M. Conway: discorre sobre como os especialistas manipulam informações, de modo a modificar a perspectiva do público sobre questões ambientais. Caiu do céu: o promissor negócio do aquecimento global – Mckenzie Funk: discorre acerca da população que lucra com o aquecimento global, de modo que é possível perceber que a economia e o meio ambiente estão lado a lado. Todos contra Dante – Luís Dill: retrata uma história real em que um rapaz sofre com bullying em função de sua aparência e classe social. Essa perseguição é estendida para o ciberespaço, deixando de ser uma simples provocação e passa a tomar rumos ameaçadores. Dante comete suicídio. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática – Pierre Lévy: o processo humano intelectual é trabalhado a partir dessas representações e precisa do auxílio de diferentes meios para construí-las e acessá-las.

      Sociólogo Durkheim – os fatos sociais podem ser normais ou patológicos, de modo que em um ambiente patológico em crise, a harmonia social é rompida e atrapalha o progresso coletivo – o sistema é comparado ao corpo humano A antiguidade greco-romana foi responsável pelo desenvolvimento de esculturas que cultuavam o corpo 2 guerra mundial – desenvolvimento da medicina e da ciência Colonização do Brasil – doenças trazidas pelos europeus – genocídio 1924 Revolta da vacina – vacinação obrigatória 2 geração romântica – ultrarromantismo – busca pela morte como fuga da realidade – mal do século Documentário Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde. Pacientes que curam: o cotidiano de uma médica do SUS – Julia Rocha: retrata algumas histórias de uma médica que atende em UBS e UPA, nesses relatos é possível perceber o retrato de um Brasil periférico.

A médica traz em pauta que a saúde vai além de uma doença, visto que tem relação com a garantia do direito ao trabalho, moradia, alimentação, educação, lazer e afins. Repensando a saúde: estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos – Michael E. Porter e Elizabeth Olmsted Teisberg: discorre sobre as crescentes dificuldades dos sistemas de saúde e dos próprios pacientes em todo o mundo, visando mudanças de rumos no modelo vigente. Ciência e Pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar - Ronaldo Pilati: discorre sobre o fato de que, ainda frente a comprovação científica, muitos indivíduos se veem alienados com falsas informações. Recentemente a exposição “Queermuseu”, em Porto Alegre, foi retirada de exibição por que continha temática LGBT, crítica á símbolos religiosos e contestação á tabus.

Grupos como o Movimento Brasil Livre, foram às ruas boicotar a exposição afirmando que           está feria a moral e os bons costumes da família brasileira Mito de Procusto: a analogia do mito representa claramente a intolerância do homem em relação ao outro. A desigualdade social se dava desde os tempos do Brasil Colônia, em que Portugal detinha os recursos advindos do próprio Brasil, cuja relação de desigualdade dava-se entre os senhores e os escravos. A Semana de Arte Moderna foi um movimento de extrema importância para compreendermos o declínio da República Velha. Além do impacto cultural, ela apresentou fortes críticas às oligarquias que estavam no poder e que demonstravam desinteresse no desenvolvimento da cultura brasileira. Aguenta piadas, insultos, incômodos e resignação.

A hora da estrela – Clarice Lispector: retrata a história de Macabéa que mesmo lutando por um espaço frente a sociedade se depara com diferentes dificuldades, sendo o preconceito linguístico frente ao seu vocabulário característico do interior é uma dessas. Lugares distantes: como viajar pode mudar o mundo – Andrew Solomon: relata suas histórias de viagens de turismo, visando o conhecimento de outras culturas. Nesse sentido, enquanto turista, discorre sobre ramificações sociais, políticas, econômicas, importância da empatia e afirma que conhecer outra cultura é uma forma de combate a ignorância e intolerância. Fahrenheit 451 (romance distópico) – Ray Bradbury: discorre sobre a dificuldade de desenvolver a criticidade, visto que, além de ser suprimido, as opiniões próprias são concebidas como antissocial e hedonista.

Nesse sentido, por meio de estratégias pautadas em ações protecionistas e individualizadas, os países passam pela desglobalização, evidenciando a solidão frente a uma integração. Olhos d’Água – Conceição Evaristo: reúne 15 contos que abordam a miséria, a desigualdade social, a violência urbana e dilemas sobre o amor, a vida e a ancestralidade africana. As mulheres do meu país – Maria Lamas: retrata a condição feminina da mulher trabalhadora e com poucos recursos financeiros. Aborda a exigência do instinto materno e o aborto clandestino (entre as mais pobres) como algo que beirava a humilhação, visto que o dividia entre: com anestesia e sem anestesia. Capitães da areia – Jorge Amado: retrata por meio dos personagens as principais características que comportam a sociedade, de modo que, pelas características é possível perceber a desigualdade social, pobreza, fome, roubo e, sobretudo, a negligência estatal com os pobres.

Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. – cidadania e participação social 2002 – O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? 2012 – Movimento imigratório para o Brasil no século 21 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil Mortalidade materna Mulheres sobrecarregadas Violência nas escolas Situação carcerária Etarismo Mulheres na política Redpills – misoginia e feminismo Refugiados Respeito às terras indígenas – garimpo Efeitos da polarização política no Brasil Participação popular de volta ao governo Defesa da democracia na prática Valorização do trabalho voluntário Violência doméstica contra as crianças Importância do voto no exercício da cidadania Crescimento econômico pós-pandemia.

81 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download