Resumo sobre os povos indígenas No Brasil, da chegada dos portugueses aos dias atuais

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:História

Documento 1

Para Ribeiro (1995) os primeiros grupos encontrados pelos portugueses no litoral eram de origem tupi, que haviam se instalado já há vários séculos na região litorânea. O primeiro contato entre os portugueses e os indígenas causou diferentes percepções para ambos, os índios receberam a chegada dos europeus como um acontecimento ligado as suas crenças. Pois acreditavam que eram povos enviados pelo deus sol, gente que milagrosamente andava sobre as ondas do mar grosso (RIBEIRO, 1995). Já os portugueses enxergavam os índios como um povo inocente e de fácil manipulação (CAMINHA, 1500 apud PEREIRA, 1999). Que se mostravam muito atraídos pelos objetos oferecidos pelos portugueses. O respeito que o índio tinha ao meio ambiente era tão grande que eles sempre só retiravam da natureza o necessário para a sua sobrevivência.

Junqueira (2014) afirma que as tribos eram voltadas para uma espécie de crença na astrolatria, pois veneravam o sol e a lua. Eles também acreditavam na reencarnação dos seus antepassados e na existência de espíritos, para os quais faziam rituais, cerimônias e festas. Algumas tribos também praticavam a antropofagia como um importante ritual onde seus guerreiros se alimentavam dos prisioneiros para adquirem suas habilidades (SOUSA, 2018). Principais conflitos entre indígenas e colonizadores Enquanto o interesse do europeu se limitou ao extrativismo do pau-brasil, a convivência entre os dois grupos não sofreu alterações. Usando essa aliança os portugueses comandaram um ataque contra os Tupinambás para escravizá-los. Nesse episódio o chefe da tribo dos Tupinambás foi capturado e acabou morrendo por maus-tratos (BRITOS, 2018).

Então várias tribos se uniram e com a ajuda dos franceses, que lhes forneciam armas em troca da permanência deles em terras brasileiras, declararam guerra aos portugueses e aos Guaianazes. O conflito se estendeu até 1567, com a chegada de Estácio de Sá, que conseguiu expulsar os franceses e os Tupinambás da região. DELPHINO, 2010). No tratado, Portugal ganhou a região conhecida como Sete Povos das Missões. Os jesuítas que administrava a região, não aceitarão entregar o território aos portugueses. Por isso os padres jesuítas fornecerão armas para que os índios resistissem à ocupação. Grande parte dos 30 mil índios que habitavam a região, ou morrerão nas batalhas, ou foram escravizados pelas tropas dos colonos. Reafirmando assim o domínio na região pelos portugueses (GOLIN, 2014).

A vida dos índios nos dias atuais Ao longo dos anos os índios continuaram sua luta, através dos movimentos indígenas, buscando seus direitos como cidadãos brasileiros e a preservação de sua origem e cultura. Com o tempo a sociedade brasileira passou a dar mais atenção a essa parcela da população e a criar vários meios para conservação de suas heranças culturais, um exemplo é a criação da Fundação Nacional do Índio (Funai), criada em 1967. Isso foi importante, pois em meados dos anos 90, a população indígena voltou a crescer segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo registrados cerca de 734. mil pessoas que se consideravam índios (LUCIANO, 2006). Os grupos indígenas encontrados no Brasil, se concentram mais nas regiões do Amazonas, Nordeste, no estado do Mato Grosso do Sul e no Centro sul do país.

E que isso vem contribuindo para o enfraquecimento das políticas indigenistas. Segundo Ramos (2017) um exemplo disso é a redução do orçamento que a FUNAI vem recebendo nos últimos anos. Referências ANDRADE, Manuel Correia de. A Guerra dos Cabanos. UFPE. Confederação dos Tamoios. InfoEscola, 2018. Disponível em: < https://www. infoescola. com/historia-do-brasil/confederacao-dos-tamoios/>. google. com. br/books?id=djEtDwAAQBAJ&pg >. Acessado em: 07 mai. DELPHINO, Cristiane. com. br/guerra-do-acu-ou-dos-barbaros-exterminio-indigena/>. Acessado em: 09 mai. FREITAS, Eduardo de. Indígena no Brasil; Brasil Escola, 2018. gov. br/index. php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas >. Acessado em: 10 mai. GOLIN, Tau. Acessado em: 08 mai. LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional,2006.

Disponível em: < http://unesdoc. pdf >. Acessado em: 04 mai. OLIVIERI, Antônio Carlos. Índios: O Brasil antes do descobrimento. UOL Educação, 2014. editoracontexto. com. br/blog/guerra-dos-barbaros-o-terrivel-genocidio-que-a-historia-oficial-nao-conseguiu-esconder/ >. Acesso em 09 de mai. POUPEL, Mayara. com. br/carta-explica/entenda-o-conflito-indigena-no-brasil/ >. Acessado em: 10 mai. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Os portugueses e os nativos. Disponível em: < https://b5historias. blogspot. com. br/2017/08/os-portugueses-e-os-nativos-guilherme.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download