RESUMO SOBRE FISIOLOGIA RENAL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Mas como o plasma chega na unidade funcional para ocorrer o processo de filtração? Há todo um complexo de vascularização renal caracterizado por um sangue que chega na artéria renal proveniente da aorta, a artéria renal se ramifica em arteríolas aferentes, que gera capilares glomerulares, por onde ocorre o início do processo da filtração, esses capilares se reúnem em uma porção final que chamamos arteríola eferente, que se anastomosam em capilares peritubulares e por fim chegam a veia renal. Sobre a coordenação desse processo como ocorre? Há uma inervação como qualquer outro órgão, a simpática vai liberar norepinefrina que proporciona: vasoconstrição, reabsorção tubular de sódio e estimulação da secreção de renina. Perfeito, agora vamos ao ponto em que o plasma chega ao néfron: O plasma vai chegar no corpúsculo renal pela arteríola aferente, essa arteríola vai possuir um endotélio vascular semipermeável, o qual vai possibilitar a passagem de substâncias para o glomérulo renal.

Sobre o Glomérulo, o que ele é? O glomérulo renal é a principal unidade de filtração de plasma que vai auxiliar na reabsorção de líquidos e solutos. Ele é formado por um conglomerado de capilares fenestrados que são originados de ramificações da arteríola aferente, desde o momento que ela penetra no corpúsculo renal. No entanto, ao levar em consideração o antagonismo entre as forças pressóricas e o despresível valor da pressão oncótica da cápsula de Bowman, pode-se concluir que a pressão efetiva de filtração é formada pela pressão hidrostática do sangue, que se opõe e supera a pressçaoosmótica do coloides do plasma e a pressão hidrostática dos líquidos da cápsula de Bowman.

Há um mecanismo de autorregulação? A filtração glomerular é influenciada diretamente pela pressão hidrostática, qualquer alteração na pressão arterial tenderia a interferir na taxa de filtração, no entanto isso não ocorre devido a esse mecanismo de autorregulação glomerular, que tende ao equilíbrio desses valores. Portanto quando há o aumento da pressão arterial, há um contrabalanceamento com aumento da resistência da arteríola aferente, de modo a promover a redução do fluxo sanguíneo e a manutenção da taxa de filtração. Do mesmo modo se ocorrer uma diminuição da PA, há uma diminuição da resistência de modo a aumentar o fluxo e favorecer a filtração. Obviamente esse sistema é efetivado em virtude da capacidade miogênica do capilares e do feedback tubuloglomerular.

Isso se deve ao fato de que a inflamação tende a gerar fendas e rupturas nas alças capilares dos glomérulos, de modo a permitir a passagem de hemácias para o sistema tubular que, por não serem reabosrvidas, seguem para a urina. Além disso, como consequência da inflamção, há também comprometimento das etapas de filtração glomerular como um todo, levando à retenção volêmica, a qual desencadeia o edema generalizado e a hipertensão. Ao contrário das síndormes nefríticas, as nefróticas não estão relacionadas a processos inflamatórios, mas a diversos distúribios que acabam por aumentar a premeabilidade dos capilares glomerulares à proteína. Desse modo, os seus achados clínicos são treaduzidos como reflexos da proteinúria maciça, a qual leva a redução da pressão oncótica do sangue.

Com isso a redução da albumina plasmática resulta em hipoalbuminemia e formção de edema, bem como também induz o aumento da atividade hepática que, ao tentar produzir mais albumina, também promove a hiperdermia. A reabsorção de água ocorre por osmose. A reabsorção de sódio ocorre na maioria dos segmentos do túbulo e é um processo auxiliado por proteínas transportadoras, que também são importantes no transporte ativo secundário de outras substâncias, como glicose e aminoácidos. Algumas moléculas maiores, como algumas proteínas que atravessam a lâmina basal, são reabsorvidas por meio da pinocitose e a reabsorção de ureia, cloreto e outros solutos, como creatinina, ocorrem por difusão passiva. A secreção ocorre, como apresentado, de forma mais específica.

São bases e ácidos orgânicos, produtos do metabolismo, que devem ser rapidamente eliminados. PRIMEIRA FASE O filtrado proveniente do glomérulo é basicamente composto de solutos orgânicos como a glicose e aminoácidos, além dos sais de sódio. Nessa parte inicial todos estes são transportados para o interior da célula através de carregadores específicos que também se combinam com o sódio. Há alguns mecanismos de transportes do sódio nesta porção inicial que são: cotransporte eletrogênico de sódio com solutos orgânicos, como açúcares e aminoácidos, cotransporte neutro de Na+/H+, responsável pela reabsorção de bicarbonato pela membrana basolateral e cotransporte neutro de sódio com ânions orgânicos. A energai desse complexo sódio-soluto para atravessar a membrana luminal é proveniente do gradiente de sódio entre lúmen tubular e o interior celular, cirado pela sódio-potássio ATPase, localizada na membrana basolateral, como já dito anteriormente.

Assim, o sódio volta para o sangue peritubular pela bomba, enquanto os demais solutos voltam por difusão, já que sua concentração intracelular é elevada e, assim, deixam a célula por osmose. Como consequência o sódio que é reabsorvido para o líquido peritubular não é acompanhado de saída de água, como ocorre normalmente em outros sistemas, portanto a osmolaridade no final da alça é menor que no começo. A medida que o filtrado vai se movendo pelo sistema tubular, esse líquido vai ficando mais concentrado, devido à grande reabsorção de água que ocorreu na porção descendente, chegando a concentrações próximas de 1200 mosm. Nesse mecanismo de contra-corrente renal, ocorre algumas trocas de fluidos, a porção ascendente da alça é impermeável a água, mas não aos íons, os quaois serão perdidos para o líquido peritubular.

A medida que o filtrado passa pela porção descendente da alça, ele encontra um líquido que está ao redor do túbulo, já concentrado devido a impermeabilidade da alça ascendente. Por isso o sódio do líquido peritubular entrará pela alça em sua porção descendente e a água irá sair, fazendo com que a osmolaridade se eleve.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download