RESUMO Administração Pública

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Já o Governo refere-se ao conjunto de Poderes e órgãos constitucionais. É todo um complexo, que fixa os objetivos do Estado, conduz a política dos negócios na área pública e mantém a ordem jurídica vigente. Quanto ao significado de Administração são apresentadas as definições de autores como CHIAVENATO (1983), FAYOL (1981), TAYLOR (1990), DRUKER (1984) e LACOMBE (2003). Por sua vez, no que tange a conceituação de Administração Pública, os autores citados são: CENEVIVA (2003), MEIRELLES (2007) e SILVA (1998). Compreende-se que a Administração Pública atua por meio de seus órgãos e agentes, os quais são incumbidos do exercício da atividade administrativa, sendo esta exercida tipicamente pelo Poder Executivo e a atipicamente pelos Poderes Legislativo e Judiciário. Após a contextualização dos termos destacados, o texto observado parte para a análise das escolas e teorias do pensamento administrativo.

A administração científica de Taylor, no ano de 1911, tratava-se de um método científico para encontrara única e melhor maneira de realizar o trabalho, selecionando de forma científica os trabalhadores que melhor desempenhariam a tarefa, levando gestor e trabalhador a uma cooperação amigável, mas mantendo clara a separação de deveres entre eles. Em 1916, Fayol apresentou a sua “Teoria Geral da Administração”, a qual definiu e analisou as funções administrativas (planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar) que ainda hoje são presentes nas empresas. Este foi considerado o fundador da escola clássica da gestão, pois foi o primeiro a sistematizá-la e formulou sua teoria a partir de uma perspectiva global, resumindo-a em quatorze princípios, a saber: Divisão do Trabalho, Autoridade, Disciplina, Unidade de Comando, Unidade de Direção, Subordinação do Interesse Individual ao Coletivo, Remuneração, Centralização, Cadeia de Comando, Ordem, Equidade, Estabilidade no Emprego, Iniciativa e Espírito de Equipe.

Por volta do ano de 1947, Weber formulou a Teoria da Burocracia, a qual defendia os seguintes princípios: Formalização, Divisão do Trabalho, Hierarquia, Impessoalidade, Competência Técnica e Meritocracia, Separação entre Propriedade e Administração, Profissionalização dos Funcionários e Completa Previsibilidade do Funcionamento. No mais, o texto é finalizado com a análise da reforma da administração pública nos tempos atuais, onde os autores descrevem os fatos (cronologicamente) que levaram a nova administração pública, embasada nos princípios que seguem: a focalização no cidadão, a transparência, o controle social, a conscientização da responsabilidade fiscal, a orientação da gestão para resultados, a ética e a profissionalização do servidor público. REFERÊNCIA EDITORA PROMINAS E ORGANIZADORES.

NOME DO CURSO. In: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Módulo (coloque aqui o número do seu módulo). p.

44 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download