RESTAURAÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM CONCRETO ARMADO

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

JUSTIFICATIVA 6 4. REVISÃO TEÓRICA 8 4. MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS 8 4. MECANISMOS DE DETERIORAÇÃO 9 5. METODOLOGIA 13 6. Como ressalta Rodrigues (2013), o concreto armado representa o principal material empregado na concepção de edificações, sendo o mais utilizado dentro do setor da construção civil, seja para fins residenciais (edifícios e casas), comerciais (lojas e shoppings) e/ou educacionais (escolas e universidades). Uma vez que, constitui um material com propriedades únicas e vantajosas em termos de qualidade e segurança estrutural, em razão de suas propriedades de durabilidade e resistência. Porém, conforme Arivebene (2015), apesar de sua grande importância para a construção civil, este material pode vir a apresentar inúmeras patologias, durante sua vida útil, caso não seja empregado de forma adequada ou ainda, submetido a manutenção periódica.

Rodrigues (2013) ressalta que, tais manifestações são, normalmente, provenientes da falta de planejamento, de falhas de execução, descaso, ausência de planos de vistoria (direcionados a manutenção e reparo) ou falta da informação, bem como de conhecimento. Levando em consideração que as manifestações patológicas são altamente prejudicais para estrutura construída, é possível notar a necessidade da implantação de ferramentas ou planos que possam atuar na identificação de possíveis anomalias e riscos, de modo a determinar as origens, causas e futuras consequências. Sendo assim, o presente estudo justifica-se pela necessidade de identificar e avaliar quais manifestações patológicas podem ocorrer em estruturas de concreto armado, em especial, no período de pós-ocupação, ou seja, após a utilização do mesmo, de modo a propor medidas de restauração e recuperação adequadas as patológicas encontradas.

Além disso, demonstrará como estas anomalias podem afetar a segurança e durabilidade dos elementos estruturais, bem como o bem-estar dos usuários, uma vez que, tendem a ser frequentemente ignoradas. Além disso, o estudo será de grande relevância, visto que, o objeto de análise compreenderá uma das edificações da Faculdade de Direito de Alta Floresta, a qual trata-se de um estrutura com fim educativo, o que ressalta ainda mais a importância da identificação de patologias, uma vez que, estas edificações devem permitir e fornecer aos usuários conforto e bem-estar, que possam estimular o aprendizado, sem comprometer a capacidade e/ou ensino dos alunos. Desta forma, o presente trabalho será fundamental para fornecer e ampliar o conhecimento, assim como as informações sobre o aparecimento de manifestações patológicas no concreto armado, evidenciando suas possíveis causas e consequências, bem como as melhores medidas de restauração e recuperação de cada anomalia, de modo a favorecer a conscientização de usuários e profissionais.

Visto que, como ressalta Gonçalves (2015), há uma grande deficiência de formação e preparo de profissionais no campo de planejamento e execução de manutenção nas construções, pós-conclusão, e na identificação, diagnóstico e solução de problemas patológicos. Que, em casos graves, podem ser responsáveis por comprometer a qualidade estrutural da edificação e, consequentemente, provocar desabamentos ou acidentes (ARIVABENE, 2015). As patologias estruturais podem variar em intensidade e incidência, acarretando, muitas vezes, custos elevados de correção. Visto que ocorre o comprometimento da estética e a redução da capacidade resistente da estrutura, contribuindo para o seu colapso parcial ou total (SARTORTI, 2008). A vida útil de um edifício residencial pode ser definida como o período durante o qual as suas propriedades físicas e químicas permanecem acima dos limites mínimos, especificados para atender sua determinada função.

Este período pode ser ampliado de maneira significativa, por meio de um correto programa de manutenção estrutural ou plano de gerenciamento de qualidade (SARTORTI, 2008). A degradação física corresponde as ações da temperatura, do vento, da chuva, da abrasão e da vibração. A degradação física reflete a presença de águas puras ou agressivas, sulfatos, sais e oxigênio. Já a degradação biológica diz respeito as ações de agentes vegetais (fungos e raízes) e de esgotos, bem como dejetos animais (LAPA, 2008). Sendo assim, os problemas patológicos têm suas origens motivadas por falhas, que ocorrem basicamente nas três principais etapas do ciclo de vida da construção, resumidas em: concepção, execução e utilização. Por esta questão, as causas podem ainda ser classificadas também, entre as categorias de “causas intrínsecas” e “causas extrínsecas” (CARMO, 2009).

O quais serão responsáveis por dar base a apresentação e discussão dos conceitos que envolvem as manifestações patológicas em concreto armado e, consequentemente, sua restauração e recuperação. As informações e dados coletados serão submetidos a análise, de modo a identificar se estes dados estão corretos e se correspondem à realidade, buscando apresentar um trabalho de qualidade. Após esta etapa, as informações obtidas serão reunidas e apresentadas de forma clara, bem como coerente, para um melhor entendimento do leitor. Além da revisão bibliográfica, será realizada uma visita de campo em uma das edificações de concreto armado da Faculdade de Direito de Alta Floresta (Figura 1), com a finalidade de identificar e documentar possíveis manifestações patológicas da estrutura.

Nesta etapa, serão coletados registros fotográficos, de modo a facilitar a identificação do tipo de patologia e, consequentemente, permitir sugerir a medida mais adequada de restauração e recuperação do material estrutural. Verificação das referências utilizadas. X X Elaboração de todos os elementos pré e pós-textuais. X X Entrega da monografia. X Defesa da monografia. X REFERÊNCIAS ARIVABENE, A. Uberlândia, 2009. CLÍMACO, J. C. T. S. LAPA, J. S. Patologia, Recuperação e Reparo das Estruturas de Concreto. p. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). RODRIGUES, A. C. Levantamento das principais manifestações patológicas em edificações residenciais de uma construtora de Porto Alegre. f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). K. Levantamento de Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto Armado no Estado do Ceará.

f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal do Ceará – Centro de Tecnologia. Patologia em Estruturas de Concreto Armado. f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Tecnologia. Santa Maria, 2015.

128 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download