Resolução de exercício português

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Letras

Documento 1

I. V ) Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas. II. F ) Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade. III. Quando tratamos das relações entre “democracia e liberdade”, ou quando nos perguntamos se em tal país se é livre, ou quando invocamos as liberdades políticas, as liberdades fundamentais, ou ainda quando dizemos de um homem que ele é livre (por oposição a um escravo ou a um preso), referimo-nos ao que se pode chamar liberdade de direito, isto é, em linhas gerais, a ausência de coerções externas – as interdições e as obrigações – nascidas do Estado, da coletividade ou da sociedade.

Há um segundo sentido, que se pode chamar liberdade de fato, por oposição à de direito: não se trata mais de perguntar “é permitido fazer (dizer, pensar)?”, mas “é possível fazer (pensar querer. Não nos referimos mais à ausência de coerções extrínsecas (as leis civis, as obrigações sociais, as regras coletivas, as interdições. mas intrínsecas – aquelas que concernem ao próprio sujeito. Com efeito, não basta, por exemplo, que eu viva num país onde há liberdade de viajar ao exterior para poder fazê-lo, mesmo se eu quiser. p. a) (1,0) O texto acima discute sobre dois tipos de liberdade: a liberdade de direito e a liberdade de fato. Com suas palavras, explique, de acordo com o texto, o sentido de cada uma delas.

Resposta: A liberdade de direito se refere à extinção de qualquer tipo de coerção extrínseca, seja ela uma lei civil, uma obrigação social ou uma regra coletiva, vide escravidão. Já a liberdade de fato se relaciona não à coerção extrínseca, mas à intrínseca, podendo restringir o indivíduo de realizar alguma ação, como viajar, por reduzida condição financeira. Questão 4 (2,0) Leia os quadrinhos. a) (0,5) Interprete o humor do texto. Resposta: o humor está no fato de que a cliente não entendeu quando a atendente disse que estava suando frio. Ela utilizou-se dessa expressão para ilustrar que o preço geralmente era elevado e os clientes nem sempre aceitavam, e não para afirmar que realmente estava suando frio, de forma literal.

b) (0,5) No último quadrinho, ocorre este período: “Deve haver algum remédio pra isso. “A América foi igualmente pródiga em inspirar viajantes - em sua maioria pintores, botânicos, naturalistas, arqueólogos ou simples aventureiros -, ainda que a maioria não tivessem pretensões literárias e quisesse apenas fazer anotações acerca da geografia, fauna e flora tropical das novas terras. a) (1,0 ) Este trecho foi modificado propositalmente. Há nele um desvio gramatical quanto à concordância verbal. Identifique esse desvio e apresente a devida correção. Resposta: O erro está na conjugação do verbo ‘‘tivessem’’, de modo que esse deveria estar no singular. São Paulo: Beca, 1999. p. a) (0,5) O texto acima teve uma oração alterada propositalmente. Tal modificação incorreu em um erro de regência verbal.

Transcreva-o e diga em que consiste, na passagem transcrita, o problema de regência. Identifique os que apresentam incorreções quanto à regência e reescreva-os, adequando ao padrão formal de língua. • As constantes faltas ao trabalho implicam em sua demissão. • Ele não obedece aos mais velhos. • O aluno não simpatizou com a professora. • Aristides namora com Marta.

72 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download