Resenha sobre um artigo

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

As empresas envolvidas, tanto a contratante como a contratada, não foram divulgadas e os resultados por entrevistas foram apresentados de forma que não é possível identifica-las. O método usado foi qualitativo uma vez que não seria possível transformar os ganhos em números. Os resultados ficaram dentro do esperado, apesar de uma série de dificuldades ao longo da pesquisa. Descrição do conteúdo] No início da pesquisa já se acreditava que o método ágil Scrum não foi criado para substituir definitivamente o método tradicional de gestão de projeto, mas sim ser uma alternativa uma vez que a taxa de sucesso no modelo tradicional entre 2011 e 2015 foi de 11%, segundo o estudo The Standish Group com mais de 50 mil projetos. O método tradicional de gestão de projetos começou a apresentar dificuldades à medida que que a indústria de softwares cresce, esse mercado trabalha com customização em projetos de longa duração, dessa forma o cliente só tem acesso ao resultado na fase de implantação, nesse momento que alterações são solicitadas gerando perdas com retrabalho e interferindo diretamente no prazo final.

A equipe concordou que a satisfação do cliente foi aumentada uma vez que as suas necessidades foram atendidas em curtos períodos. O projeto A teve seu desempenho comprometido em função da necessidade de documentar todas etapas de uma forma que pudesse se munir de provas em eventual desacordo, isso se deu pelo não comparecimento do cliente em várias etapas importantes do projeto. Enquanto que a presença constante do cliente no projeto B reduziu o tempo gasto com a documentação uma vez que as divergências eram solucionadas de imediato. Em ambos os casos a preocupação jurídica com os contratos ficou acima até mesmo do desenvolvimento do próprio projeto, em consequência a produtividade foi afetada. Se tornando assim um assunto de destaque na pesquisa.

Ao longo do artigo fica evidente que o método ágil Scrum segue a tendência atual de encurtar distâncias entre o contratante e o contratado, buscando assim enxugar processos e oferecer maior flexibilidade e velocidade. Enquanto o método tradicional se mostrou rígido e burocrático Apesar das diferenças, o que chama atenção é que não houve ganhos financeiros, e o projeto que adotou o método enxuto teve maior atraso, não por culpa do método, mas que atrapalhou na avaliação. Ponto de destaque é a satisfação do cliente conforme levantado em entrevista pelo membro do projeto B, apesar de ser qualitativo é consenso que o cliente percebe qualidade à medida que sua satisfação aumenta, e quando não há aumento de custo pra isso, como foi o caso, o resultado é positivo e relevante.

Um problema sério e apontado várias vezes na pesquisa em campo é a necessidade de documentação constante, complexa e detalhada. Esse material por si só é comum e necessário, porém o uso excessivo deles em especial pelo Projeto A que precisou se defender de possíveis divergências com o cliente, em razão do próprio, comprometeu o desempenho negativamente.

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