Resenha de Dissertação

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

f. CREDENCIAIS DO AUTOR Argemiro Severiano da Silva é graduado em Língua e Literatura Inglesa, bacharel em Direito, especialista em Direito Tributário, especialista em Marketing, mestre em Direito Político e Econômico. Atua como Diretor Financeiro da Associação Santa Marcelina, de São Paulo. RESUMO DA OBRA A dissertação é dividida em três capítulos, problematizando a educação superior, a retenção e os critérios para a eficácia da retenção. No capitulo inicial, problematiza-se a noção de educação superior, diferenciando entre ensino e educação. O segundo capítulo inicia com a definição do conceito de retenção, entendido um conjunto de ações administrativas e acadêmicas para que o aluno permaneça na universidade até sua diplomação.

Em seguida, é apresentada uma série de autores norte-americano que trabalharam com a problemática da evasão/retenção desde a década de 1930. Diferentes perspectivas analíticas são evocadas, chegando-se à conclusão de que para elevar os índices de retenção é preciso uma estratégia múltipla. Questionando sobre os índices de retenção no cenário brasileiro, há identificação de um déficit na formação básica que não é abordada corretamente pelas instituições de ensino superior. Aliado a isso, o crescimento da oferta de vagas no ensino superior criou uma cultura institucional de não se preocupar com a permanência dos alunos na universidade pois havia demanda reprimida. Avalia-se que as ações do setor de retenção só surtirão efeito com o apoio dos docentes e do setor administrativo.

Embora, inicialmente, o trabalho parta de um pequeno grupo, há a tendência de se expandir e atingir um grande número de docentes e técnicos administrativos. Destaca-se a necessidade de divulgação dos resultados obtidos. Além disso, com a possibilidade de comparação entre diferentes universidades, os alunos teriam um importante indicador para sua escolha acadêmica. O auxílio de sistemas de computadores para a administração e compilação de dados é ressaltado. A distribuição dos capítulos não é uniforme. O primeiro capítulo comporta mais da metade do corpo da dissertação. Trata-se de um capítulo essencial para a compreensão e desenvolvimento do restante da pesquisa, servindo de pano de fundo empírico para as reflexões teóricas subsequentes, de modo que, ao término, não prejudica o nexo lógico da argumentação.

CRÍTICA DA RESENHISTA A obra traz uma temática atual que merece atenção da pesquisa científica e do planejamento das instituições de ensino superior, uma vez que o acesso, permanência e êxito no ensino superior constitui um dos pilares da sociedade da informação e do conhecimento. Trata-se da função social da universidade que, a um tempo, forma um cidadão pleno e um trabalhador hábil. Entretanto, essas experiências podem ser adaptadas e replicadas em instituições de ensino públicas ou privadas.

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