RESENHA DE ARTIGO

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Administração

Documento 1

Neste trabalho, os autores estudam empresas do mundo todo, que perseguem simultaneamente metas sociais e financeiras e tem como questionamento principal a seguinte pergunta: De que forma as empresas podem equilibrar essas duas metas? Os autores mencionam que as corporações estão sendo forçadas a mudar, para diminuir sua busca obstinada por ganhos financeiros e ficar mais atentas ao impacto que causam nos funcionários, clientes, comunidades e ambiente. Por essas e outras razões, um grande número de líderes de empresas agora entende que eles precisam cumprir metas tanto financeiras como sociais, ou seja, começam a deixar de lado questões relacionadas somente a produção e lucros , focando mais em seu papel perante a sociedade, de uma forma que consiga unir os dois interesses.

Em seu estudo, os autores revelam que empresas bem-sucedidas com metas duplas apresentam alguns pontos em comum e adotam uma abordagem chamada de organização híbrida, que envolve quatro alavancas, sendo elas: 1) estabelecer e monitorar metas sociais juntamente com as metas financeiras – um exemplo desta primeira alavanca citado pelos autores, é o da empresa, fornecedora de água potável em Bangladesh a Grameen Veolia Water, que tinha como meta social, fornecer água potável para as áreas rurais. Logo no início, o conselho da empresa estabeleceu duas metas para o novo empreendimento: fornecer água potável a preço justo para a população de vilarejos rurais de Goalmari e Padua a longo prazo e sustentar as operações de vendas, sem depender de subsídios, porém essas duas metas entraram em conflito.

Os gestores perceber como seria difícil solucioná-lo, mesmo se vendessem água somente para domicílios rurais pobres a preço muito baixo, eles criaram uma nova atividade geradora de receita: vender água em galões para escolas e estabelecimentos comerciais em áreas urbanas das proximidades, como forma de subsidiar as vendas nos vilarejos. Connan desempenhou um papel de liderança na construção de uma subsidiária de duplo propósito da Adecco, que se dedica a reinserir pessoas desempregadas no mercado de trabalho contratando-as para serviços temporários. Seu background permite que ele interaja perfeitamente com os líderes da empresa, com clientes corporativos, com parceiros locais (como organizações sem fins lucrativos que se dedicam à orientação de jovens), bem como com aqueles que eles procuram atender.

Atualmente ele é chefe de responsabilidade e inovação social da Adecco. liderar pensando nos dois objetivos - A experiência de François-Ghislain Morillon e Sébastien Kopp é um bom exemplo, ambos são criadores da Veja, cujo o foco principal era a venda tênis em condições justas de comercialização e ambientalmente amigáveis em pequenas cooperativas no Brasil. O problema surgiu, quando perceberam que a propaganda era responsável por 70% dos custos de uma grande marca de tênis, tomaram a sábia decisão de dispensar completamente qualquer publicidade, permitindo que eles vendessem tênis a um preço comparável ao que cobravam seus maiores concorrentes.

29 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download