Resenha Crítica do artigo EDUCAÇÃO POPULAR E ENSINO SUPERIOR EM PAULO FREIRE

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Educ. Pesqui. online]. vol. e104010. Entretanto, ambas as situações exigem dos pesquisadores a investigação dos resultados obtidos através da prática e a consideração de que, à época de Freire, o ensino superior não dispunha de campo para estudos qualitativos. O conceito de educação popular tem origem na dicotomia entre este termo e a educação das elites, que é a expressão usada para referir ao modo como as minorias privilegiadas eram educadas, em oposição aqueles dependentes da educação popular, que servia basicamente a educar as classes socioeconomicamente inferiores para o básico exigido pelo mundo do trabalho, consistindo na escola primária e na educação profissionalizante. Mudanças na estrutura educacional do Brasil só puderam ser percebidas a partir da década de 1950.

A perspectiva para a educação pública ganhou características progressistas com relação aos adultos com escolarização insuficiente e maior disponibilização de oportunidades para os estágios posteriores à educação primária básica para as crianças. Ambas as iniciativas eram positivamente ensejadas, pois o índice de analfabetismo entre adultos verificado na década de 1940 registrara que a maior parte da população com mais de 15 anos era analfabeta. É atestável sua influência no nível superior a partir das pesquisas de suas atividades em projetos e grupos da Escola de Belas Artes da Universidade do Recife, onde lecionou durante muitos anos. Diversos movimentos oriundos dessa instituição tiveram em Freire e seus diálogos a inspiração para os questionamentos da educação de ensino superior.

Os estudos de Paulo Freire foram embasados na causa dos oprimidos frente a opressão das elites. Suas orientações para a emancipação do oprimido refletiam além da escola primária, alcançando também as questões do ensino superior, principalmente por parte daqueles por ele influenciados. Neste sentido, sua filosofia coloca que a emancipação do oprimido principia na sua atuação, em contraste com a perpetuação da opressão. ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO. A Resenha deverá ter as 3 partes essenciais: introdução, desenvolvimento, conclusão. a) INTRODUÇÃO Nesta parte você apresenta em poucas linhas o estudo abordada no Artigo e o fato principal que será resenhado no desenvolvimento. b) DESENVOLVIMENTO Apresentar com suas palavras os dados mais relevantes do Artigo, seguindo a ordem do texto original, de forma resumida, porém que conserve a completude do que foi narrado no original.

Quem ler sua resenha deverá compreender integralmente o que foi descrito no original. esquerda 3,0 cm. direita 2,0 cm. • Fonte Times New Roman ou Arial 12, espaçamento 1,5 • Texto com alinhamento justificado, sem negrito e sem espaçamento entre os parágrafos.

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