Relatório final estagio III

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

O tema do projeto de intervenção foi “cuidando de quem cuida, através da capacitação técnica”, uma vez que se constatou que os cuidadores da residência inclusiva serra de Madureira necessitam de momentos de formações para uma melhor prestação de serviços e continuarem realizando as atividades com êxito. Com isso, o projeto foi realizado em dois dias, através de palestras e rodas de conversa, que aproximaram os cuidadores com a realidade dos residentes, explicando melhor a necessidade de cada um deles de acordo com sua deficiência e os cuidados necessários para lidar com a situação individual daqueles que necessitam da residência inclusiva. Todos os 14 cuidadores estiveram presentes durante a capacitação e logo após a realização desta foi possível perceber que a realidade começou a mudar e os serviços passaram a ser ofertados com maior entusiasmo e qualidade técnica.

Tendo em vista que os cuidadores já faziam um bom trabalho, este apenas precisava ser guiado no sentido de garantir que os residentes fossem assistidos da maneira correta com relação às suas próprias necessidades especiais e cuidados necessários para com a sua deficiência e situação psicológica e social. É preciso ressaltar que, de acordo com o MDS, a residência inclusiva é uma unidade que oferece acolhimento às pessoas com deficiência com situação de vulnerabilidade social com o objetivo de romper com a prática de abandono e isolamento e propiciar a construção progressiva de autonomia no desenvolvimento das atividades cotidianas, estimulando a participação social, tendo como público alvo principal as pessoas beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que não possuam um ambiente familiar adequado ou condições de autossustentabilidade e a capacitação oferecida aos cuidadores da residência inclusiva serra de Madureira serve como modelo para que seja executada em mais residências, para melhor atender a essas pessoas e construir uma sociedade melhor.

O conhecimento adquirido durante as palestras e a roda de conversa possibilitaram um entendimento melhor acerca de seus papeis dentro da residência e da importância deles na construção de uma sociedade mais justa. Pois para transformar a realidade é preciso mudar uma pessoa de cada vez, e mudando 14 mentes, como ocorreu no projeto, é possível notar que a mudança pode ocorrer, sim. Mesmo que com um tempo maior. CONSIDERAÇÕES FINAIS A realização do estágio e o acompanhamento da realidade na residência inclusiva foi de extrema importância para a prática profissional, uma vez que o assistente social exerce papel transformador na sociedade e tem como função incluir todos na sociedade e assegurar que não haja violação de direitos, principalmente daqueles que estão mais vulneráveis na sociedade, seja por conta da sua raça, cor, etnia, religião, nível social ou deficiência.

Todos possuem os mesmos direitos e obrigações dentro da sociedade e isso deve ser respeitado. Ministério da saúde (br); secretaria de atenção à saúde; secretaria de gestão do trabalho e da educação na saúde. Guia prático do cuidador. NERIS, Mariana Machado. Residências inclusivas. Brasília, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome, 2014.

114 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download