Relatório Ensino Fundamental

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Possui 14 salas de aula, 1 sala de informática, 1 biblioteca, 1sala de vídeo, 1 refeitório, 1 playground, 1 gramado artificial, 1 solarium, parque de areia, sala de artes e sala de atividades extas que é utilizada para dança, capoeira e teatro. Não obstante, a escola ainda dispõe de sala da Direção, 1 sala para cada coordenadora pedagógica e 1 sala para a parte administrativa. Todas em perfeito estado de conservação e funcionamento de modo a criar um ambiente escolar confortável e acolhedor. Os alunos possuem idade entre seis e onze anos, atendidos por turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Alguns alunos possuem dificuldades de aprendizagem e são atendidos com maior atenção pela equipe pedagógica e pelos profissionais da área da psicopedagogia que atendem esses alunos. p.

O professor desenvolve suas práticas pedagógicas de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos, pois, os conhecimentos precisam fazer sentido para os alunos dentro e fora do espaço escolar. Os conteúdos trabalhados foram diversificados e de acordo com as disciplinas, além disso, foram trabalhos conteúdos interdisciplinares, com histórias infantis e matemática ou outras disciplinas. Foram trabalhados no 2º ano do Ensino Fundamental: unidades e dezenas, gêneros literários, planeta solar, figuras geométricas e aula de inglês. No 3º ano do Ensino Fundamental os conteúdos foram: as horas, inglês, revisões para provas e leitura. A forma de avaliação observada corresponde a metodologia utilizada pelo professor e suas concepções de ensino, através dessa avaliação ele percebe o quanto seus alunos aprenderam dos conteúdos e o que precisa melhorar.

O processo de avaliação precisa ser constante, este está presente em todas relações sociais. A avaliação é determinada através de uma conduta de atribuir valor ou qualidade a alguma coisa, requer um posicionamento positivo ou negativo sobre algo, por isso, o processo de avaliação é tão completo, que não apresenta um fim em si mesmo, mas deve ser um movimento de ação e reflexão. LUCKESI, 2006, apud FORNO, 2016). A coordenação pedagógica da escola conta com dois profissionais que atuam como supervisores na Educação Infantil e um no Ensino Fundamental, além de uma diretora geral. Antes de realizar o estágio acreditava que a rotina do professor era extremamente monótona e com muitas dificuldades, porém, depois da realização desse estágio foi possível perceber que as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula interferem no desenvolvimento dos alunos e na sua aprendizagem, tornando o ato educativo mais prazeroso e significativo.

A educação é um ato de troca constante de experiências e conhecimentos, o cotidiano e a rotina escolar não é fácil, são dificuldades diárias que precisam ser enfrentadas pelos profissionais da educação, pelos professores e pelos alunos, pois, todos necessitam de um acesso educacional de qualidade, que valorize a pessoa e suas necessidades. É importante que o ato educativo considere as necessidades dos alunos e que a aprendizagem seja significativa para uma educação de qualidade e para a formação integral dos sujeitos. Referências Bibliográficas DOMENIQUELLI, Alessandra M. T. gt3/GT3_2006_01. PDF>, acesso em: 31 de mai. de 2019.

28 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download