RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO O presente relatório de Estágio na Educação Infantil apresenta todas as informações e realizações de observações e regências no Centro Municipal de Educação Infantil “Beija-Flor” , localizado na cidade de São José da Boa Vista- PR. Desenvolveldo o tema: Lendo e Brincando , pois, nessa etapa é muito importante as crianças ter contato com a leitura e também com Jogos e brincadeiras. Segundo Kishimoto (2005, p. A escola municipal “Beija Flor” – Educação Infantil, tem a missão para Educação Infantil, e focada no trabalho pedagógico com linguagem e movimento corporal, contempla múltiplas funções e manifestações do ato motor e psíquico, um amplo desenvolvimento aos aspectos específicos da motricidade das crianças em sua diferente faixa etária.

Tendo como fundamento indispensáveis os objetivos de reconhecer os movimentos que pode utilizar os segmentos corporais, realizar movimentos como andar, correr, saltitar pular, dançar para o desenvolvimento para obter equilíbrio e confiança das capacidades motora para desenvolver o físico, mente e o social de cada criança. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO Dia 1 - Escola: Centro Municipal de Educação Infantil “Beija-Flor” Data: 04/09/18 Hora de início/termino da aula: 08:00h ás 12:00h Professora(a) regente: Maria Aparecida Pereira Lodovirge Nível/Ano: Pré V Estagiária: Valéria Eugenia Mariano Meu primeiro dia observação começou no Pré V , com a professora Maria Aparecida me apresentando para as alunos, as crianças estavam organizadas em formação “U”. A professora apresentou o conteúdo das vogais , que os alunos repetiam as letras oralmente; depois deu uma atividade impressa para trabalhar a coordenação motora da criança , a professora foi de carteira em carteira os auxiliando, com o conteúdo de numeração com o número dois(2) impresso ; e após o termino eles pintaram o número.

A aula foi realizada oralmente pela professora, que apresentou definições e propôs exercícios. Os alunos estavam organizados em círculos, e havia um aluno com síndrome de Down , que era muito bem cuidado por todos , tanto pelos alunos e pela professora. A professora distribuiu a cartilha para os alunos , com uma atividade de coordenação motora, em que eles tinham que seguir os pontilhados para fazer os geométricos e depois pintaram , as crianças foram muito bem. Na outra atividade os alunos fizeram recortes e pintaram, tudo com ajuda da professora. Os recursos didáticos utilizados foram a cartilha, o giz , a lousa, e recortes de papel. As atividades foram realizadas com sucesso pelos alunos , que ficaram muito interessados. Utilizar o jogo na educação infantil significa “transportar para o campo do ensino -aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora” O brincar é muito importante na infância, fazendo a criança despertar a atenção em uma atividade.

Assim como o desenvolvimento da leitura. Na educação infantil a linguagem que será utilizada com as crianças é primordial, livros com ilustrações, atividades e desenhos, são validos para estimular o desejo de leitura. Conforme Kato (1999, p. destaca que “[. Explicando sobre as cores dos alimentos, após pedi para colorirem as folhas impressas com as frutas e os outros alimentos , terminada essa atividade , pedi para elas colarem no caderno e eu sempre ajudando-as. Também pedi para que eles repetissem os nomes dos alimentos que falava. Essa aula foi muito boa para os alunos tanto para mim, porque eles ficaram muito interessados. Diário do dia 24/09/2018 No segundo dia da regencia , a aula foi sobre o albabeto, para as crianças para as desenvolverem o treino /escrita do alfabeto.

Coloquei o rádio/CD e arrumei as crianças em roda para que elas ouvissem e dançassem ao toque da musica: “ Alfabeto do Txutxcão” , elas amaram. Essa atividade foi muito dinamica fazendo eles estar interessados. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que o estágio é de extrema importância, para o aprendizado e a vivencia real para a formação do docente. A minha experiência foi conhecer como é de fato a Educação Infantil; que é uma fase onde a criança entra em contato social e escolar , pois, pude conviver além das teorias, presenciando a realidade das crianças, com as observações em sala de aula no Pré IV e V realizando a regência em uma turma da Educação Infantil , que foi o Pré IV.

Percebi que as crianças nessa fase têm necessidade de aprender e se adaptam a diversas maneiras de ensinar , o lúdico/jogos e oralidade são muito importantes ; despertam a atenção e o interesse nas atividades. Foi gratificante desenvolver o tema Lendo e Brincando , elas se interessaram muito e foram muito receptivas , isso motiva para que o professor busque sempre ensinar o melhor para elas.

113 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download