RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE HISTÓRIA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:História

Documento 1

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA. Aspecto Físico, Humano e Material. Projeto Político Pedagógico. A Escola como um Grupo Social. Atividades Docentes e Discentes. A instituição funciona nos turnos da manhã, tarde e noite, contemplando a etapa de ensino médio. Aspecto Físico, Humano e Material Dizer do aspecto humano é dizer de uma diversidade muito grande, onde se misturam várias classes sociais. A escola trabalha com um corpo docente diversificado, aplicando diferentes didáticas em sala de aula, sempre trabalhando juntos para obter melhores resultados. A unidade conta com uma boa equipe administrativa, contendo 80 colaboradores, dentre eles: diretora, coordenadores, supervisores, professores, secretários, etc. Seu corpo docente e formado por 27 professores que caminham juntos para melhor resultado intelectual e social dos alunos que compõem seu corpo discente ativos, formado por cerca de 1.

Desse modo, podendo desempenhar projetos como: cidadania e solidariedade. Além de contar om um programa interno que aborda problemas como drogas e gravidez na adolescência. Na atual gestão pude notar seu importante papel na valorização da inclusão social, como aulas de inglês, alemão, francês e espanhol gratuitamente para os alunos matriculados em escolas públicas. Além da conscientização quanto a cidadania, a escola trabalha reforçando a importância da participação individual e coletiva na vida política, sempre prezando pelo lado humano e social empenhando-se nas práticas de solidariedade, cooperativismo e repúdio às injustiças. Tudo isso é aplicado em ações como semana cultural, debates em salas de aula sobre temas diversos, feiras de ciência, exposições artísticas, festas temáticas e festas típicas com o objetivo de interagir com toda comunidade local e estimular nos alunos o trabalho em grupo.

E também elabora atividades que valorizam o potencial do aluno, promovendo desafios em conformidade com as técnicas utilizadas com o modelo de ensino participativo. De um modo geral, os professores procuram trabalhar de forma interdisciplinar, abordando temas transversais como ética, meio ambiente e sexualidade, ao mesmo tempo em que tentam associar a experiência social que os alunos tem enquanto indivíduos aos saberes curriculares de acordo com o que Freire (1996) identifica como sendo uma das formas de respeito aos saberes dos educandos. Dentre os recursos usados em sala de aula, os mais comuns são livros didáticos, apesar de também serem desenvolvidas pesquisas de campo e uso de recursos materiais disponíveis como retroprojetores, apresentação em slides e filmes. Usualmente a prática avaliativa está estabelecida em avaliações formativas e processuais e prova bimestral.

Cada uma delas somada com a avaliação individual dos professores que mantêm avaliação e registro contínuo sobre cada aluno. GADOTTI, Moacir et al. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 1996. VAINFAS, R. et al. ANEXOS Anexo A – Pátio da Escola1 Fonte: E. E. Nossa Senhora da Penha (2019) 2 Anexo B – Fachada da Escola Fonte: E. E. Nossa Senhora da Penha (2019) 1 2 Local destinado a convivência dos alunos. Nossa Senhora da Penha (2019) Anexo F – Apresentação dos Alunos5 Fonte: E. E. Nossa Senhora da Penha (2019) 4 5 Nesse momento, a quadra foi utilizada para uma Gincana promovida pela escola. Apresentação no Projeto Imagem e Linguagem 8.

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